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- Measuring the effect of deprivation on primary health care performance in the nhs using data envelopment analysis and malmquist indicesPublication . Merelie, Holly Bea; Amado, Carla Alexandra E. Filipe; Santos, Sérgio Pereira dosAs desigualdades em saúde são definidas como diferenças evitáveis e injustas que ocorrem entre grupos de pessoas, sendo também importante considerar que este termo faz referência aos cuidados de saúde recebidos e à oportunidade dos indivíduos de adotarem um estilo de vida saudável (The King's Fund, 2022). Desta forma, as desigualdades em saúde envolvem: o estado de saúde, o acesso aos cuidados de saúde, a qualidade e a experiência dos cuidados, riscos comportamentais e determinantes de saúde mais alargados (The King's Fund, 2022). As desigualdades em saúde deverão ser uma preocupação central para todos os países e respetivos governos, como referido na Declaração de Alma-Ata em 1978 (WHO, 1978). Esta declaração enfatiza que os cuidados de saúde primários são um fator chave para colmatar estas desigualdades (WHO, 1978). Os cuidados de saúde primários deverão ser o primeiro ponto de contacto com o sistema de saúde, pelo que apresentam elevada responsabilidade em providenciar cuidados de saúde efetivos com uma utilização eficiente dos recursos. Os cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde Inglês (NHS) enfrentam diversos desafios, desde uma população em expansão com utentes cada vez mais idosos, com multimorbilidades (necessidades de saúde mais complexas), mudanças na complexidade das consultas, utentes com reduzida satisfação face aos cuidados de saúde, até à dificuldade de recrutamento e retenção de profissionais de saúde (Neri, Cubi-Molla e Cookson, 2022). Assim, avaliar o desempenho e implementar medidas de melhoria dos cuidados de saúde primários é de elevada importância. A técnica de Data Envelopment Analysis (DEA) tem sido frequentemente utilizada para avaliar e comparar o desempenho de sistemas de saúde e, mais especificamente, dos cuidados de saúde primários. Esta técnica tem-se demonstrado eficaz em produzir informação útil para os decisores políticos e gestores dos serviços de saúde para justificar e fundamentar as tomadas de decisão. Este facto determinou que fosse esta a técnica aplicada neste estudo para avaliar o desempenho dos cuidados de saúde primários do NHS, quanto à equidade na alocação de recursos, à eficiência dos serviços prestados e à efetividade desses serviços. Recolheram-se dados para 191 Clinical Commissioning Groups (CCGs), destes, 3 foram excluídos por falta de dados para o ano completo em estudo e 9 foram excluídos por terem sido identificados como outliers. Três modelos da técnica DEA foram analisados, o primeiro com o intuito de avaliar a equidade na distribuição de recursos humanos face à lista de utentes registados; o segundo, avaliou a eficiência dos cuidados de saúde primários, tendo em conta os profissionais de saúde presentes e a atividade por eles produzida; e o terceiro modelo avaliou a efetividade dos cuidados em reduzir admissões hospitalares e em maximizar a satisfação dos utentes. Para cada um dos modelos os resultados permitiram identificar os grupos com melhores níveis de desempenho e os grupos com piores níveis. Esta técnica permitiu também identificar unidades de referência (benchmarks) para as unidades ineficientes, pelo que seria vantajoso criar oportunidades de aprendizagem, como entrevistas, discussões de grupo e formações entre estas unidades de modo a conseguirem melhorar os seus resultados de desempenho. Após a avaliação do desempenho dos CCGs, foram calculados os Índices de Malmquist desenvolvidos por Camanho e Dyson (2006), para contrastar o desempenho de grupos. Neste estudo, este método foi aplicado com o objetivo de avaliar o efeito da privação socioeconómica no desempenho dos cuidados de saúde primários. Para tal, os 179 CCGs foram divididos em dois grupos, o primeiro grupo apresenta maior nível de privação no Índice de Privação Múltipla (IMD) e o segundo apresenta menor nível de privação. O Índice de Privação Múltipla é a medida oficial para medir privação relativa na Inglaterra, pelo que inclui 7 domínios: privação de rendimentos; privação de emprego; privação de educação, competências e formação; privação de saúde e incapacidade; crime; barreiras à habitação e serviços; e privação do ambiente onde se vive (Ministry of Housing, Communities and Local Government, 2019). Os Índices de Malmquist foram calculados para os três modelos aplicados na técnica de DEA, deste modo obteve-se o efeito da privação na equidade de afetação de recursos, na eficiência e na efetividade dos cuidados de saúde primários. No que respeita à equidade, os resultados demonstram a existência de discriminação positiva para combater a privação. Em específico, verifica-se maior afetação de recursos ao grupo de CCGs com maior nível de privação quando comparado com o grupo com menor nível de privação. Relativamente ao efeito da privação na eficiência dos cuidados de saúde primários do NHS, os resultados evidenciam que as políticas de saúde em vigor em 2019 estavam a ser eficazes na redução de desigualdades em saúde derivadas da privação, demonstrando que o nivel de eficiência e efetividade dos cuidados de saúde primários no grupo com maior privação era superior ou igual ao grupo com menor privação. Os resultados obtidos neste estudo, estão de acordo com alguns resultados obtidos por outros autores. Assim, esta informação deverá ser utilizada pelos decisores políticos para fundamentar o processo de tomada de decisão. Deste modo, é possível perceber que estas duas técnicas permitem avaliar o passado e planear melhorias para o futuro dos cuidados.
- A imagem cognitiva do algarve percecionada pelos turistas internacionaisPublication . Barreto, Vitória Alves; Matos, Nelson; Pereira, Luís NobreEsse trabalho procura entender como a imagem cognitiva do Algarve, como destino turístico, é percecionada pelos turistas internacionais dos principais mercados emissores após a experiência no destino. Esse estudo é importante, pois o turismo é um dos mais importantes setores da economia nacional portuguesa. Para o Algarve, o turismo é essencial, visto ser o terceiro destino mais visitado de Portugal, além disso, o Algarve é reconhecido pela sua beleza natural e clima ameno por todo ano, fazendo dele um destino atrativo para o turista europeu que procura sol todo o ano. A imagem cognitiva é responsável por entender como os visitantes percebem o destino turístico, isso permite com que os níveis de satisfação e lealdade dos turistas sejam estudados, gerando novas medidas de desenvolvimento da região e de estratégias de marketing. Para se alcançar o objetivo desejado foi observada uma amostra de 1909 entrevistados, recolhidos na temporada alta de turismo da região. Foram observados sete fatores, divididos entre três tópicos de características (Socio-cultural, Ambiental e a Satisfação com o Algarve como destino turístico). O estudo observa que a região possui uma boa avaliação, quando se trata da imagem cognitiva estabelecida na mente dos visitantes, mas aponta disponibilidade para melhorias em alguns setores estudados, o que permitirá que a região se desenvolva e cresça economicamente.
- Effects of tripadvisor on behaviors and choices of tourists: a case study of Atlantica princess hotel in Rhodes, GreecePublication . Rantanen, Nadezhda; Almeida, Cláudia Ribeiro deOnline travel reviews have become a primary source of information for tourists planning vacations. Websites like TripAdvisor allow travelers access to millions of ratings and guest experiences from hotels and destinations worldwide. With the rise of the internet, many travelers now turn to review platforms to aid in trip planning, research, and reservations - especially when selecting accommodations. This growing reliance on online reviews, specifically in the tourism industry, underscores the importance of understanding their impacts. Given reviews' significant influence on consumer choices, hospitality businesses and destination managers would benefit from more profound insight into how platforms like TripAdvisor shape travelers' behaviors. This study aimed to provide a perspective regarding TripAdvisor reviews' effects on tourists visiting the Atlantica Princess Hotel in Rhodes, Greece. By focusing on one property, the research explored how evaluations impact guests' hotel selection, experiences, and decision-making throughout visits to Rhodes. Findings from this case study offer valuable guidance to industry stakeholders seeking to attract and retain visitors through effectively managing online reputations. There are various methodologies used in this study which include, semi-structured interviews by hotel personnel and management as well as the questionnaires administered to visitors. The principal findings of this study indicate that TripAdvisor assessments play an important role in shaping perceptions for the visitors and influencing decisions. Specifically, guests were prone to develop greater expectations from the hotel if their reliance on TripAdvisor reviews was considered high and this factor had a strong influence upon the level of satisfaction. The survey also helped determine which hotel features the guests cared about most, including cleanliness and customer service. The study comes to the conclusion that TripAdvisor is a precious platform, which hotels can use potentiate their client satisfaction. In order for hotels to be able fully exploit the tool of review, they need to ensure that they are at aware of how important reviews and therefore have a process in which constant monitoring and responding where necessary is done. To meet the needs of customers who depend on online reviews in their decision-making processes, hotels should also invest resources aimed at improving customer service training and updating amenities. Consequently, this research will assist the Atlantica Princess Hotel and other hotels in Rhodes to strengthen their deals with a view of retaining competitive advantage within travel industry.
- Projeto de estufa de aeroponia no AlgarvePublication . Baptista, Hugo; Matos, Nélson Manuel da Silva de; Monteiro, Carlos Augusto RibeiroEsta dissertação analisa e avalia a viabilidade económica de uma empresa produtora de manjericão através de uma estufa de aeroponia no Algarve. A estrutura inclui uma revisão de literatura sobre a contextualização do projeto bem como o estudo comparativo de técnicas de produção de alimentos (hidroponia, aquaponia e aeroponia) e planificação de negócios. Após a revisão de literatura, segue-se o plano de negócios onde se encontra identificada a ideia de negócio, como o projeto irá ser financiado e como este irá gerar lucro. A acompanhar o plano de negócios, estão as projeções financeiras para o projeto bem como as seguintes técnicas de avaliação de viabilidade económica: VAL, TIR e Payback Period.Escolheu-se “Basil Bliss” para nome da empresa, onde se pretende superar as expectativas dos clientes ao oferecer um manjericão fresco de alta qualidade produzido de forma sustentável. Com a elaboração do orçamento, prevê-se um investimento total de 636 000 € que servirá para adquirir o terreno, a estufa e os seus componentes, 600 torres de aeroponia, a base para a estufa e ainda o transporte de todo o material necessário. Segundo as projeções elaboradas, o projeto apresenta um VAL positivo de 510 757 €, uma TIR de 17 % e um payback period de 6 anos. O manjericão produzido tem aplicação em diversas indústrias, desde culinária a farmacêuticos, o que suporta a viabilidade de investimento nesta empresa e o que esta promete, tanto a nível ecológico como económico.
- Análise da gestão da manutenção de equipamentos médicos do Centro Hospitalar de Setúbal, EPEPublication . Ferreira, Teresa Alexandra Vaz; Barreira, Ana Paula CatarinoO planeamento da manutenção de equipamentos visa maximizar o tempo de funcionamento desses equipamentos, reduzindo a necessidade de reparações de emergência e de custos de produção, economizando tempo e contribuindo para a melhoria dos processos produtivos. Este trabalho de projeto analisa como a gestão de manutenção de equipamentos médicos é realizada no Centro Hospitalar de Setúbal, EPE (CHS). Para isso, foram realizadas 28 entrevistas semiestruturadas com enfermeiros gestores e engenheiros eletromecânicos, uma vez que estes profissionais desempenham um papel fundamental na gestão da manutenção dos equipamentos. Através da análise qualitativa das respostas dos entrevistados, utilizando o software NVivo, foi possível identificar os procedimentos de manutenção de equipamentos médicos do CHS, conhecer e analisar o programa de gestão da manutenção dos equipamentos médicos existente e identificar os seus problemas. Além disso, foram apresentadas recomendações de melhoria para otimizar o programa de gestão da manutenção dos equipamentos médicos no CHS. Os resultados revelam que as principais dificuldades na gestão da manutenção de equipamentos médicos no CHS incluem a dificuldade em estabelecer prioridades para os equipamentos a serem reparados, o tempo necessário para as reparações, o surgimento de anomalias nos equipamentos médicos, a falta de recursos humanos para atender às necessidades de manutenção, a falta de investimento em novos equipamentos médicos e dificuldades orçamentais. Os entrevistados sugerem as seguintes recomendações para superar essas dificuldades: a criação de um parque de equipamentos, a formação de grupos responsáveis pelos serviços de manutenção para garantir a definição de prioridades, a implementação de um sistema de alerta dentro do sistema informático de gestão de manutenção de equipamentos médicos, um aumento na manutenção preventiva, maior supervisão dos tempos de reparação quando realizados por contratados externos e investimento na formação dos profissionais.
- A importância da gestão da cultura de segurança na prestação dos cuidados: estudo de caso de uma Unidade de Cuidados Continuados IntegradosPublication . Serrario, Marta Filipa Costa; Pescada, SusanaO ano de 2020 trouxe consigo a pandemia de COVID-19 e inúmeros desafios a nível da gestão dos cuidados de saúde a nível mundial, nomeadamente a nível do Serviço Nacional de Saúde e especificamente da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, cuja cultura de segurança permanece largamente por investigar no nosso país. Para responder a estas questões, este trabalho teve como pretensão compreender a importância da gestão da cultura de segurança numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados e identificar as boas práticas e os fatores relacionados com a aprendizagem e eventos adversos, contribuindo para o desenvolvimento de ferramentas para a melhoria da gestão de segurança desta instituição. Este estudo de caso único, exploratório e descritivo, baseou-se na análise documental de normas e relatórios existentes na instituição estudada, na realização de entrevistas a responsáveis por vários níveis de gestão da instituição e na aplicação de questionários aos profissionais. Os resultados obtidos através destes métodos revelaram coerência entre os dados documentais, a perceção dos profissionais sobre a cultura de segurança e o que é descrito pelos responsáveis pela gestão da mesma. No geral, quer os profissionais quer os seus responsáveis consideram que a instituição se encontra num estádio de maturidade da cultura de segurança proactivo/sustentável. Ainda assim, foram identificados pontos de melhoria nomeadamente ao nível da comunicação e da formação em segurança e saúde no trabalho, que foram largamente influenciadas pela pandemia e pelas consequências desta na organização da instituição e nas suas preocupações e prioridades. Com base nos resultados obtidos, sugere-se a realização de investigações noutras instituições e eventualmente com modelos de avaliação da maturidade da cultura de segurança mais adaptados a instituições de saúde.
- Capacidade de resposta de uma unidade de cuidados intensivos: a simulação por eventos discretos na gestão de camas hospitalaresPublication . Fernandes, Ana Filipa Duarte; Santos, Sérgio Pereira dos; Amado, Carla Alexandra da Encarnação FilipeEste trabalho aborda o problema de gestão de camas hospitalares numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), de um hospital algarvio, região onde a oscilação populacional é evidente ao longo dos meses, atendendo ao turismo existente. O principal objetivo foi compreender o impacto do aumento ou diminuição de camas em UCI, através da criação de um modelo de Simulação por Eventos Discretos (SED), por forma a manter o equilíbrio entre a qualidade do serviço prestado e o impacto económico-financeiro. A UCI do estudo é composta por nove camas. Os dados foram recolhidos do programa B-Simpleã e verificou-se um total de 630 doentes nos dois anos do estudo, dos quais 15,6% não eram residentes no Algarve. A taxa de ocupação mensal variou entre os 55% e os 94%, o tempo médio de internamento foi de 6,28 dias e o tempo médio entre chegadas foi de 1,15 dias. Utilizou-se o programa Stat::Fit, para encontrar as distribuições probabilísticas com melhor ajustamento ao padrão de chegadas dos doentes e ao tempo de internamento. O modelo de SED, criado no programa Simul8â, pretendeu simular a taxa de ocupação de cada cama. Foram criados seis cenários de simulação, três com o aumento de camas hospitalares e três com diminuição e verificou-se o impacto na taxa de ocupação de cada cama. Por outro lado, através do cálculo da probabilidade de todas as camas estarem ocupadas, percebeu-se a influência no número de doentes a serem transferidos por falta de camas em UCI. Foi feita também uma estimativa do número de enfermeiros necessários para cada cenário. Os resultados demonstraram que será aceitável o aumento ou diminuição de uma cama. Um maior aumento leva a gastos desnecessários, enquanto uma maior diminuição aumenta a necessidade de transferir doentes para outros hospitais. Dado que a UCI sofre oscilações da taxa de ocupação ao longo do ano, sugere-se, no entanto, que o ajuste de camas não seja feito apenas pela avaliação de um único indicador.
- Gestão dos Riscos Psicossociais em Unidades de Saúde: O caso da UCSP de MértolaPublication . Alves, Patrícia Matilde Coelho; Pescada, Susana Soares Pinheiro Vieira PescadaA academia e as instituições mundiais e nacionais de referência na área da saúde e do trabalho têm demonstrado preocupação com o impacto dos riscos psicossociais. Estes riscos, podem afetar a saúde e bem-estar dos profissionais e ter implicações significativas no funcionamento e produtividade das unidades de saúde, colocando importantes desafios à sua gestão. A pertinência e atualidade do tema motivaram a realização de uma investigação de corte transversal, descritivo e correlacional, com o estudo de caso único, desenvolvido na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Mértola. Tem como principal objetivo identificar os fatores de risco psicossociais que afetam os profissionais de saúde desta unidade, os seus impactos e a sua importância na gestão de uma UCSP. Na investigação empírica participaram 31 profissionais de saúde da UCSP, sendo 29,0% enfermeiros, 22,6% assistentes operacionais, 22,6% técnicos superiores, 16,1% assistentes técnicos e 9,7% médicos. Em termos de metodologia, foi aplicado um questionário que permitiu a recolha de dados sociodemográficos/profissionais e a identificação dos riscos psicossociais que afetam os participantes, através do Copenhagen Psychosocial Questionnaire II (COPSOQII). Recorreu-se, também, à aplicação de entrevistas semiestruturadas a três elementos da Unidade Local de Saúde com funções relevantes em termos de gestão dos riscos psicossociais, às conversas informais e à recolha documental. O estudo permitiu caraterizar o perfil sociodemográfico e profissional da equipa multidisciplinar da unidade e identificar os riscos psicossociais que afetam os profissionais. Os técnicos superiores apresentam risco nas dimensões “exigências cognitivas”, “exigências emocionais” e “apoio social de superiores”. Nos médicos foi identificado risco nas “exigências cognitivas” e “exigências emocionais”. Os participantes identificaram a necessidade de intervenção perante os riscos psicossociais, bem como os desafios a estes inerentes. Os dados obtidos permitiram apresentar recomendações estratégicas que podem servir de base ao desenvolvimento de um plano de intervenção.
- Avaliação do desempenho dos serviços de cirurgia geral dos hospitais públicos portuguesesPublication . Câmara, Gilda Oliveira; Amado, Carla; Santos, SérgioO presente estudo pretende analisar a eficiência dos Serviços de Cirurgia Geral dos hospitais públicos das cinco regiões Portuguesas, no ano de 2018. Inicialmente obteve-se a eficiência relativa das Unidades Hospitalares, através do método Data Envelopment Analysis (DEA), onde os indicadores de entradas (inputs) e saídas (outputs) foram analisados com pressupostos de rendimentos constantes à escala (CRS), orientação para maximização de outputs e com recurso à super-eficiência. Uma vez que a nossa amostra era composta por Unidades Hospitalares Integradas e não Integradas a um Centro Hospitalar, aplicámos o Índice de Malmquist para contrastar o nível de produtividade desses dois grupos. Os resultados obtidos e observados individualmente permitiram concluir que é na região do Norte onde se localizam as unidades hospitalares mais eficientes, seguindo-se a região do Centro e Alentejo. Já as unidades que operam na região de Lisboa e do Algarve são as que apresentam taxas de eficiência mais baixas. Ainda assim, é na região de Lisboa que encontramos a unidade que serve de benchmark a um maior número de unidades ineficientes. Quando analisamos a produtividade das unidades hospitalares dos dois grupos (integradas e não integradas a um Centro Hospitalar), conclui-se que a maioria dos hospitais públicos revelam ser mais produtivos quando não integrados num Centro Hospitalar, mostrando que, por vezes, a fusão das unidades pode não ser a solução mais adequada para gerar ganhos de produtividade em determinadas especialidades.
- Earnings management in hospitals: A systematic reviewPublication . Ribeiro, Rafaela Alves; Coelho, Luís Miguel SerraA Gestão de Resultados (GR) ocorre, quando os gestores pretendem defraudar os stakeholders em relação ao desempenho económico subjacente ou influenciar os outcomes das empresas ou organizações. A GR pode ser subdividida em dois tipos: Gestão Real de Resultados (GRR), que consiste na gestão de resultados através da manipulação de atividades empresariais normais para alterar os resultados reportados ou Gestão de Resultados através de Acréscimos (GRA), em que os gestores utilizam o seu julgamento para obscurecer o verdadeiro desempenho das suas empresas. Ambos os tipos de manipulação permite aos gestores das empresas ou organizações atingirem os seus objetivos. Estas práticas além de serem consideradas imorais e não éticas, também culminam numa perda de qualidade dos dados financeiros e, por isso, têm vindo a levantar problemas na contabilidade. Desta forma, este tópico é um tema de estudo com grande relevância académica. A GR em sido detetado e reportado na literatura principalmente em entidades privadas. No entanto, estas práticas também têm sido detetadas em instituições de saúde, mais especificamente em hospitais, tanto com fins lucrativos como sem fins lucrativos. No estudo de GR em hospitais, é importante reconhecer que as instituições de saúde públicas e privadas têm objetivos completamente diferentes. A principal diferença entre estas centra-se no facto das instituições de saúde privadas terem como objetivo maximizar o valor para os seus stakeholders, enquanto as instituições de saúde públicas têm como objetivo prestar cuidados de saúde de elevada qualidade à população, tendo por isso um carácter mais social A presente dissertação é uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre práticas de GR em hospitais com o objetivo de identificar os estudos disponíveis sobre este tema, as metodologias que os autores utilizam para detetar estas práticas e as principais conclusões que já disponíveis atualmente sobre este assunto. Para além disso, o objetivo é também identificar lacunas existentes na literatura que possam conduzir a novas investigações futuras. A presente RSL que segue a metodologia de Denyer and Tranfield (2009) que possui cinco processos principais: Planeamento do SLR; Delimitação dos estudos; Seleção e Avaliação; Análise e Síntese; e Resultados. A metodologia da RSL tem-se vindo a mostrar mais vantajosa do que a Revisão de Literatura Tradicional (RLT). Em termos metodológicos, a principal diferença entre estes dois tipos de revisão é que a RSL utiliza uma metodologia sistemática e consistente e, por isso, todo o processo de seleção e análise dos artigos é mais científico do que numa RLT. Além disso, o principal objetivo da RSL é produzir um resumo equilibrado e imparcial da literatura existente sobre uma determinada questão ou tópico de investigação. Inicialmente foi realizado um scoping study para melhor entender o tema, como também para encontrar termos, que são cruciais para construir as cadeias de pesquisa utilizadas neste tipo de revisão. Neste estudo, foram utilizadas três bases de dados: Business Source Complete, Web of Science e Scopus. O portal B-ON também foi incluído, porque permite pesquisar e aceder a artigos científicos compilados a partir de outras bases de dados Nesta RSL foram produzidas 25 cadeias de pesquisa, através das palavras-chave encontradas na literatura e os conetores booleanos, no entanto foram mantidas apenas 7, uma vez que as restantes produziram um número de resultados irrelevante. O número total de resultados foi de 176 artigos, em que 112 eram duplicados e 64 seguiram para a seleção com os critérios de exclusão. Destes 64 artigos, 36 artigos foram excluídos e 28 seguiram para a seleção com os critérios de inclusão. Na amostra final, foram incluídos 17 estudos sobre EM em hospitais. Os artigos incluídos são estudos realizados em três continentes diferentes (Ásia, Europa e América do Norte) e sete países diferentes (Inglaterra, Países Baixos, Grécia, Itália, Taiwan, Coreia do Sul e Estados Unidos da América). Estes resultados mostram que a GR em hospitais tem sido prevalente ao longo do tempo e a nível internacional. Através desta SLR foi possível retirar algumas conclusões sobre a literatura incluída na amostra final sobre GR em hospitais. A principal conclusão retirada, que é unânime em todos os artigos da amostra final, é a prevalência da utilização das práticas de GR em hospitais. Além disso, concluiu-se que existe uma grande falta de estudos sobre este tema específico, uma vez que num total de 176 resultados, apenas 17 artigos foram incluídos. Para além disso, foi possível perceber que o tipo de sistema de saúde e a sua regulação são fatores que se relacionam e influenciam diretamente as práticas de EM nos hospitais. Algumas lacunas foram encontradas na literatura e estão relacionadas com a teoria, o tipo de hospitais, as metodologias utilizadas e as consequências que as práticas de GR têm nas operações dos hospitais. Relativamente às lacunas, foi possível compreender que: revela-se fundamental investir em estudos que comparem estas práticas em dois contextos diferentes, hospitais públicos e privados; poucos estudos explicam as consequências e impactos que este tipo de práticas tem nas operações e funcionamento dos hospitais; existem também poucos estudos que baseados numa teoria que ajude a desenvolver o estudo empírico; as metodologias utilizadas para a medição de GR não estão adequadas ao contexto hospitalar, e por isso, seria uma vantagem o desenvolvimento de um modelo de medição de GR específico para hospitais que se tomasse em consideração as políticas do país em que está inserido, o sistema de saúde e a sua regulação. Ao longo do desenvolvimento desta SLR foi possível identificar algumas limitações. A primeira é a falta de estudos sobre este tema específico, uma vez que as conclusões retiradas foram baseadas numa amostra final de 17 artigos. A segunda é a inclusão de estudos escritos apenas em dois idiomas, Português e Inglês. Possivelmente, em futuras revisões, a inclusão de artigos escritos em outras línguas, como Espanhol e Francês podem aumentar a amostra final de estudos. A terceira limitação identificada é a ausência de uma análise qualitativa dos estudos. Apesar de existiram os critérios de exclusão e inclusão, que auxiliam na seleção criteriosa dos artigos, estes não são suficientes para avaliar a qualidade dos artigos.