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Abstract(s)
A história da humanidade revela-nos que, desde sempre, os pensadores os filósofos e as sociedades em geral, se interessaram por “armazenar” as memórias colectivas e os saberes. O conhecimento sempre
esteve na base das mudanças civilizacionais e dado que este é um dos grandes pilares de desenvolvimento das sociedades actuais, o debate sobre a gestão do conhecimento, a sua construção e
evolução, torna-se, ainda mais pertinente.
Nesta comunicação abordar-se-á a gestão do conhecimento, centrada nos processos organizacionais relacionados com a criação do conhecimento organizacional, realçando a importância do papel das
pessoas e a sua acção individual e grupal. Assim, procurar-se-á ter presente as características multifacetadas de um processo de gestão do conhecimento e o seu alcance prático. Neste sentido, iremos
reflectir sobre o processo de criação e gestão do conhecimento, identificando as suas diferentes fases e as práticas de gestão facilitadoras do mesmo, nomeadamente: a estratégia, as práticas de recursos humanos, a cultura organizacional, a estrutura organizacional e as práticas de interacção com o ambiente externo da organização.
Description
Keywords
conhecimento gestão do conhecimento aprendizagem organizacional
Citation
Sequeira B (2008) “Aprendizagem Organizacional e a Gestão do Conhecimento: uma abordagem multidisciplinar”. IV Congresso Português da Sociologia, Mundos Sociais: saberes e práticas, APS - Associação Portuguesa de Sociologia, disponível em http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/497.pdf.