Publication
Os fundamentos da educação e da pessoa educada
dc.contributor.author | Pereira, Rui Lopes Penha | |
dc.date.accessioned | 2017-10-24T12:33:28Z | |
dc.date.available | 2017-10-24T12:33:28Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | As visões de educação e de pessoa educada aqui defendidas, inspiradas na tradição clássica, têm como objetivo central da educação o bem-estar da pessoa e este é visto como uma tranquilidade que emerge da sua autossuficiência. Tal tranquilidade é tida como o resultado de uma sorte constitutiva, em relativa ausência de algumas fontes ou formas de desordem, como uma certa comparação e o medo, vistas como os seus inimigos. Estas visões pressupõem o favorecimento de uma essência humana amorosa que se contrasta com o que se supõe ser a atual predominância de uma essência competitiva-hedonista que gera um elitismo-agressivo, deseducativo e desfavorável à instrução. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | pt_PT |
dc.identifier.other | AUT: RPP00018; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10136 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Elitismo | pt_PT |
dc.subject | Instrução | pt_PT |
dc.subject | Sorte | pt_PT |
dc.subject | Desordem | pt_PT |
dc.title | Os fundamentos da educação e da pessoa educada | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 101 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 51 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 83 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Pedagogia | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |