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Transporte de material dissolvido em superfície impermeável sob chuva artificial analisado com a aplicação do delineamento experimental das faces centradas

dc.contributor.authorPessoti, Bruna Peterson Luque
dc.contributor.authorSilveira, Alexandre
dc.contributor.authorMoura, Rafael Brito de
dc.contributor.authorIsidoro, Jorge
dc.contributor.authorTiezzi, Rafael de Oliveira
dc.contributor.authorGonçalves, Flávio Aparecido
dc.date.accessioned2020-05-13T09:16:34Z
dc.date.available2020-05-13T09:16:34Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO estudo do escoamento superficial e transporte de poluentes é de grande importância, pois ajuda na prevenção de impactos ambientais, auxiliando em planejamentos a serem realizados pelo poder público. Neste trabalho, teve-se como objetivo estudar, em laboratório, a dinâmica do transporte de material (cloreto de sódio — NaCl) disposto sobre uma superfície impermeável, dissolvido pela aplicação de água via simulador de chuva, tendo como fonte de variação três variáveis independentes: declividade, intensidade de precipitação e posição do material. Utilizou-se o delineamento experimental de faces centradas, que contemplou diferentes cenários reproduzidos nos experimentos, onde se avaliou a influência das três variáveis independentes sobre às dependentes (tempo de transporte, valor de pico, tempo de pico e massa total transportada), cujas respostas foram monitoradas no exutório do modelo experimental. A análise de resultados obtidos permitiu identificar o efeito significativo da declividade e posição do material sobre todas as variáveis dependentes estudadas e ainda o efeito quadrático da declividade para o tempo de transporte e a massa total transportada. Já para a intensidade de precipitação, verificou-se influência apenas para o tempo de transporte, dentro dos intervalos de estudo com nível de significância de 95%. O modelo produzido para o tempo de transporte é capaz de explicar 90% da variabilidade dos dados, enquanto o para o valor de pico possui uma capacidade de explicação de 67,9%. O tempo de pico possui um modelo capaz de explicar 74,2% da variabilidade dos dados, e o modelo produzido para a massa total transportada possui uma capacidade de explicação de 62,4% da variabilidade dos dados.pt_PT
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia - Portugal (FCT) através do projeto estratégico UID/MAR/04292/2019 atribuído ao MAREpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/s1413-41522020194490pt_PT
dc.identifier.issn1413-4152
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/13881
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherBrazilian Association of Sanitary and Environmental Engineeringpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectUrbanizaçãopt_PT
dc.subjectSimulação de chuvapt_PT
dc.subjectEscoamento superficialpt_PT
dc.subjectQualidade da águapt_PT
dc.titleTransporte de material dissolvido em superfície impermeável sob chuva artificial analisado com a aplicação do delineamento experimental das faces centradaspt_PT
dc.title.alternativeTransport of dissolved material on impermeable surface under artificial rainfall analyzed with the application of face-centered experimental designpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage106pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage97pt_PT
oaire.citation.titleEngenharia Sanitaria e Ambientalpt_PT
oaire.citation.volume25pt_PT
person.familyNameIsidoro
person.givenNameJorge
person.identifierR-000-7SY
person.identifier.ciencia-idA617-A962-DE4F
person.identifier.orcid0000-0002-6901-5652
person.identifier.ridN-1814-2015
person.identifier.scopus-author-id55250130500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationce8b5f4a-f058-4320-b57b-0cb775918b7b
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