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Pacto educativo global: diálogos entre papa Francisco, Zygmunt Bauman e Edgar Morin
dc.contributor.author | Tedesco, Anderson Luiz | |
dc.contributor.author | Silva, Sidinei Pithan da | |
dc.contributor.author | Fossatti, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T11:44:19Z | |
dc.date.available | 2025-01-29T11:44:19Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Este artigo trata da educação na contemporaneidade segundo a lógica do diálogo ético entre atores que marcam este tempo presente. Em suas diferentes perspectivas, este diálogo ético e educativo procura cuidar da pessoa e da vida planetária em tempos da cultura do descarte, da globalização da economia e de relações líquidas. Neste artigo, esta reflexão recai sobre o Pacto Educativo Global protagonizado pelo papa Francisco no possível diálogo com Zygmunt Bauman e Edgar Morin em suas diferentes perspectivas éticas e educativas. Todos, contudo, lançam luzes convergentes para o cuidado do ser humano e da vida no planeta em tempos de incertezas e de profundas mudanças que exigem nova ética educativa. Aqui, trabalhamos com o seguinte problema: É possível, a partir do Pacto Educativo Global do teólogo Francisco, estabelecer diálogos éticos e educativos com o sociólogo Zygmunt Bauman e o filósofo Edgar Morin? Para responder a tal questão, temos por objetivo compreender a possibilidade de diálogo ético-educativo entre o Pacto Educativo Global, do papa Francisco, a Globalização e o Mundo descartável, de Zygmunt Bauman, e a Civilização-Planetária, de Morin. Em sua metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica-documental e de natureza interpretativa, que se fundamenta em subsídios epistêmicos na teoria da complexidade. Os resultados evidenciam que o Pacto Educativo Global é chamado a fomentar um novo humanismo que promova uma cidadania ecológica em escala planetária, objetivando promover uma perspectiva de globalização com enfoque em uma educação para a ecologia integral, e que a educação sistêmica é chamada a operar com o pensamento complexo. Conclui-se pela continuidade do diálogo entre diferentes atores na consolidação de um Pacto Educativo Global promotor de educação integral. | por |
dc.identifier.doi | 10.1590/2965-1557.036.e202431884 | |
dc.identifier.eissn | 2965-1557 | |
dc.identifier.issn | 2965-1565 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/26690 | |
dc.language.iso | eng | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | FapUNIFESP (SciELO) | |
dc.relation.ispartof | Revista de Filosofia Aurora | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Educational Pact | |
dc.subject | Globalization | |
dc.subject | Education | |
dc.subject | Ethic | |
dc.subject | Common home | |
dc.title | Pacto educativo global: diálogos entre papa Francisco, Zygmunt Bauman e Edgar Morin | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.issue | e202431884 | |
oaire.citation.title | Revista Filosofia Aurora | |
oaire.citation.volume | 36 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Tedesco | |
person.givenName | Anderson Luiz | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7425-1748 | |
relation.isAuthorOfPublication | ec09b033-86b0-4204-b6e9-903c522e410e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ec09b033-86b0-4204-b6e9-903c522e410e |