Publication
Estudo computacional de um algoritmo genético para o problema de optimização de rotas de veículos
dc.contributor.author | Schutz, G. | |
dc.contributor.author | Pires, F. M. | |
dc.contributor.author | Ruano, Antonio | |
dc.date.accessioned | 2013-02-01T12:18:45Z | |
dc.date.available | 2013-02-01T12:18:45Z | |
dc.date.issued | 1998 | |
dc.date.updated | 2013-01-28T10:00:07Z | |
dc.description.abstract | O problema básico da distribuição e/ou recolha de produtos é um problema de Optimização Combinatória que consiste em determinar o conjunto de rotas que partem de um depósito central, cuja localização é conhecida, servem um conjunto de clientes com procuras e localizações pré - definidas, minimizando a distância total percorrida. Este é um problema NP-difícil, para o qual poucos métodos exactos foram desenvolvidos, sendo demasiado demorados e não sendo sequer exequíveis para a generalidade dos problemas de dimensão média. Assim, as abordagens mais comuns e eficientes baseiam-se em métodos heurísticos. Numa classificação superficial podem-se considerar duas classes de métodos heurísticos: os “clássicos” e os “modernos”. Os primeiros incluem, entre outros, os métodos construtivos de rota, os métodos de duas fases e os de melhoramento de rotas. Estes métodos foram basicamente desenvolvidos nos anos 60 e 70, embora continuem a ser utilizados e melhorados. Por outro lado, os métodos “modernos” têm como característica comum o recurso à pesquisa local utilizando técnicas de intensificação e diversificação dessa pesquisa. Entre outras, têm aparecido recentemente heurísticas baseadas em: Simulação de Têmpera; algoritmos Genéticos; Pesquisa Tabu; Algoritmos Difusos e Redes Neuronais. Combinações destas técnicas têm conduzido a algoritmos híbridos e a meta-heurísticas. Neste trabalho é feita a apresentação de um Algoritmo Genético para o Problema de Optimização de Rotas de Veículos. Apresenta-se a sua implementação e um estudo computacional comparativo com duas heurísticas “clássicas” num conjunto de problemas - teste conhecidos da literatura. | por |
dc.identifier.citation | Schutz, G.; Pires, F. M.; Ruano, A. E. Estudo computacional de um algoritmo genético para o problema de optimização de rotas de veículos, Trabalho apresentado em 8º Congresso da APDIO, In 8º Congresso da APDIO, Faro, 1998. | por |
dc.identifier.other | AUT: GSC00606; MPI00450; ARU00698; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/2174 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Optimização de Rotas de Veículos | por |
dc.subject | Métodos Heurísticos | por |
dc.subject | Algoritmos Genéticos | por |
dc.title | Estudo computacional de um algoritmo genético para o problema de optimização de rotas de veículos | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Faro | por |
oaire.citation.endPage | 1 | por |
oaire.citation.startPage | 1 | por |
oaire.citation.title | 8º Congresso da APDIO | por |
person.familyName | Schütz | |
person.familyName | Ruano | |
person.givenName | Gabriela | |
person.givenName | Antonio | |
person.identifier.ciencia-id | 341B-DE9D-AFC7 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5081-3913 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6308-8666 | |
person.identifier.rid | O-5305-2015 | |
person.identifier.rid | B-4135-2008 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35254562000 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7004284159 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | c026bf26-3cb8-4763-b87a-e7d68536c19e | |
relation.isAuthorOfPublication | 13813664-b68b-40aa-97a9-91481a31ebf2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c026bf26-3cb8-4763-b87a-e7d68536c19e |