Loading...
93 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 93
- A estabilidade estrutural e a vulnerabilidade dos edifícios em centros históricos face ao risco sísmicoPublication . Vicente, Romeu; Ferreira, Tiago Miguel; Maio, Rui; Estêvão, João M. C.; Rodrigues, HugoPresentemente os países europeus estão a despertar para uma cultura da gestão de risco integrado, quer a nível nacional quer em termos municipais. A gestão de risco é um processo que engloba uma série de ações que apoiam a implementação de medidas que reduzam o potencial de perda na ocorrência de um evento, por exemplo, de natureza sísmica. Porém, a avaliação do risco sísmico é apenas uma das tarefas da teia complexa da gestão de risco e definição de estratégias de intervenção e controlo de um sistema urbano. De entre muitos objetivos que se perspetivam no âmbito do planeamento e gestão urbana, com este artigo abordar a avaliação de risco no domínio específico da segurança estrutural, com enfoque na avaliação do risco sísmico, cujas graves consequências fazem parte da nossa memória coletiva e, infelizmente, em alguns casos, da memória viva de diversas comunidades. A gravidade dos danos que deles decorrem é motivo suficiente para uma forte valorização das estratégias de prevenção, planeamento e mitigação que diminuam a sua probabilidade, limitem as suas consequências e permitam uma ação continuada de melhoria, já que só utopicamente se poderá considerar a possibilidade de transformação integral e imediata das realidades urbanas em situações de risco “zero”.
- Avaliação da resposta sísmica de edifícios sitos em solos brandos estratificadosPublication . Estêvão, João Manuel Carvalho; Da Silva, Elisa Maria De Jesus; Silva, Jorge Luís Pereira Faustino Dias daO Eurocódigo 8 exige um estudo mais aprofundado da resposta dinâmica de solos brandos classificados como tipo S1, tendo em vista o dimensionamento de edifícios. Neste trabalho apresenta-se uma metodologia visando a avaliação da segurança, ou o dimensionamento, de edifícios construídos sobre solos brandos estratificados. A metodologia proposta baseia-se nas velocidades das ondas de corte VS, obtidas de estudos geofísicos/geotécnicos, realizados in situ, tal como é proposto na parte 5 do EC8. A amplificação dinâmica das vibrações, em resultado dos contrastes das impedâncias dos diversos estratos, é obtida admitindo a propagação unidimensional das ondas sísmicas VS, na vertical, a partir do substrato rochoso. A resposta superficial é quantificada com base na análise não linear da coluna de solo sobre o substrato rochoso. A acção sísmica é caracterizada com base em vários acelerogramas “strong motion”, registados noutros países, em afloramentos rochosos, multiplicados por um factor de escala. Os factores de escala são obtidos de modo a que o espectro de resposta médio se ajuste ao espectro objectivo do EC8 (solo tipo A). A análise sísmica da estrutura do edifício é realizada com o espectro de resposta médio, que é obtido tendo em conta as funções de transferência determinadas para o terreno em estudo. Aplica-se a metodologia proposta a um caso de estudo no Algarve.
- ¿Por qué se mueve el suelo?Publication . Amaral Ferreira, Mónica; Oliveira, Carlos Sousa; Estêvão, João M. C.; Morales-Esteban, Antonio; Zapico Blanco, Beatriz; Romero Sánchez, Emilio; de Miguel Rodríguez, Jaime; Requena-Garcia-Cruz, Maria-Victoria; Sá, LuisEstá guía está concebida para apoyar la formación del personal educativo de enseñanza primaria, que quiera mejorar su conocimiento y desarrollar actividades sobre el riesgo sísmico y de tsunami. Los contenidos e información de este documento son fruto del trabajo realizado en el marco del proyecto PERSISTAH, y también como continuación de otros proyectos en los que algunos autores han participado.
- Análise comparativa da casualidade sísmica do AlgarvePublication . Estêvão, João M. C.; Oliveira, Carlos SousaIn this paper we compared the seismic hazard of Algarve obtained with two different models: a point-source model (proposed by McGuire) and a fault-rupture model (proposed by Der Kiureghian and Ang).
- Viabilidade da utilização de abordagens probabilísticas na avaliação da segurança sísmicaPublication . Estêvão, João M. C.Uma das quatro metodologias propostas para a avaliação da segurança sísmica de edifícios existentes, que foram propostas para Portugal pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), corresponde à adoção de abordagens explicitamente probabilísticas (o denominado Método IV). Neste trabalho, é apresentado um estudo comparativo da fiabilidade dos resultados obtidos com estas abordagens, com recurso ao método de Monte Carlo, ao Hipercubo Latino, e à integração numérica (cujos resultados foram usados como valores de referência), relativos à segurança sísmica de um sistema estrutural muito simples, com um grau de liberdade. Os resultados mostram que é viável a utilização deste tipo de abordagens, e que os erros obtidos com o método de Monte Carlo são superiores aos obtidos com base no Hipercubo Latino, e que são muito dependentes do número de simulações realizadas.
- O papel dos efeitos locais e das características da fonte na resposta sísmica de estruturas afetadas por sismos nos AçoresPublication . Estêvão, João Manuel Carvalho; Carvalho, AlexandraOs sismos que ocorreram nos Açores em 1980 e 1998, demonstraram o poder destrutivo destes fenómenos naturais sobre as construções existentes. Neste contexto, é de grande importância a caracterização da ação sísmica sobre os edifícios. Contudo, não é fácil identificar qual a influência individual das características da fonte e das condições geológicas locais nas distribuições de danos nas construções, a partir de acelerogramas registados em eventos sísmicos. Para ultrapassar esta dificuldade, foram usados sismos simulados na análise sísmica de estruturas. Assim, foram gerados diversos acelerogramas, resultantes de diferentes características da fonte, designadamente com diferentes padrões de deslizamento no plano da falha, e queda de tensão média, assim como diferentes perfis estratigráficos de solos de fundação típicos das ilhas dos Açores. Esses acelerogramas foram usados na análise não linear de uma estrutura de betão armado, permitindo entender quais as características da ação que mais influenciam os danos estruturais. Os resultados parecem evidenciar a importância das características dos terrenos de fundação na amplitude das vibrações sísmicas e no conteúdo espectral da ação.
- Guia prático escola resiliente aos sismosPublication . Amaral Ferreira, Mónica; Oliveira, C.S.; Estêvão, João M. C.; Morales-Esteban, Antonio; Zapico Blanco, Beatriz; Romero Sánchez, Emilio; de Miguel Rodríguez, Jaime; Requena-Garcia-Cruz, Maria-Victoria; Sá, LuísEste Guia pretende ser um recurso para aumentar a resiliência da comunidade educativa, mostrando que é possível viver com os sismos e que se tomarmos medidas preventivas os riscos de perdas e ferimentos reduzem bastante. Como uma emergência pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento, é importante que a comunidade educativa, esteja informada e familiarizada com o que torna um espaço vulnerável em caso de sismo, e se preparem para proteger as crianças sob seus cuidados antes que a terra trema.
- Seismic vulnerability assessment of historical urban centres: case study of the old city centre of Faro, PortugalPublication . Maio, Rui; Ferreira, Tiago Miguel; Vicente, Romeu; Manuel Carvalho Estêvão, JoãoThe necessity of implementing seismic vulnerability assessment procedures to the Portuguese building stock has become urgent as recent predictions indicate the possibility of the occurrence of an earthquake similar to the well-known 1755 Lisbon earthquake within the next 50 years. Obviously, at first instance, large-scale procedures should be used rather than more extensive and accurate methodologies suited for individual buildings assessment. Moreover, it is fundamental to operate in the most vulnerable areas in our built environment, typically, the historical urban centres. As it is recognised, it is within these areas, that old masonry buildings are generally concentrated, being both the most representative and vulnerable constructive typology. Comprising 354 buildings, the case study of the old city centre of Faro is herein presented aiming at analysing and evaluating the seismic vulnerability of its old masonry building stock. In order to achieve these objectives, a vulnerability-index-based methodology was used for the assessment of the seismic vulnerability of the old masonry buildings belonging to the historical centre of Faro (Ribeirinha area) carried out through detailed inspection and survey. The results obtained were analysed using a geographical information system tool. The integration of such vulnerability and loss results represents a valuable tool for city councils and/or regional authorities to plan interventions, on the basis of a global view of the site under analysis, leading this way to more accurate and comprehensive risk mitigation strategies which comply with the requirements of safety and emergency planning. The application of this large-scale scoring methodology has confirmed moderate-to-high values for the vulnerability of this particular area, which combined with its high seismicity, may be quite alarming.
- Comparação da eficácia de algumas soluções de reforço sísmico de escolas de betão armadoPublication . Tomás, Bruno; Estêvão, João M. C.A aplicação conjunta da NP EN 1998-1:2010 (EC8-1) e da NP EN 1998-3:2017 (EC8-3) na reabilitação sísmica de edifícios existentes no Algarve constitui um importante desafio técnico, designadamente em face do agravamento dos valores espectrais da ação sísmica para a generalidade dos municípios dessa região, por comparação com a anterior regulamentação. Esse desafio é ainda maior para as construções escolares, por dois motivos: por um lado, porque a ação sísmica é aumentada no contexto das análises sísmicas a realizar neste tipo de construção, nomeadamente por força da utilização de um coeficiente de importância; por outro, porque no anexo nacional do EC8-3 é exigida a verificação de segurança de três estados limites (DL, SD e NC), ao contrário dos edifícios correntes, onde somente é necessário verificar a segurança para um estado limite (SD). No contexto do projeto PERSISTAH, foi realizada a comparação da eficácia de diversas soluções de reforço de uma escola de betão armado. Foram comparados os efeitos de seis estratégias de reforço, designadamente através da adição de contraventamentos metálicos, adição de paredes resistentes, encamisamento dos pilares com betão armado e com materiais compósitos. Os resultados obtidos, com recurso a análises não lineares, demonstram que todas as soluções são viáveis, muito embora apresentem curvas de capacidade muito distintas. Na generalidade dos casos, o estado limite que mais condicionou as medidas de reforço sísmico testadas foi o NC.
- Ranking the seismic vulnerability of masonry school buildings according to the EC8-3 by using performance curvesPublication . Estêvão, João M. C.; Tomas, BrunoA simple methodology for seismic assessment of masonry building, which allows the ranking of the seismic safety of buildings according to principles and rules that are established in Part 3 of the Eurocode 8 (EC8), is presented in this work. This approach uses the concept of "performance curve", which consists in the representation of all possible performance points (the target displacements of the EC8) associated with a given capacity curve and a response spectrum. This allows a better comparison of the overall seismic behaviour, namely a comparison of the seismic safety associated with all limit states at once, which makes the task of ranking the urgency for seismic retrofitting measures easier. This methodology was used for ranking a set of primary school masonry buildings that still exist in the region of Algarve (Portugal). This work was carried out in the context of the PERSISTAH project.