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A utilidade dos quadros conceptuais de estratégia empresarial e o conceito de estratégia

dc.contributor.advisorCardoso, Eduardo Gomespor
dc.contributor.authorCândido, Carlos
dc.date.accessioned2012-11-05T14:40:07Z
dc.date.available2012-11-05T14:40:07Z
dc.date.issued2012-11-05
dc.descriptionDissertação de mest., Ciências Económicas e Empresariais, INDEG/ISCTE, 1995por
dc.description.abstractA incerteza, a complexidade, a imprevisibilidade, o paradoxo, a turbulência e o caos são termos que entraram, nestes últimos anos, no vocabulário dos gestores e dos teóricos da gestão. Face à rápida mudança da envolvente, implícita nestas expressões, a estratégia e a organização das empresas sofre transformações mais ou menos profundas e mais ou menos frequentes. Esta instabilidade combinada com as soluções descobertas por algumas empresas e as apontadas por certos gurus da gestão, colocam a dúvida sobre a utilidade da estratégia. Estratégia que é considerada por muitos como uma orientação geral predeterminada e duradoura. Inúmeros métodos e modelos foram desenvolvidos durante a segunda metade do século para apoio à formulação/implementação da estratégia empresarial. Uns reformulados, uns novos e outros menos revolucionários do que apregoam os seus autores, todos continuam a prometer melhores performances às empresas que os adoptam. Todavia, a "guerra" entre as empresas de consultoria de gestão e os pobres resultados obtidos por diversas empresas, aliados à mudança frenética, parecem querer denunciar a inadequação das "receitas" estratégicas. Uma revisão, síntese e crítica dos vários métodos e modelos existentes porá em destaque as suas vantagens, mas também as suas limitações. A partir da discussão em torno da utilidade destes modelos e da estratégia em geral, formularemos um "modelo" lato e contingencial da estratégia, cujos vértices fundamentais são: a atitude estratégica, o conceito, o processo de formulação/implementação e o conteúdo da estratégia empresarial. A atitude estratégica, elemento crítico do "modelo", tem como característica central a postura filosófica de interrogação permanente; uma postura imprescindível à (re)construção dos modelos mentais dos estrategos, à inovação e à descoberta de soluções novas para os problemas, aparentemente paradoxais com que a empresa se confronta.por
dc.description.sponsorshipFEUALG, UALGpor
dc.identifier.otherAUT: CCA00501;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1796
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEstratégia empresarialpor
dc.titleA utilidade dos quadros conceptuais de estratégia empresarial e o conceito de estratégiapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCandido
person.givenNameCarlos Joaquim Farias
person.identifier.ciencia-idDF13-9313-8491
person.identifier.orcid0000-0001-5875-1243
person.identifier.ridC-3836-2008
person.identifier.scopus-author-id6602395626
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication6e59a1a9-831d-4047-a7c0-1b8840dfcde7
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Cândido 1996 A Utilidade dos Quadros Conceptuais de Estratégia Empresarial - Dissertação MSc.PDF
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