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Abstract(s)
É objectivo deste projecto teórico-prático produzir um corpo de trabalho
artístico e desenvolver paralelamente uma dissertação teórica em torno de processos
envolvidos na criação.
É presumível que a visão particular que um artista tem sobre a arte num sentido
amplo (a sua teoria), e o seu particular fazer artístico (a sua práxis), derivem um do
outro e se contaminem, existindo uma relação próxima entre as ideias sobre as quais
reflecte através da sua obra e a sua visão ontológica da arte. Considera-se o objecto
fulcral da arte algo que vive não apenas de uma apropriação inteligente da realidade,
mas também de um entendimento afectivo – de um sentir para além de um raciocinar. O
afecto, enquanto experiência de sentido é condição essencial para o artista que o veícula
no seu trabalho; é na sua obra que o artista modela uma coisa sentida para a devolver
como coisa dada a sentir. Dada a natureza irredutível dos objectos que resultam da
prática artística, a possibilidade de comunicar o sentido da arte através de códigos
(palavra, discurso, linguagem) consensualmente entendidos é, no entanto, posta em
causa. Trata-se de um processo que se posiciona no limite da razão, tornando-se
necessário pensar outros mecanismos para alcançar esse sentido para além daqueles
usados geralmente para compreender matérias comprováveis.
Description
Keywords
Arte Afetos Sentidos Criação artística