ESE3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
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Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
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Recent Submissions
- Jovens no cinema de animação: ReflexõesPublication . Gil, Francisco Baptista; Santos, SandraA ideia da criação da mostra de animação ANIMAGORIA surgiu alicerçada em 3 pilares basilares: perspetiva jovem, ativismo e interdisciplinaridade. Na sua primeira edição, a mostra realizou-se na Universidade do Algarve a 25 de maio de 2022, sob o tema “identidade”, tendo sido exibidas 10 curtas de jovens autores/as: “Lugar em Parte Nenhuma” (2016) de Bárbara Oliveira e João Rodrigues “Sentir-me” (2019) de Débora Rodrigues, Joana Flauzino e Vanessa Santos “The Voyager” (2017) de João Gonzalez “Ouch!” (2021) de Carolina Nunes “Love Me, Fear Me” (2017) de Verónica Solomon “Dandedog” (2020) de Elmano Diogo “Inside Me” (2019) de Maria Trigo Teixeira “Ímpar” (2021) de Marta Ribeiro, Laura Equi e Laura Pires “In the Middle of Nowhere” (2021) de Sam Marques “Ode à Infância” (2019) de João Monteiro e Luís Vital Através dos temas social e politicamente pertinentes lançados pelas curtasmetragens exibidas, a ANIMAGORIA procurou incentivar ao pensamento e reflexão sobre a imagem animada como uma forma de arte capaz de comunicar com e sobre o mundo, um meio de resistência, um berço de respeito pela diversidade. Nesse âmbito, e como complemento à mostra, lançámos algumas questões aos realizadores/as sobre os seus processos de criação, as influências e o seu envolvimento nas cenas artísticas atuais, da qual resultou esta publicação. Uma publicação com a qual se pretende contribuir para a visibilidade de jovens autores, abrir espaço à sua voz e destacar os seus trabalhos como forma de reflexão sobre o cinema de animação em particular e a arte em geral.
- Safara - Sonho Lúcido 2020: Investigação baseada na prática artísticaPublication . Perfeito, A.; Tavares, MirianO presente texto debruça-se sobre a performance de live cinema “Safara — Sonho Lúcido 2020”. Trata-se de uma curta-metragem com uma performer (que se encontra em frente da projeção) a manipular os elementos áudio e visuais em tempo real — recorrendo às técnicas e ferramentas do género Veejaying (um computador e um controlador MIDI), à música generativa e a uma narração ao vivo. Os conteúdos visuais são: fotografias analógicas (formato 35mm que foram posteriormente digitalizadas); textos animados; efeitos visuais áudio reativos. O resultado é um espetáculo imersivo no qual o espetador assiste a um filme, com a particularidade de a personagem principal estar fora do ecrã (a performer). O processo de criação artística — que descrevemos em detalhe neste documento — foi baseado no conceito de narração cinematográfica para Syd Field, sobre psicologia dos sonhos lúcidos e, por último, sobre reflexões de autores do século XX que associavam o fluxo do funcionamento da mente ao fluxo do cinema.
- Avaliação dos cuidados prestados numa estrutura residencial para idosos no interior algarvioPublication . Estevão, Patricia; Luísa, CláudiaHoje em dia, em Portugal, os dados revelam que o número de pessoas idosas é superior ao das crianças a nascer. Consecutivamente o índice de longevidade e de dependência da população idosa aumentaram. Para dar resposta às suas necessidades, existem diversas respostas formais, privilegiando-se neste estudo, as Estruturas Residenciais para Idosos, antes designadas por lares, uma das mais procuradas no País, devido à sua oferta de apoio permanente. Sendo uma resposta tão requisitada e necessária atualmente, todos os que nestas instituições exercem funções, devem garantir que a pessoa idosa tenha acesso aos melhores cuidados e devem assegurar a monotorização dos mesmos, para que estejam de acordo com as suas necessidades, gostos e expetativas. Os sistemas de qualidade são de extrema importância nesta avaliação e são uma responsabilidade cada vez mais presente. Assim, o objetivo geral deste estudo era percecionar o grau de satisfação dos clientes (12) e dos seus responsáveis (9) acerca dos cuidados prestados no Lar e Centro de Dia Maria Ribeiro Vicente dos Balurcos, no Concelho de Alcoutim, uma região do Interior do Algarve. Foi realizado um estudo de caso descritivo, com recurso a análise documental, realização de inquéritos com questões abertas e fechadas e observação. De um modo geral, concluiu-se que relativamente à satisfação dos clientes/responsáveis com os cuidados prestados, todos os serviços foram avaliados positivamente, em que a maioria das respostas variou entre “Muito Satisfeito” e “Satisfeito”.
- Uma experiência de voluntariado internacional: a realidade dos seniores em São Tomé e PríncipePublication . Luísa, CláudiaO envelhecimento da população é um fenómeno que, apesar de mundial, atinge em particular as sociedades ocidentais, e como tal tem provocado alterações na sua estrutura populacional. Fora do contexto europeu a realidade é bem diferente, sendo o continente africano um exemplo dessa realidade. No âmbito de uma missão voluntariado, de nove dias em São Tomé e Príncipe, que organizei em janeiro de 2020, enquanto diretora do curso de Educação Social da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, cuja entidade com quem protocolamos o nosso trabalho foi a Santa Casa da Misericórdia, esta permitiu-nos ter a oportunidade de conhecer a realidade do envelhecimento num País do Continente Africano, cuja cultura e história marcam a diferença e a especificidade dos seniores e das suas atividades. Segundo dados da Index Mundi (2020), a estrutura populacional do País é representada por: 0-14 anos: 41,2%; 15-24 anos: 21,01%; 25-54 anos: 31,03%; 55-64 anos: 3,93% e a partir dos 65 anos: 2,83%. A esperança média de vida à nascença para o total da população é de 66,3 anos, 64,9 anos para os homens e de 67,8 anos para as mulheres. Estes dados mostram-nos que a estrutura etária predominante no País, mais de 60% da população, é representada por pessoas com menos de 25 anos, fruto da elevada taxa de fertilidade. Contrariamente, a população idosa representa apenas 2,83% da população total. Embora tenham ocorrido muitas melhorias ao nível da educação e dos cuidados de saúde, a verdade é que continuam a existir muitas carências, sendo os idosos um grupo frágil, alvo de exclusão social e violência. Dada a necessidade de novas estratégias educativas para desenvolver com os seniores nas valências de apoio à terceira idade da Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe, alguns dos treze voluntários em missão, desenvolveram um plano de trabalho quer com os idosos quer com as equipas técnicas. Foram desenvolvidas atividades de animação e de formação, no sentido de os ajudar a melhorar as suas necessidades, tendo sido o nosso contributo uma mais valia. O trabalho foi desenvolvido com um grupo de 120 seniores aproximadamente e de 6 técnicos de apoio ao trabalho direto com os mesmos. Foi uma missão única, de caracter exploratório e descritivo e cujos objetivos gerais foram a participação em atividades, ações e projetos de formação e prestação de serviços à Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe e de âmbito local e atividades de voluntariado. Foi sempre nossa intenção seguir a regra dos 3Cs: Capacitar, Compreender e Caminhar. Capacitar com material, ferramentas e conhecimento que levamos, compreender a realidade, escutar os aspetos positivos e negativos e por último caminhar sempre junto, lado a lado, pois juntos contruímos a mudança. Como dados conclusivos desta missão podemos referir que o contributo que prestamos no apoio às valências da Santa Casa revelou-se de extrema importância, pois permitiu um olhar critico e formativo, importante para a mudança do paradigma praticado. Se para alguns existia alguma reticência sobre a importância da educação, deixou de existir, a educação é a arma mais poderosa para mudar uma sociedade, transformar uma cultura. Um povo instruído e capacitado tem voz ativa e poder de transformação, capacidade para se defender e lutar pelos seus direitos e deveres, mudando estilos de vida e conceções erradas sobre a forma justa e digna de viver de um povo.
- Processo de transição para a reforma: perceções dos adultos algarviosPublication . Luísa, CláudiaO mundo contemporâneo está a sofrer grandes alterações na atual estrutura demográfica, sendo o envelhecimento da população uma das principais, bem como as baixas taxas de natalidade. Da multiplicidade de mudanças, que surgem na vida de um indivíduo adulto, com o passar dos anos, ocorre a cessação da atividade profissional e a entrada na reforma, o que levanta diversos desafios aos Países e as pessoas que se encontram nessa etapa de transição. Assim sendo, o objetivo deste estudo é analisar as perceções do processo de transição para a reforma de adultos entre os 50 e 65 anos de idade, na região do Algarve, Portugal. Como objetivos específicos, propusemo-nos investigar o conhecimento das pessoas num processo de pré-reforma e reforma, compreender a sua perceção de como irão envelhecer ativamente, que estratégias pretendem utilizar e de que recursos necessitam para atingir com êxito esta fase da vida, ou seja o pós-reforma. Como principais conclusões foi possível compreender as perceções que os adultos, ainda em vida ativa, apresentam sobre a reforma, sendo para alguns uma fase positiva e para outros negativa. De uma forma geral, todos referem, que idade legal para a reforma em Portugal é tardia, no entanto, pensam aproveitá-la para estar com a família e se dedicar a atividades de lazer. Não têm conhecimento, de atividades/formações de preparação para a reforma, o que sentem como uma necessidade.
- The deviations of the Guinean educational systemPublication . Luísa, Cláudia; Baião, Ana; Djata, FátimaThis text aims to analyse educational processes in Guinea-Bissau and, with that, to weave some considerations around the current educational model. The countries of the Global South, such as Guinea-Bissau, where human development, the fight against poverty, access to education, the country's economic growth, and the improvement of living conditions are priority areas and still a concern. Education is no longer seen as a mere transmission of knowledge, but also a tool for empowerment, social transformation, decision-making power, promoting better living and working conditions. The Guinean Government over the next decade will have to invest in the education system, based on concerted strategies, to reduce inequalities in access, as well as issues of equity and inclusion of all in school.
- Education for transformation. A reality in São Tomé and PríncipePublication . Luísa, Cláudia; Baião, AnaSao Tome and Principe is a tiny small island country with a very young population, 60% are under 25, of working age population with a voice to intervene in society and its transformation. Although there have been many improvements in education and health care, the truth is that there is a problem of deprivation, with many children and young people suffering from social exclusion, violence and lack of opportunities. Knowing that education is the most powerful weapon to transform a society, a cultured and educated population will have decision making power and the ability to defend themselves and fight for their rights.
- O voluntariado sénior na contemporaneidade: contributos e desafiosPublication . Luísa, CláudiaO envelhecimento da população é um fenómeno que, apesar de mundial, atinge em particular as sociedades ocidentais contemporâneas, e como tal tem provocado alterações na estrutura populacional, e tem criado repercussões no padrão geral do desenvolvimento societal atual. As alterações vivenciadas pelos séniores, no pós-reforma, podem desencadear um conjunto de situações que lhes pode afetar a sua dimensão física, psíquica, intelectual, espiritual, emocional, cultural e social. A sua qualidade de vida e o bem-estar poderão também estar em causa se não equacionarmos alternativas para um envelhecimento saudável. Entre muitas opções, consideramos que o voluntariado sénior tem vindo a ser indicado como uma das atividades que beneficiará um conjunto de mudanças na modernidade, como a melhoria dos cuidados de saúde, com efeitos sobre o prolongamento da esperança média de vida e sobre o acréscimo da qualidade de vida das pessoas idosas. Tomas e Suaréz (2002), entendem que o conceito de idosos/as voluntários/as ou de voluntariado sénior integra pessoas autónomas, com mais de 65 anos e que dedicam o seu tempo a atividades sociais não remuneradas, por escolha livre, e com um elevado grau de compromisso. Este estudo teve como principal objetivo caraterizar e descrever os aspetos relativos ao voluntariado exercido por pessoas com 65 ou mais anos, residentes na região do Algarve bem como perceber as suas motivações e os benefícios que o voluntariado lhes proporciona, ou seja, em que medida influencia a sua vida. Assim, desenvolvemos uma investigação não experimental, do tipo transversal e descritiva, com recurso a análise documental, a realização de inquéritos com questões abertas e fechadas bem como a observação direta de algumas atividades desenvolvidas pelos séniores. Participaram do estudo dezasseis pessoas e foi possível verificar que o voluntariado é sem dúvida uma experiência rica em conhecimentos e sentimentos. Concluímos de um modo geral, que o voluntariado proporciona aos séniores sentimentos de bem-estar, contribuindo para a manutenção das suas redes de sociabilidade e proporcionando-lhes a oportunidade de continuar a aprender e a ensinar, sentindo-se uteis à sociedade e reduzindo sentimentos de solidão e isolamento.
- Felicidade em idosos. Vivências na primeira pessoaPublication . Luísa, CláudiaO envelhecimento da população portuguesa surge como um desafio demográfico e social, sendo uma realidade crescente. Nesse sentido, e de forma a compreender como os idosos percecionavam os seus estados de felicidade, as suas teorias leigas, realizou-se um estudo que envolveu 300 pessoas, com idade igual ou superior a 60 anos, na região do Algarve. Foram aplicados um questionário de dados demográficos e uma entrevista semiestruturada, seguindo-se uma análise de conteúdo e sua respetiva categorização. Os resultados indicam que as categorias que melhor descrevem a felicidade dos idosos são a categoria social e a saúde, sendo a sua presença mantida através de atitudes e comportamentos individuais. Conclui-se que para haver felicidade a família, as relações sociais, as atividades de manutenção diária, a autonomia e a saúde são as principais fontes vivenciadas pelos idosos.
- Ageing well, a matter of attitude: the importance of learning among the elderlyPublication . Luísa, Cláudia; Martins, Fernanda; Paúl, ConstançaAgeing is a process that arrives slowly for every one. Its a continuous natural process of life, occurs at several levels and varies from a person to another. Nobody gets old in the same way and at the same rhythm. This means that the ageing expiriences are not the same for everyone.