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A heterogeneidade das equipas no serviço a clientes

dc.contributor.authorAlmeida, H.
dc.contributor.authorFaísca, Luís
dc.contributor.authorSaul, S. N.
dc.date.accessioned2012-07-25T14:44:25Z
dc.date.available2012-07-25T14:44:25Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO actual nível competitivo e as rápidas mudanças no mercado, internacional e nacional, têm fomentado nas empresas o interesse em explorar a heterogeneidade das equipas de trabalho no serviço aos seus clientes. Para isso, é importante compreender com maior pormenor diferenças no potencial motivador de cada função e como essas diferenças interagem com as características personalísticas, atitudinais e comportamentais dos empregados (Fritzche & Parris, 2005; Nacfur & Ligocki, 2003). A presente investigação analisou uma amostra heterogénea de colaboradores de um Grupo Empresarial de Hotelaria com o objectivo de caracterizar cada unidade funcional em termos de um conjunto de variáveis antecendentes e indicadoras de atitudes e comportamentos positivos em prestadores de serviços neste domínio de actividade. Inquiriram-se 303 profissionais de hotelaria, classificados em cinco áreas funcionais (Recepção, Restaurante/Bar, Andares/Limpeza/Lavandaria, Cozinha/Copa e Técnicos de Manutenção), avaliando o potencial motivador do trabalho (Hackman & Oldham, 1987), a percepção de alternativas de empregabilidade e de sacrifícios elevados associados a cada função, bem como diversos aspectos individuais dos colaboradores - atitudes positivas no trabalho (satisfação geral; implicação afectiva, Allen & Meyer, 1990; satisfação orientada para o cliente, Judge, Boudreau & Bretz, 1994), personalidade (Costa & McCrae, 1997, 2000) e intenções de comportamento (intenção de turnover; recomendação da empresa, Hom & Griffeth, 2001). A análise diferencial dos cinco grupos profissionais indica que estes diferem estatisticamente em todas as variáveis analisadas, excepto em três dimensões de personalidade (Neuroticismo, Amabilidade e Conscienciosidade) e na percepção de Identidade da sua função. Os resultados são discutidos do ponto de vista da utilidade que os perfis identificados poderão ter para o gestor organizacional interessado em desencadear atitudes e comportamentos criativos nos seus empregados, implementando assim um sistema de gestão coerente, adaptado e fiável, ajustado às necessidades dos recursos humanos e às estratégias do negócio.por
dc.identifier.otherAUT: LFA00717; SNJ01266; HAL01534;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1551
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade do Algarvepor
dc.subjectHotelariapor
dc.subjectGrupos profissionaispor
dc.subjectAtitudes no trabalhopor
dc.titleA heterogeneidade das equipas no serviço a clientespor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaropor
oaire.citation.titleAtas X Encontro de Psicologia no Algarve: Desafios na intervenção Psicológica em situação de crisepor
person.familyNameRODRIGUES GUITA ALMEIDA
person.familyNameFaísca
person.givenNameMARIA HELENA
person.givenNameLuís
person.identifierA-4633-2013
person.identifier.ciencia-id751C-C12F-461A
person.identifier.ciencia-id5719-6727-C596
person.identifier.orcid0000-0002-8186-3507
person.identifier.orcid0000-0003-4859-8817
person.identifier.scopus-author-idP-6010-2017
person.identifier.scopus-author-id6503944802
rcaap.rightsopenAccesspor
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