Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O "menu químico" das plantas: uma abordagem ao ensino da química no ensino secundário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RIO_MATEUS_2016.pdf3.96 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O papel da interdisciplinaridade na sedimentação de conceitos básicos e estruturantes para o desenvolvimento da aprendizagem em química pode ser implementado através de pequenos projetos que implicam a realização de procedimentos laboratoriais repetitivos conducentes ao desenvolvimento da memória de longo prazo, bem como criativos e de interligação de conceitos. O projeto aqui apresentado é uma proposta de trabalho para implementação nas escolas de ensino secundário, em atividades paralelas à sala de aula. Tendo como objeto de estudo os sistemas biológicos, é proposta a monitorização de diversos parâmetros químicos, necessários ao desenvolvimento de espécies hortícolas selecionadas, com o objetivo de dinamizar a aprendizagem de um conjunto significativo de conceitos químicos incorporados nos programas curriculares dos 10.º, 11.º e 12.º anos do ensino secundário.

Description

Keywords

Química e ensino Plantas Sistemas biológicos Ensino secundário

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

SPQ - Sociedade Portuguesa de Química

CC License