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Transporte de material dissolvido em superfície impermeável sob chuva artificial analisado com a aplicação do delineamento experimental das faces centradas
dc.contributor.author | Pessoti, Bruna Peterson Luque | |
dc.contributor.author | Silveira, Alexandre | |
dc.contributor.author | Moura, Rafael Brito de | |
dc.contributor.author | Isidoro, Jorge | |
dc.contributor.author | Tiezzi, Rafael de Oliveira | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Flávio Aparecido | |
dc.date.accessioned | 2020-05-13T09:16:34Z | |
dc.date.available | 2020-05-13T09:16:34Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | O estudo do escoamento superficial e transporte de poluentes é de grande importância, pois ajuda na prevenção de impactos ambientais, auxiliando em planejamentos a serem realizados pelo poder público. Neste trabalho, teve-se como objetivo estudar, em laboratório, a dinâmica do transporte de material (cloreto de sódio — NaCl) disposto sobre uma superfície impermeável, dissolvido pela aplicação de água via simulador de chuva, tendo como fonte de variação três variáveis independentes: declividade, intensidade de precipitação e posição do material. Utilizou-se o delineamento experimental de faces centradas, que contemplou diferentes cenários reproduzidos nos experimentos, onde se avaliou a influência das três variáveis independentes sobre às dependentes (tempo de transporte, valor de pico, tempo de pico e massa total transportada), cujas respostas foram monitoradas no exutório do modelo experimental. A análise de resultados obtidos permitiu identificar o efeito significativo da declividade e posição do material sobre todas as variáveis dependentes estudadas e ainda o efeito quadrático da declividade para o tempo de transporte e a massa total transportada. Já para a intensidade de precipitação, verificou-se influência apenas para o tempo de transporte, dentro dos intervalos de estudo com nível de significância de 95%. O modelo produzido para o tempo de transporte é capaz de explicar 90% da variabilidade dos dados, enquanto o para o valor de pico possui uma capacidade de explicação de 67,9%. O tempo de pico possui um modelo capaz de explicar 74,2% da variabilidade dos dados, e o modelo produzido para a massa total transportada possui uma capacidade de explicação de 62,4% da variabilidade dos dados. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e Tecnologia - Portugal (FCT) através do projeto estratégico UID/MAR/04292/2019 atribuído ao MARE | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.1590/s1413-41522020194490 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1413-4152 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/13881 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Brazilian Association of Sanitary and Environmental Engineering | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Urbanização | pt_PT |
dc.subject | Simulação de chuva | pt_PT |
dc.subject | Escoamento superficial | pt_PT |
dc.subject | Qualidade da água | pt_PT |
dc.title | Transporte de material dissolvido em superfície impermeável sob chuva artificial analisado com a aplicação do delineamento experimental das faces centradas | pt_PT |
dc.title.alternative | Transport of dissolved material on impermeable surface under artificial rainfall analyzed with the application of face-centered experimental design | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 106 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 97 | pt_PT |
oaire.citation.title | Engenharia Sanitaria e Ambiental | pt_PT |
oaire.citation.volume | 25 | pt_PT |
person.familyName | Isidoro | |
person.givenName | Jorge | |
person.identifier | R-000-7SY | |
person.identifier.ciencia-id | A617-A962-DE4F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6901-5652 | |
person.identifier.rid | N-1814-2015 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55250130500 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ce8b5f4a-f058-4320-b57b-0cb775918b7b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ce8b5f4a-f058-4320-b57b-0cb775918b7b |
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