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Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo do escoamento superficial e transporte de poluentes é de grande
importância, pois ajuda na prevenção de impactos ambientais, auxiliando em
planejamentos a serem realizados pelo poder público. Neste trabalho, teve-se
como objetivo estudar, em laboratório, a dinâmica do transporte de material
(cloreto de sódio — NaCl) disposto sobre uma superfície impermeável, dissolvido
pela aplicação de água via simulador de chuva, tendo como fonte de variação
três variáveis independentes: declividade, intensidade de precipitação e posição
do material. Utilizou-se o delineamento experimental de faces centradas, que
contemplou diferentes cenários reproduzidos nos experimentos, onde se
avaliou a influência das três variáveis independentes sobre às dependentes
(tempo de transporte, valor de pico, tempo de pico e massa total transportada),
cujas respostas foram monitoradas no exutório do modelo experimental.
A análise de resultados obtidos permitiu identificar o efeito significativo da
declividade e posição do material sobre todas as variáveis dependentes
estudadas e ainda o efeito quadrático da declividade para o tempo de
transporte e a massa total transportada. Já para a intensidade de precipitação,
verificou-se influência apenas para o tempo de transporte, dentro dos intervalos
de estudo com nível de significância de 95%. O modelo produzido para o tempo
de transporte é capaz de explicar 90% da variabilidade dos dados, enquanto o
para o valor de pico possui uma capacidade de explicação de 67,9%. O tempo
de pico possui um modelo capaz de explicar 74,2% da variabilidade dos dados,
e o modelo produzido para a massa total transportada possui uma capacidade
de explicação de 62,4% da variabilidade dos dados.
Description
Keywords
Urbanização Simulação de chuva Escoamento superficial Qualidade da água
Citation
Publisher
Brazilian Association of Sanitary and Environmental Engineering