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Modelos teóricos de análise do mercado de segunda habitação

dc.contributor.authorAlmeida, Claudia
dc.date.accessioned2012-07-26T11:04:33Z
dc.date.available2012-07-26T11:04:33Z
dc.date.issued2011-11-11
dc.description.abstractO mercado de segundas habitações envolve investimentos elevados nos destinos, em novos empreendimentos turísticos, complexos de animação e complexos desportivos de apoio, sendo desde 2007 associado a um novo produto estratégico, o turismo residencial. Os turistas estrangeiros que estão associados a este segmento de procura turística (Turismo residencial), deslocam-se para os destinos, onde possuem a sua segunda habitação, por via aérea, sendo por isso muito importante estabelecer elos de ligação entre os vários stakeholders, nomeadamente entidades públicas e privadas que operam no destino, companhias aéreas e aeroportos, pois só assim se podem adequar estratégias individuais e em parceria entre todos os interessados, com o objectivo de captar clientes e até mesmo novos investimentos para a região. Os conceitos teóricos que se conhecem e dados recolhidos em 2007 e 2010, apontam para que os proprietários estrangeiros visitem várias vezes por ano o destino onde possuem uma segunda habitação, em períodos de menor procura turística, o que permite reduzir os índices de sazonalidade do destino. Neste artigo iremos abordar com mais detalhe a questão do mercado de segundas habitações e do produto estratégico que lhe está associado, o turismo residencial, e apresentar dois modelos teóricos que foram desenvolvidos para avaliar o processo de decisão de compra de um imóvel num destino (Procura), com as várias etapas que lhe são inerentes e características subjacentes, assim como a cadeia de valor do imobiliário residencial-turístico (Oferta), que nos permite identificar processos e intervenientes que nela participam, permitindo aferir a complexidade inerente a toda a envolvente e acima de tudo a dificuldade que existe no relacionamento entre actores/participantes.por
dc.identifier.isbn978-972-789-359-1
dc.identifier.otherAUT: CAL01103;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1559
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.subjectSegundas habitaçõespor
dc.subjectModelo do processo de decisão de comprapor
dc.titleModelos teóricos de análise do mercado de segunda habitaçãopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropor
oaire.citation.endPage38por
oaire.citation.issue1por
oaire.citation.startPage21por
oaire.citation.titleActas da 1ª Conferência de Planeamento regional e urbano & 11º Workshop da APDR sobre o tema "Território, Mercado imobiliário e a Habitação"por
person.familyNameRibeiro de Almeida
person.givenNameClaudia
person.identifier.ciencia-id2412-F40F-7115
person.identifier.orcid0000-0002-0790-3152
person.identifier.ridE-5796-2013
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication7bf5de0f-da6a-48c9-bb43-34880847158e
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