ESE3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
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Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
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Recent Submissions
- RESUPERES Manual intervention proposal for the resilience development in higher education. Overcoming adversitiesPublication . Sousa, Carolina; Cepero González, María Del Mar; Gonçalves, Carla Dionísio; Borges, Maria LeonorIn the 21st century, universities are perceived as spaces that are exposed to social reality and its conflicts. They assume social responsibility which empowers them to respond, with almost certain success, to the demands placed on society, seeking equity and the promotion of justice and solidarity. Students who gain access to university in present society are highly diverse, which increases the urgency with which pedagogy must be made inclusive for all. This will demand that teachers respond to individual differences in order to avoid the exclusion of certain students and will lay the foundation of a sustainable and inclusive university context in which all can learn as long as they are provided with the most suitable conditions for learning (Moriña, 2020). Indeed, many students have reported serious difficulties in terms of access to the Internet due to complex economic situations, either because they cannot afford computer equipment or because poor connectivity is inherent to their place of residence. The impact and presence of technological tools in university classrooms, student-centred teaching approaches, and the increasing presence of students traditionally unrepresented in university spaces, leads to the need to reconsider the role of teachers, underlining comprehensive lifelong training as a way of responding to this new educational reality.
- Manual RESUPERES proposta de intervenção para o desenvolvimento da resiliência no ensino superior. Superação de adversidadesPublication . Cepero, María Del Mar; Sousa, Carolina; Gonçalves, Carla Dionísio; Borges , Maria LeonorA universidade do século XXI é percebida como um espaço aberto à realidade social e aos seus conflitos, assumindo uma responsabilidade social com a qual responde com garantias de sucesso às demandas desencadeadas na sociedade, buscando a equidade, a promoção da justiça e a solidariedade. Os estudantes que acedem hoje à universidade são altamente diversificados, o que suscita a necessidade de tornar realidade uma pedagogia inclusiva, que leve os professores a responder às diferenças individuais, de modo a evitar que certos estudantes possam ser excluídos, emergindo assim uma abordagem que permita lançar as bases de uma universidade sustentável e inclusiva: todos os estudantes podem aprender desde que lhes sejam oferecidas as condições mais adequadas para tal (Moriña, 2020). De facto, muitos estudantes têm apresentado sérias dificuldades em aceder eficazmente à Internet devido a situações económicas complexas, quer por não poderem adquirir equipamento informático, quer por os seus locais de residência terem fraca conetividade. O impacto e a presença de ferramentas tecnológicas nas salas de aula universitárias, as abordagens de ensino centradas no estudante, ou a presença crescente de estudantes tradicionalmente não representados nos espaços universitários, conduzem à necessidade de reformular o papel docente, sublinhando a essencial formação permanente como forma de responder a esta nova realidade educativa.
- Proceedings of Education International Congress/Multiplier Event RESUPERES "Resilience in Higher Education"Publication . Sousa, Carolina; Cepero González , María Del Mar; Borges, Maria Leonor; Gonçalves, Carla Dionísio; Mártires, HugoThis publication is a part of the Overcoming adversities. Resilience in the Higher Education, Project (RESUPERES), an Erasmus+Cooperation partnership in higher education KA220-HED, project funded by the European Commission for the period 2022-2025. Coordination of the University of Granada. Erasmus Key Action 2: 2021-1- ES01-KA220-HED-000031173
- IV Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Conquistas e Desafios na ContemporaniedadePublication . Guerreiro,, António; Luísa, Cláudia; Borges, Maria LeonorGarantir o acesso e a retenção nos sistemas de ensino superior é um imperativo legal e moral que as instituições e as administrações devem assegurar. No entanto, apesar do aumento do número de estudantes com deficiência inscritos no ensino superior (ES) ter aumentado, as taxas de graduação deste grupo de estudantes são inferiores às dos seus pares sem deficiência (Francis et al., 2019). No domínio da educação, as últimas três décadas em Portugal registaram importantes avanços na construção de escolas inclusivas (Alves, Pinto & Pinto, 2020) e na inclusão de crianças e jovens com deficiência nas escolas regulares. As alterações legislativas ocorridas entre 1991 e 2018 contribuíram para o desenvolvimento da educação inclusiva e para a construção de escolas inclusivas (Alves, 2019) com impacto na educação pré-escolar, no ensino básico e no ensino secundário, uma realidade reconhecida internacionalmente (OCDE, 2022; All Means All, 2018).
- Jovens no cinema de animação: ReflexõesPublication . Gil, Francisco Baptista; Santos, SandraA ideia da criação da mostra de animação ANIMAGORIA surgiu alicerçada em 3 pilares basilares: perspetiva jovem, ativismo e interdisciplinaridade. Na sua primeira edição, a mostra realizou-se na Universidade do Algarve a 25 de maio de 2022, sob o tema “identidade”, tendo sido exibidas 10 curtas de jovens autores/as: “Lugar em Parte Nenhuma” (2016) de Bárbara Oliveira e João Rodrigues “Sentir-me” (2019) de Débora Rodrigues, Joana Flauzino e Vanessa Santos “The Voyager” (2017) de João Gonzalez “Ouch!” (2021) de Carolina Nunes “Love Me, Fear Me” (2017) de Verónica Solomon “Dandedog” (2020) de Elmano Diogo “Inside Me” (2019) de Maria Trigo Teixeira “Ímpar” (2021) de Marta Ribeiro, Laura Equi e Laura Pires “In the Middle of Nowhere” (2021) de Sam Marques “Ode à Infância” (2019) de João Monteiro e Luís Vital Através dos temas social e politicamente pertinentes lançados pelas curtasmetragens exibidas, a ANIMAGORIA procurou incentivar ao pensamento e reflexão sobre a imagem animada como uma forma de arte capaz de comunicar com e sobre o mundo, um meio de resistência, um berço de respeito pela diversidade. Nesse âmbito, e como complemento à mostra, lançámos algumas questões aos realizadores/as sobre os seus processos de criação, as influências e o seu envolvimento nas cenas artísticas atuais, da qual resultou esta publicação. Uma publicação com a qual se pretende contribuir para a visibilidade de jovens autores, abrir espaço à sua voz e destacar os seus trabalhos como forma de reflexão sobre o cinema de animação em particular e a arte em geral.
- Safara - Sonho Lúcido 2020: Investigação baseada na prática artísticaPublication . Perfeito, A.; Tavares, MirianO presente texto debruça-se sobre a performance de live cinema “Safara — Sonho Lúcido 2020”. Trata-se de uma curta-metragem com uma performer (que se encontra em frente da projeção) a manipular os elementos áudio e visuais em tempo real — recorrendo às técnicas e ferramentas do género Veejaying (um computador e um controlador MIDI), à música generativa e a uma narração ao vivo. Os conteúdos visuais são: fotografias analógicas (formato 35mm que foram posteriormente digitalizadas); textos animados; efeitos visuais áudio reativos. O resultado é um espetáculo imersivo no qual o espetador assiste a um filme, com a particularidade de a personagem principal estar fora do ecrã (a performer). O processo de criação artística — que descrevemos em detalhe neste documento — foi baseado no conceito de narração cinematográfica para Syd Field, sobre psicologia dos sonhos lúcidos e, por último, sobre reflexões de autores do século XX que associavam o fluxo do funcionamento da mente ao fluxo do cinema.
- Avaliação dos cuidados prestados numa estrutura residencial para idosos no interior algarvioPublication . Estevão, Patricia; Luísa, CláudiaHoje em dia, em Portugal, os dados revelam que o número de pessoas idosas é superior ao das crianças a nascer. Consecutivamente o índice de longevidade e de dependência da população idosa aumentaram. Para dar resposta às suas necessidades, existem diversas respostas formais, privilegiando-se neste estudo, as Estruturas Residenciais para Idosos, antes designadas por lares, uma das mais procuradas no País, devido à sua oferta de apoio permanente. Sendo uma resposta tão requisitada e necessária atualmente, todos os que nestas instituições exercem funções, devem garantir que a pessoa idosa tenha acesso aos melhores cuidados e devem assegurar a monotorização dos mesmos, para que estejam de acordo com as suas necessidades, gostos e expetativas. Os sistemas de qualidade são de extrema importância nesta avaliação e são uma responsabilidade cada vez mais presente. Assim, o objetivo geral deste estudo era percecionar o grau de satisfação dos clientes (12) e dos seus responsáveis (9) acerca dos cuidados prestados no Lar e Centro de Dia Maria Ribeiro Vicente dos Balurcos, no Concelho de Alcoutim, uma região do Interior do Algarve. Foi realizado um estudo de caso descritivo, com recurso a análise documental, realização de inquéritos com questões abertas e fechadas e observação. De um modo geral, concluiu-se que relativamente à satisfação dos clientes/responsáveis com os cuidados prestados, todos os serviços foram avaliados positivamente, em que a maioria das respostas variou entre “Muito Satisfeito” e “Satisfeito”.
- Uma experiência de voluntariado internacional: a realidade dos seniores em São Tomé e PríncipePublication . Luísa, CláudiaO envelhecimento da população é um fenómeno que, apesar de mundial, atinge em particular as sociedades ocidentais, e como tal tem provocado alterações na sua estrutura populacional. Fora do contexto europeu a realidade é bem diferente, sendo o continente africano um exemplo dessa realidade. No âmbito de uma missão voluntariado, de nove dias em São Tomé e Príncipe, que organizei em janeiro de 2020, enquanto diretora do curso de Educação Social da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, cuja entidade com quem protocolamos o nosso trabalho foi a Santa Casa da Misericórdia, esta permitiu-nos ter a oportunidade de conhecer a realidade do envelhecimento num País do Continente Africano, cuja cultura e história marcam a diferença e a especificidade dos seniores e das suas atividades. Segundo dados da Index Mundi (2020), a estrutura populacional do País é representada por: 0-14 anos: 41,2%; 15-24 anos: 21,01%; 25-54 anos: 31,03%; 55-64 anos: 3,93% e a partir dos 65 anos: 2,83%. A esperança média de vida à nascença para o total da população é de 66,3 anos, 64,9 anos para os homens e de 67,8 anos para as mulheres. Estes dados mostram-nos que a estrutura etária predominante no País, mais de 60% da população, é representada por pessoas com menos de 25 anos, fruto da elevada taxa de fertilidade. Contrariamente, a população idosa representa apenas 2,83% da população total. Embora tenham ocorrido muitas melhorias ao nível da educação e dos cuidados de saúde, a verdade é que continuam a existir muitas carências, sendo os idosos um grupo frágil, alvo de exclusão social e violência. Dada a necessidade de novas estratégias educativas para desenvolver com os seniores nas valências de apoio à terceira idade da Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe, alguns dos treze voluntários em missão, desenvolveram um plano de trabalho quer com os idosos quer com as equipas técnicas. Foram desenvolvidas atividades de animação e de formação, no sentido de os ajudar a melhorar as suas necessidades, tendo sido o nosso contributo uma mais valia. O trabalho foi desenvolvido com um grupo de 120 seniores aproximadamente e de 6 técnicos de apoio ao trabalho direto com os mesmos. Foi uma missão única, de caracter exploratório e descritivo e cujos objetivos gerais foram a participação em atividades, ações e projetos de formação e prestação de serviços à Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe e de âmbito local e atividades de voluntariado. Foi sempre nossa intenção seguir a regra dos 3Cs: Capacitar, Compreender e Caminhar. Capacitar com material, ferramentas e conhecimento que levamos, compreender a realidade, escutar os aspetos positivos e negativos e por último caminhar sempre junto, lado a lado, pois juntos contruímos a mudança. Como dados conclusivos desta missão podemos referir que o contributo que prestamos no apoio às valências da Santa Casa revelou-se de extrema importância, pois permitiu um olhar critico e formativo, importante para a mudança do paradigma praticado. Se para alguns existia alguma reticência sobre a importância da educação, deixou de existir, a educação é a arma mais poderosa para mudar uma sociedade, transformar uma cultura. Um povo instruído e capacitado tem voz ativa e poder de transformação, capacidade para se defender e lutar pelos seus direitos e deveres, mudando estilos de vida e conceções erradas sobre a forma justa e digna de viver de um povo.
- Processo de transição para a reforma: perceções dos adultos algarviosPublication . Luísa, CláudiaO mundo contemporâneo está a sofrer grandes alterações na atual estrutura demográfica, sendo o envelhecimento da população uma das principais, bem como as baixas taxas de natalidade. Da multiplicidade de mudanças, que surgem na vida de um indivíduo adulto, com o passar dos anos, ocorre a cessação da atividade profissional e a entrada na reforma, o que levanta diversos desafios aos Países e as pessoas que se encontram nessa etapa de transição. Assim sendo, o objetivo deste estudo é analisar as perceções do processo de transição para a reforma de adultos entre os 50 e 65 anos de idade, na região do Algarve, Portugal. Como objetivos específicos, propusemo-nos investigar o conhecimento das pessoas num processo de pré-reforma e reforma, compreender a sua perceção de como irão envelhecer ativamente, que estratégias pretendem utilizar e de que recursos necessitam para atingir com êxito esta fase da vida, ou seja o pós-reforma. Como principais conclusões foi possível compreender as perceções que os adultos, ainda em vida ativa, apresentam sobre a reforma, sendo para alguns uma fase positiva e para outros negativa. De uma forma geral, todos referem, que idade legal para a reforma em Portugal é tardia, no entanto, pensam aproveitá-la para estar com a família e se dedicar a atividades de lazer. Não têm conhecimento, de atividades/formações de preparação para a reforma, o que sentem como uma necessidade.
- The deviations of the Guinean educational systemPublication . Luísa, Cláudia; Baião, Ana; Djata, FátimaThis text aims to analyse educational processes in Guinea-Bissau and, with that, to weave some considerations around the current educational model. The countries of the Global South, such as Guinea-Bissau, where human development, the fight against poverty, access to education, the country's economic growth, and the improvement of living conditions are priority areas and still a concern. Education is no longer seen as a mere transmission of knowledge, but also a tool for empowerment, social transformation, decision-making power, promoting better living and working conditions. The Guinean Government over the next decade will have to invest in the education system, based on concerted strategies, to reduce inequalities in access, as well as issues of equity and inclusion of all in school.