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Recent Submissions
- Criação da certificação profissional brasileira de operadores de eventosPublication . Moreira, Marcelo Augusto Torres; Neves, PauloEste trabalho de mestrado apresenta a criação da Certificação Brasileira de Operadores de Eventos, um marco para a profissionalização e regulamentação do setor de eventos no Brasil. No capítulo 1, faz-se um enquadramento teórico, analisando o mercado de eventos, o sistema de ensino brasileiro e os modelos de certificações. O capítulo 2 detalha a estrutura da certificação, que inclui um Curso de Aperfeiçoamento de Competências e um Exame de Competências, ambos fundamentados nas normas ABNT e ISOs. No capítulo 3, abordam-se as possibilidades futuras relacionadas à implementação da certificação, incluindo sua internacionalização e parcerias estratégicas com entidades do setor de eventos. Esse projeto visa elevar os padrões de qualidade, segurança e sustentabilidade dos eventos, tornando-os referenciais no mercado.
- A intervenção social com as pessoas em situação de sem-abrigo:o caso do concelho de AlbufeiraPublication . Santiago, Karen Izabelli Teixeira; Martins, João Eduardo RodriguesEste documento é um relatório de estágio elaborado como requisito para a conclusão do 2º ciclo do curso de Sociologia. O estágio foi realizado na Câmara Municipal de Albufeira, na Divisão de Ação Social, com foco na intervenção e integração de pessoas em situação de sem-abrigo (PSSA). O principal objetivo foi aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação académica para conhecer, analisar e compreender a realidade das pessoas em situação de sem-abrigo em Albufeira, por meio de um estudo qualitativo exploratório. Os resultados permitiram caracterizar essa população, que em sua maioria é composta por homens de nacionalidade portuguesa, cujas trajetórias de vida são frequentemente marcadas por processos de desfiliação, problemas de saúde, consumo de substâncias psicoativas e instabilidade laboral. As conclusões obtidas resultaram na apresentação de um diagnóstico social para a rede social de Albufeira, identificando as vulnerabilidades existentes e sugerindo possíveis formas de potencializar os recursos disponíveis.
- Clone, a sua melhor versão: Um contributo para a gestão de programas de desenvolvimento pessoal no contexto organizacionalPublication . Costa, Marta Alexandra Fernandes Monteiro de Barros dos Santos; Silva, Nelson Tavares daNão obstante a ideias positivas associadas a utilização do desenvolvimento pessoal, existem lacunas entre o nível de popularidade do desenvolvimento pessoal e a extensão de evidências disponíveis quanto à sua eficácia nas organizações. A investigação teve como finalidade identificar as necessidades de desenvolvimento pessoal dos colaboradores da Loja do Munícipe da Câmara Municipal de Loulé, através da conjugação de uma abordagem quantitativa e qualitativa. A utilização da Análise Fatorial Múltipla (AFM) e da Análise Temática, permitiu analisar variáveis chave como a Autoeficácia, Autoexploração, Inteligência Emocional e Melhoria Contínua. A análise quantitativa evidenciou dois grandes grupos de perfis profissionais, distinguindo entre Planos de Desenvolvimento Pessoal (PDP) Prioritários e Não-Prioritários. Na componente qualitativa, destacaram-se temas como o stress no trabalho, as relações interpessoais, a motivação, o bem-estar emocional e os hábitos de qualidade de vida no trabalho. O cruzamento destas análises permitiu propor orientações práticas baseadas em terapias como Coaching, Mindfulness, Psicologia Clínica e Ginástica Laboral, com vista à promoção da saúde mental, aumento da motivação, redução do stress e melhoria do desempenho organizacional. Apesar das dificuldades e limitações associadas à investigação, os resultados fornecem um contributo relevante para a implementação de políticas de desenvolvimento pessoal sustentáveis e eficazes nas organizações e para o fortelecimento da ligação entre a teoria e a prática.
- The adoption of uniform system of accounts for the lodging industry (USALI) in Nigeria - (a special look at issues related to sustainability)Publication . Adekoya, Adetutu Fatimah; Faria, Ana Rita Silva de Serra; Silva, Hugo Manuel Taborda Palácios daThe Nigerian hospitality industry has experienced significant growth and contributed to the national economic growth in recent years through revenue generation, job creation, economic diversification, and foreign exchange earnings resulting from the increased tourism activities and introduction of new business. However, while this growth has led to infrastructural development and expansion, it has also intensified sustainability issues, such as increasing energy use, water usage, waste generation, and rising carbon emissions. With the continued expansion of the industry, there is a need for a standardised accounting system to effectively track and report sustainability metrics to maintain long term environmental responsibility, social well-being, and economic sustainability in the industry. This study examines the adoption of the Uniform System of Accounts for the Lodging Industry (USALI), with a special look at sustainability issues. The study adopts a quantitative, descriptive research approach, using a structured online questionnaire to collect primary data from relevant personnels (hotel managers, finance managers, and other industry professionals) of 152 hotels across the six (6) geo-political zones in Nigeria, and also secondary data from existing literatures. The data were analysed using descriptive statistics and bivariate analysis in Statistical Package for the Social Science version 25 (SPSS). A moderated mediation model (PROCESS 7) was conducted to provide insights into the relationships among the adoption of USALI, age, experience, and sustainability strategy. The study found that the USALI adoption rate among the sampled hotels is quite satisfactory (67.1%). USALI is primarily used for decision-making and forecasting & budgeting, showing its value in financial management within the sample. However, non mandatory use of the system was identified as the main reason by non-users of the accounting system. The hotel size, management status, location of hotel, benchmarking are some of the determinants of the USALI adoption within the sample. In addition, 57.9% of the surveyed hotels have sustainability/Environmental, Social, and Governance (ESG) strategies in place, emphasizing the importance of such strategies to business operations. Despite the evolving state of sustainability reporting in Nigeria, the study highlights that energy efficiency, water conservation, rising carbon emission and waste vii management continue to be major concerns. However, only 52% of the sampled hotels have adequate data and reporting capabilities to track ESG impacts. Additional analysis was conducted using a moderated mediated model ( PROCESS7) and this shows that age mediates the relationship between the USALI and sustainability strategy, with experience as a moderator. The results indicated that higher adoption of the USALI has a positive influence on sustainability initiatives, through age directly and indirectly within the sampled hotels. The study takes foundational background support from Institutional Theory (IT) and Stakeholder Theory (ST) to describe adoption of the USALI pattern and sustainability practices. The study contributes to the body of knowledge on management accounting and sustainability accounting by showing how the USALI enhances financial transparency and promotes operational sustainability. Recommendations include policy support, employee capacity building, stakeholder engagement and adoption of technology. The study highlights show the adoption of the USALI can serve as an effective tool for financial and operational management that integrates sustainability/ESG strategies.
- Avaliação da acurácia das demonstrações previsionais em entidades públicas reclassificadas - um estudo comparativo de hospitais portuguesesPublication . Monjane, Jéssica de Almira Rosália; Júnior, Dante Baiardo VianaO objetivo deste estudo é analisar o nível de acurácia das demonstrações financeiras previsionais de Entidades Públicas Reclassificadas (EPRs) do setor de saúde em Portugal. Considerando a relevância das projeções de dados para vários usuários visando garantir uma melhor distribuição de recursos públicos, informações financeiras reais e previstas de 15 hospitais foram analisadas no período de 2020 a 2023, com foco em diferentes categorias das demonstrações contabilísticas: o balanço patrimonial, a demonstração de resultados e a demonstração de fluxo de caixa. Posteriormente, as variações percentuais entre os valores previstos e reais foram calculadas para todas as categorias financeiras, sendo realizadas comparações entre entidades e ao longo do período analisado. De maneira geral, os resultados mostram que as metodologias de previsão empregadas nos hospitais públicos carecem de melhorias. Por exemplo, no passivo total, em média, verificou se que os hospitais estimaram mais responsabilidades financeiras do que efetivamente tinham, evidenciando uma tendência de maior cautela ao calcular suas responsabilidades financeiras. Em relação aos gastos com pessoal, em média verificou-se que os hospitais estimaram menos gastos do que efetivamente aconteceram, o que pode ser um indicativo de aumentos inesperados de contratações ou ajustes salariais. Finalmente, em relação aos fluxos de caixa, verifica-se que mesmo com a proximidade entre os valores reais e os previstos em alguns hospitais ocorreram variações especificas em outros. Estas considerações são fundamentais, uma vez que evidenciam a importância de implementar medidas financeiras mais severas e previsões mais acuradas para aprimorar a administração dos recursos públicos na área da saúde. Aprimorar a precisão das previsões financeiras possibilitará aos hospitais públicos planearem de forma mais eficiente, diminuindo as inconsistências entre o planeado e o realizado, e garantindo uma melhor utilização dos recursos, impactando positivamente na qualidade dos serviços de saúde oferecidos.
- Apoio na implementação do Tec Launcher Acceleration: uma análise exploratória das motivações e expectativas das Startups em programas de aceleraçãoPublication . Puga, Isabella; Pinto, Hugo Emanuel dos Reis Sales da Cruz; Barros, Hugo de BritoEste relatório sintetiza os resultados do estágio realizado na Algarve STP, no âmbito do programa Tec Launcher Acceleration. A experiência proporcionou uma imersão prática no funcionamento do programa, permitindo também compreender os factores que influenciam a adesão das empresas e analisar o eficácia das atividades desenvolvidas. O estágio inspirou-se na abordagem metodológica investigação-ação, combinando o desenvolvimento de várias tarefas essenciais à implementação do programa com a realização de um questionário às empresas participantes sobre suas motivações e expectativas. Os resultados da análise estatística sugerem que as principais motivações das empresas para participar no programa incluíram o acesso a mentoria especializada e feedback estratégico sobre o modelo de negócios. Além disso, as startups destacaram a importância do suporte na preparação para investimentos, enquanto o networking também foi identificado como um factor essencial. Durante a implementação do programa de aceleração, a gestão do Tec Launcher Acceleration enfrentou desafios significativos, como a variação no nível de participação das empresas, as diferenças na maturidade das startups e a necessidade de um suporte para garantir a continuidade do crescimento após a aceleração. Dito isto, a segmentação das empresas conforme o seu nível de maturidade, a exploração de mecanismos para incentivar maior participação e a estruturação de um suporte pós-aceleração são aspetos essenciais para otimizar os programas de aceleração. O conhecimento adquirido neste estágio contribuiu para a melhoria do Tec Launcher Acceleration e pode ser aplicado em iniciativas futuras de apoio ao empreendedorismo e inovação.
- O evento enquanto ferramenta de comunicação para a dinamização da cultura - Proposta de evento no Castelo de SilvesPublication . Sousa, Márcia Reis de; Santos, Maria Margarida Teixeira Custódio dosEsta trabalho aborda uma matéria que envolve a relação entre os setores da cultura, dos eventos, e da tecnologia. Neste documento é possível encontrar o planeamento de um evento com especial foco na sua comunicação, a realizar no Castelo de Silves, onde este interliga a vertente histórica com a vertente artística e tecnológica. O principal objetivo do projeto assenta na criação de um evento de caráter artístico-cultural com instrumentos ligados à tecnologia, enquanto uma ferramenta dinamizadora do setor cultural, neste caso, realizado no Castelo de Silves e intitulado como “A Defesa Árabe”. Para isso foi necessário compreender o impacto da criação de eventos e da comunicação nos espaços culturais e analisar e desenvolver um plano de evento, aliado a um plano de comunicação que vá de encontro às necessidades e características do monumento Este documento engloba uma componente de revisão de literatura, onde foram analisadas temáticas como a comunicação, os eventos, a relação entre estes e respetivos planos, a tecnologia no setor artístico-cultural, e a componente da criação do projeto que trata o planeamento do evento. A realização deste projeto deu-se através da CAPtion, empresa que atua no setor cultural, na qual se tornou possível, através deste projeto académico, criar a estratégia e planeamento de um evento a realizar no Castelo de Silves. Acredita-se que esta se trata de uma proposta viável, benéfica e impactante e que a elaboração deste tipo de eventos e experiências culturais pode tornar-se bastante positiva para todos os envolvidos, proporcionado uma atividade única à comunidade e contribuindo consequentemente para a atividade do setor cultural.
- The effect of electronic marketing on the development of Iran's tourism industryPublication . Saremi, Fariba; Ramos, CéliaThis research investigates the impact of electronic marketing and Customer Relationship Management (CRM) on the development of Iran's tourism industry, with a specific emphasis on enhancing customer satisfaction and loyalty. Utilizing a quantitative methodology, data was collected from tourists through surveys and analyzed using multivariable regression techniques to examine the relationships between key variables.The findings validate that effective website promotion plays a critical role in improving both satisfaction and loyalty, with interactive and well-optimized websites creating a more engaging experience for tourists. Search engine optimization (SEO) was also found to positively influence loyalty by increasing visibility and trust, although it did not show a direct effect on satisfaction. Conversely, social media advertising showed no significant impact on either satisfaction or loyalty, suggesting a need for more tailored strategies in this area. The study highlights the importance of integrating CRM systems with electronic marketing efforts to provide personalized and meaningful interactions with tourists. CRM tools enable better understanding of customer preferences, which can be leveraged to enhance satisfaction and foster long-term loyalty. Additionally, the research underscores the potential of these validated strategies to improve Iran's competitiveness in the global tourism market, contributing to sustainable economic growth and diversification. However, the lack of impact from social media advertising and other unvalidated areas calls for further investigation and refinement of digital marketing approaches. The study concludes that focusing on validated tools like website optimization and CRM integration, while addressing gaps in ineffective strategies, can significantly boost Iran’s tourism potential and create a foundation for long-term industry growth.
- The contribution of boutique hotels to enhanced guest experiences and tourism sustainabilityPublication . Hossain, Md Shahadat; Agapito, Dora Lúcia Miguel; Cesário, Marisa Isabel SilvaThe increasing significance of boutique hotels in the tourism industry is reviewed in this study, including their unique characteristics, contribution to the guest experience, and role in promoting sustainable tourism practices. Through a systematic literature review, the study analyses existing research to determine the key aspects that differentiate boutique hotels from traditional hotels and examines how these elements contribute to enhanced guest satisfaction and sustainable tourism. The research indicates that boutique hotels are defined by their unique design and atmosphere, personalized guest service, cultural authenticity, strategic location, limited capacity, commitment to sustainability, well-appointed room features, and a strong emphasis on quality and value. The reflection on published studies suggests that these distinctive features have a positive impact on the guest experience, promoting personalized and memorable stays, customized services and a stronger connection with the local culture and heritage. In addition, the research emphasizes the role of boutique hotels in promoting sustainable tourism by supporting the local economy, being environmentally responsible and conserving cultural heritage. The review concludes that boutique hotels can play a relevant role in the evolving tourism landscape by providing unique and personalized experiences while contributing to sustainable tourism.
- Relatório de estágio na Confederação dos Empresários do AlgarvePublication . Maximino, Duarte António Martins; Ferreira, Eugénia Maria Dores Maia; Rodrigues, SandraO presente relatório é o resultado do estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Gestão Empresarial da Universidade do Algarve, que decorreu de 01 de outubro de 2022 a 30 de maio de 2023, na CEAL (Confederação dos Empresários do Algarve). Esta Associação tem como missão defender os direitos e interesses das empresas de todos os setores de atividade, dignificar e valorizar os seus ativos. Neste relatório apresenta-se as atividades práticas desenvolvidas ao longo do estágio, tendo em conta os conceitos teóricos aprendidos ao longo do percurso académico do Mestrado em Gestão Empresarial, conseguindo, assim, aplicar a teoria à realidade empresa rial, nomeadamente a uma associação empresarial. O presente relatório é constituído por quatro capítulos principais: Introdução, onde se apresenta o enquadramento geral do estágio; a Revisão da Literatura (enquadramento teórico das temáticas desenvolvidas no estágio); a apresentação do estágio e as principais atividades desenvolvidas no mesmo. E, finalmente, as Considerações Finais, onde são refletidos os principais contributos do estágio para o desenvolvimento pessoal e profissional, bem como os conhecimentos adquiridos ao longo desta experiência. Com o estágio pretende-se obter o grau de mestre, adquirir experiência profissional, facilitar a entrada no mundo empresarial e profissional e compreender o modelo de gestão de associações empresariais, tendo como base a CEAL.
