Liderança para a melhoria dos resultados escolares: estudo de caso

II International Congress 2017 CIEO_artigo.pdf531.2 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Desenvolvemos este trabalho com o propósito de analisar e compreender como o contrato de autonomia determina ou influencia a gestão das organizações escolares. Nestas organizações, a descentralização, a autonomia e a liderança para a melhoria dos resultados escolares dos alunos têm vindo a receber mais atenção na sua compreensão e análise. Seguimos a metodologia de investigação qualitativa e optámos pelo estudo de caso, de escolas da região algarvia. Para a análise dos dados recolhidos junto de lideres escolares (de topo e lideranças intermédias), utilizámos a análise de conteúdo, realizada através de computador. Os resultados apurados são apresentados numa perspetiva análise global. Encontramos, nos resultados apurados, indicadores referentes a descrições sobre como se vivenciam, no dia-a-dia, os processos de gestão e de liderança. Estes não se referem apenas ao contratualizado e ao modo como as escolas tiveram que criar condições para a sua aplicação, mas também em vários âmbitos e extensões do desenvolvimento organizacional e profissional. Destacam-se os papéis desempenhados pelas lideranças de topo e lideranças intermédias (distribuídas), que se tornaram mais assertivas e com uma ação mais robusta na obtenção dos melhores resultados dos alunos.

Políticas educativas Organizações escolares Contratos de autonomia Liderança para a melhoria

University of Algarve. CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics