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  • Análise energética de edifícios públicos com auxílio de ferramentas de diagnóstico e medidas de melhoria: caso de estudo do Teatro das Figuras em Faro
    Publication . Antão, Miguel Augusto dos Santos; Sequeira, Claúdia; Monteiro, Jânio
    Atualmente, a extrema urgência ambiental, a necessidade que temos em diversificar as fontes de energia, sermos mais sustentáveis, e amigos do ambiente, complementados com a subida dos preços da energia, leva a que haja um aumento da procura de soluções de melhoria na eficiência energética de edifícios, bem como na utilização de técnicas e métodos de diagnóstico que nos auxiliem na tomada de decisões. Entre as técnicas utilizadas, a análise de vibrações e a termografia são métodos de ensaio não destrutivos, rápidos e de custos reduzidos que fornecem resultados imediatos muito precisos sobre o estado atual de funcionamento dos equipamentos. Um dos objetivos do presente trabalho é fornecer uma visão dos benefícios e dificuldades da utilização destes métodos, no entanto, a termografia terá um destaque maior na análise energética de edifícios, como ferramenta de auxílio e diagnóstico de anomalias. Pretende-se demonstrar que a utilização da termografia pode ser um importante indicador para a manutenção preditiva dos edifícios públicos. Após a avaliação do desempenho energético do edifício e na identificação dos grandes consumidores de energia, é feita uma caraterização do perfil de utilização de acordo com o histórico e previsão futura dos espetáculos, onde serão elaboradas propostas de melhoria para a redução dos consumos de energia elétrica. Serão estudadas e propostas fontes de energia alternativas, entre as quais, através da colocação de painéis fotovoltaicos, painéis fotovoltaicos com sistema de acumulação de energia; Como objetivo final, pretende-se apresentar um conjunto de melhorias com base na análise do retorno do investimento e avaliar o impacto da utilização da termografia neste tipo de estudos.
  • Ecohydrological assessment of a complex river-floodplain system for the enhancement of its multidimensional potential
    Publication . Guzmán, Damaris Rios; Chicharo, Luis; Jarosiewicz, Paweł
    River floodplain systems are critical for sustaining biodiversity and providing a wide range of ecosystem services. However, climate change and anthropogenic activities increasingly disrupt the hydrological and ecological connectivity of these systems, red ucing their resilience to external pressures. The degradation of floodplains undermines key ecosystem services, including the support of terrestrial and aquatic biodiversity, the regulation of hydrological extremes such as floods and droughts, and the sequ estration of carbon. Given the global challenges of water scarcity and associated ecological consequences, there is an urgent need for innovative management strategies to enhance the mult idimensional roles of floodplains in water resource management, biodiversity conservation, and climate change adaptation. Therefore, this thesis focused on the study of the river floodplain system that was selected as the demonstration site for the ecohydrological project LIFE Pilica (LIFE19 IPE/PL/000005) in Central Poland. The study addresse d the hydrological connectivity within the river floodplain system during spring and early summer, assessing its effects on water quality. A particular focus was placed on phosphorus dynamics between the water and sediment compartments, aiming to propose management strategies that mitigat e excessive phosphorus release for a sustainable water retention in the floodplain area. Three primary hydrological connection s were identified between the studied floodplain, Pilica river and an upstream wetland . The connectivity decreased significantly throughout the study (from 0.185 m 3 s 1 in March to 0.002 m 3 s 1 in May )), with the first connection turning into a drainage source in April due to Pilica’s water level decrease . By May, the second source dried up, and the third was projected to cease at a river discharge below 12 m³s⁻¹ (R² = 0.94). Principal Component Analysis (PCA) revealed a greater difference between water quality from the o xbow l ake with the river ’s inflow (35.4%) than with the wetland’s outflow ( 15.5%). This shift underscores an increased risk of eutrophication in both water bodies, driven by prolonged residence times, nutrient accumulation, and the lack of water exchange from the river. Sediment analysis revealed significant differences in water content and organic matter between samples ( p < 0.05 at the studied floodplain part . Most sediments were rich in organic phosphorus and bound to Fe, Al, and Mn. Sorption tests showed greater phosphorus adsorption in air dried sediments and a high zero equilibrium phosphorus concentration (EPC₀), indicating a tendency to release phosphoru s when exposed to river water , thus highlighting the need of proper management prior increasing hydrological connectivity . In conclusion, the implementation of a water retention basin in the area will tackle the greatest threat to the studied river floodplain system: the progressive loss of hydrological connectivity. Furthermore, the potential risk of phosphorus release was ev aluated to refine the management strategy , ensuring it effectively mitigates nutrient loading and supports long term ecosystem health.
  • Improvement of Chlorella sorokiniana to increase the production of lipophilic compounds
    Publication . Lourenço, Cristiana Isabel Rodrigues; Varela, João Carlos Serafim; Schüler, Lisa Maylin
    Microalgae represent a promising alternative to terrestrial plants as a natural source of bioactive compounds with anti-inflammatory and antioxidant properties. These compounds can provide health benefits and help to prevent chronic diseases, such as inflammatory bowel disease (IBD), when incorporated into functional foods, nutraceuticals, and pharmaceuticals. However, large-scale microalgae production faces challenges in ensuring economic viability. Alongside optimising process parameters, strain improvement is a promising approach to enhance productivity and fine-tune the accumulation of target compounds. The Algae4IBD project aimed at developing novel algal-based products to treat IBD, identified lipophilic extracts from Chlorella sorokiniana with high anti-inflammatory activity. Therefore, the thesis aimed to increase the production of lipophilic compounds in C. sorokiniana under heterotrophic conditions. To accomplish this, chemically induced random mutagenesis using ethyl methanesulfonate (EMS) and screening with lipid pathway inhibitors led to the isolation of several inhibitor-resistant colonies. Among them, mutant M9 emerged as the most promising strain with a light green colour, which is considered more appealing for consumers, distinguishing itself from other mutants. This novel M9 strain exhibited a specific growth rate of 1.41 ± 0.01 d−1, biomass productivity of 2.02 ± 0.07 g L−1d−1 and biomass concentration of 6.85 ± 0.12 g L−1, similar to that of the WT. In addition, as quantified by BODIPY505/515 fluorescence in flow cytometry and gravimetry, its lipid content of 18.1 ± 0.3% DW was 50% higher than the WT's, 11.8 ± 1.20% DW. A preliminary two-stage cultivation involving the induction of lipophilic compounds, through exposure to 30 g L⁻¹ sea salt and/or 140 μmol m⁻² s⁻¹ of light, did not significantly increase lipid accumulation (p > 0.05), suggesting further optimization is needed. Despite this, the promising characteristics of mutant M9, particularly its higher lipid content, make it a strong candidate for further development in the commercial production of microalgae-based products.
  • Turismo cultural ao nivel no destino Algarve. Caso de estudo dos percursos pedonais nos Centros Históricos das Cidades de Portimão e Loulé
    Publication . Rodrigues, Ana Filipa Rocha; Rosa, Maria Manuela Pires; Rebelo, Efigénio da Luz
    O conceito de Turismo Acessível evoluiu de um segmento promotor da acessibilidade segundo a abordagem do design universal, que atende às necessidades das pessoas com deficiência, a uma abordagem mais abrangente de Turismo de qualidade. As Rotas Turísticas visam a promoção do destino e da cultura local, possibilitando formas de estimular os visitantes à obtenção de experiências culturais, e.g, a observação da arquitetura local na paisagem urbana. A atual investigação tem como tema o Turismo Cultural Acessível no destino Algarve, pretendendo analisar as rotas turísticas pedonais existentes em dois centros históricos: “Rota Turística Acessível” de Portimão e os Itinerários Pedonais “Comércio” e “Património” de Loulé. Existe um gap na literatura sobre a satisfação dos consumidores das Rotas Culturais e a Acessibilidade percebida. O objetivo proposto neste estudo consiste em analisar a satisfação dos consumidores das referidas rotas, a partir de inquéritos realizados na Época Alta e na Época Baixa. A análise foi limitada pelos seus produtos, serviços e experiências culturais acessíveis. Através da análise estatística, Regressão Logística Binária, pretende-se verificar quais os determinantes da satisfação dos consumidores dos percursos pedonais culturais, ao nível da acessibilidade, bem como apurar quais os atributos do Turismo Cultural Acessível de um itinerário que podem ser benéficos e complementares para o outro e vice-versa. Os resultados apresentados indicam que existem boas práticas associadas ao Turismo Cultural Acessível e ao desenvolvimento sustentável do destino Algarve, podendo a acessibilidade ser um elemento contribuidor no planeamento e gestão sustentável dos destinos turísticos.
  • Socio-economic implications of artificial reef deployment: a Portuguese case study.
    Publication . Ramos, Jorge Humberto Palmeira; Neves, Miguel Santos
    The scarcity of fish resources and human pressure over coastal zones are major problems at the present time. Artificial reefs (ARs), man-made structures placed in the sea, offer a possible way in which these problems might be mitigated. There are many studies on the benefits of ARs in terms of biological production, but as regards socio-economics a number of important gaps persist. (...)
  • The role of creative tourism in tackling social exclusion among older artisans: The case of Loulé Criativo
    Publication . Akdemir, Hilal; Gonçalves, Maria Alexandra Patrocínio Rodrigues; José, José Manuel Sousa de São
    This thesis investigates the transformative potential of creative tourism by examining its role in tackling social exclusion among older artisans and enhancing their quality of life. Structured as three interconnected papers, the research includes a systematic review of the literature, and two qualitative papers reporting an exploratory case study within the Loulé Criativo Turismo Network. The first paper presents a comprehensive map of empirical research on creative tourism, revealing lines of research, research settings and participants, theoretical approaches, research conclusions, and methodological imbalances. The second paper explores the role of creative tourism in tackling social exclusion among older artisans, emphasizing which and how the various dimensions of social exclusion are positively affected by the provision of creative tourism activities by older artisans. The third paper examines the impact of creative tourism on the quality of life of older artisans, identifying the dimensions of quality of life that are positively impacted by the participation of older artisans in the provision of creative tourism activities, as well as the mechanisms through which this impact occurs. The results of these two papers clearly point to the role of creative tourism in promoting social inclusion and quality of life for older artisans. These results have implications for tourism research, as well as to policy and professional practice. All in all, this thesis establishes a link between creative tourism, social inclusion, and quality of life, emphasizing the need for heightened awareness among researchers, tourism professionals and policymakers to harness the full potential of creative tourism in contributing to the well-being of individuals involved in or affected by creative tourism activities.
  • Trabalhar a Educação Inclusiva em contexto de Educação Pré-Escolar
    Publication . Massano, Vera Lúcia Carriço; Borges, Maria Leonor
    A Declaração dos Direitos Humanos consigna o reconhecimento do acesso à educação como um dos direito de todos os seres humanos. Este reconhecimento tem vindo a marcar as agendas internacionais em matéria de educação e as políticas educativas de cada país no sentido de garantir o cumprimento daquele direito para Todas as crianças e jovens independentemente das diferenças que os caraterizem (por exemplo, de cultura, de situação socioeconómica, de género, de religião, de deficiência). Cumprindo estas orientações as políticas educativas em Portugal nas últimas décadas têm vindo a promover a educação inclusiva e a construção de contextos educativos inclusivos, que garanta o acesso e o sucesso de Todos os estudantes. O trabalho desenvolvido pelos docentes desempenham um papel crucial na construção da educação inclusiva, como tal é importante que estes estejam familiarizados com o conceito de educação inclusiva e com a concretização de práticas inclusivas. Através deste estudo com o tema “Trabalhar a Educação Inclusiva em contexto de Educação Pré-escolar”, procurou-se identificar e compreender quais as principais dificuldades na inclusão educativa de crianças com necessidades e barreiras à aprendizagem em contexto de educação pré-escolar. Desenvolveu-se um estudo de investigação-ação, de cariz qualitativo e interpretativo, num jardim de infância do distrito de Faro, com a participação de dez crianças que apresentavam barreiras à aprendizagem e de três educadoras. Na recolha de informação o estudo recorreu à análise documental, à observação direta e participante, a entrevistas semiestruturadas, a notas de campo e a registos fotográficos. Os resultados do estudo revelam que a instituição pratica uma educação inclusiva, que as atividades são concebidas nesta perspetiva e que todas as crianças são sempre incentivas a participarem nas mesmas. A instituição tem como filosofia que a participação é sempre uma decisão da criança, como tal, esta nunca é obrigada quando manifesta, de forma assertiva, não querer participar. As dificuldades sentidas pelas educadoras na inclusão de crianças são ultrapassadas em equipa educativa , onde, analisando os casos, se identificam os obstáculos e definem estratégias que ajudem à inclusão das crianças que apresentam maiores desafios à inclusão dentro e fora da sala de atividades.
  • A importância das emoções em idade pré-escolar: crescer a aprender
    Publication . Carrasco, Tânia Isabel Branquinho; Luísa, Cláudia Cristina Guerreiro
    O presente relatório intitulado: “A Importância das Emoções em idade Pré-Escolar: Crescer a Aprender” foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no 2º ano do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este estudo contou com um total de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, sendo que a instituição se encontra localizada na cidade de Albufeira. Como principais objetivos a investigação visou promover o desenvolvimento emocional nas crianças e proporcionar a sua regulação em idade pré-escolar. Foi definida uma questão de partida para estudo, a qual incidiu sobre: “Qual a importância do desenvolvimento emocional em idade pré-escolar? A investigação em questão, é de carácter qualitativo com o intuito de analisar os comportamentos e atitudes, compreender e combater os problemas. Neste estudo foi necessário utilizar diversas técnicas de recolha de dados: análise documental, pesquisa bibliográfica, notas de campo, registos audiovisuais e entrevistas semiestruturadas. A importância das emoções na educação pré-escolar é um tema importante a ser trabalhado nesta idade, pois, é aqui que a criança aprende diferentes formas de se relacionar com os outros e de se expressar, sendo importante prepará-las desde cedo para viver em sociedade. No final do estudo foi possível verificar um progresso nas crianças, pois, já falavam abertamente, conseguiam exprimir e explicar o que sentiam, reconhecendo em si e nos pares/colegas as emoções.
  • Evaluation of Ballan wrasse (LABRUS BERGYLTA) juvenile development with two commercial feeds at Mowi Rensefisk
    Publication . Saúde, Carolina Serra; Oliveira, Catarina Cortes Valente de; Overrein, Ingrid
    Farmed Ballan wrasse ( Labrus bergylta ) is an efficient cleaner fish used for non medicinal de licing of Atlantic salmon in sea cages. The idea is replacing the use of wild caught individuals due to considerations for biodiversity and risk of overfishing local wrasse populations. Low g rowth rate during production has been a common struggle, resulting in fish not reaching the desired minimum size when they are to be shipped to different facilities for further development before being deployed to the salmon sea cages. Another difficulty is fins development, with the increased demand for Ballan wrasse in com mercial applications, Norwegian food authority is improving welfare regulation concerning this species. Due to pectoral fin erosion the mortality rate is exceedingly hi gh during the first weeks after deployment to the salmon pens, considering that fin erosion begins at the rearing facilities it becomes a point of important focus. The aim of this study was to find a more suitable feed for Ballan wrasse as well as ideal r earing conditions to improve survival and performance. This trial consisted in three tanks : control tank, Biomar II and Biomar III with 116 000, 88 000 and 90 000 fish respectively , with regular samples of 30 individuals over a three month period. Length, average weight, pectoral and caudal fin erosion were analyzed. Two commercial feeds were employed: Otohime, a well established finfish feed, and Biomar Symbio Plus, a relatively new and custom developed feed for Ballan wrasse . Also, hidings were introduced in the Biomar II tank for a portion of the trial. Results showed an even growth rate in the three groups during the first two months of the trial, and a pronounced growth was registered in the Biomar groups during the last month. It was distinctly observed that Biomar tanks held better fin health througho ut the trial, in contrast to Otohime. This study showed that by keeping a lower density during production the use of a specialized feed could improve the rearing quality and robustne ss of Ballan wrasse.
  • Dinamizar o uso dos cinco sentidos elementares na resolução de problemas na Educação Pré-Escolar
    Publication . Pires, Ana Rita Brásia; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos Coelho
    O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de jardim de infância, numa Instituição Particular de solidariedade Social (I. P. S. S.), em Faro. O estudo teve como principal objetivo trabalhar a utilização dos cinco sentidos integrada numa abordagem de resolução de problemas. Participaram no estudo 25 crianças, das quais, nove do sexo feminino e dezasseis do sexo masculino, na faixa etária dos 3-4 anos. A investigadora organizou as crianças em grupos de 2, 3 ou 4 crianças, dependendo da atividade a realizar. A estratégia investigativa e de intervenção didática desenvolveu-se em 5 etapas que incluíram: uma análise documental; uma entrevista semiestruturada; uma etapa diagnóstico; fase de sensibilização para o tema através da leitura mediada da história intitulada Vamos ajudar os cinco sentidos, escrita pela investigadora e a fase de avaliação da aprendizagem. As questões que motivaram a investigação, foram: As crianças têm perceção de que utilizam os cinco sentidos elementares na resolução de problemas? e Podemos aperfeiçoar o uso dos cinco sentidos elementares na resolução de problemas?. Para tentar dar resposta a estas questões idealizaram-se problemas cuja resolução exija apenas o uso de um dos cinco sentidos elementares e tentou-se perceber se a resolução de problemas promove a aprendizagem relacionada com os sistemas sensoriais. O estudo em questão baseou-se numa metodologia de cariz qualitativo, recorrendo a um paradigma interpretativo e a recolha de dados foi efetuada com recurso a análise documental, pesquisa bibliográfica, observação, notas de campo, registos audiovisuais e entrevistas semiestruturadas. Recorreu-se a uma abordagem prática com a participação das crianças em diferentes atividades sensoriais que eram acompanhadas de evidências que permitiam compreender qual a resposta ao enigma. Os resultados revelaram que a prestação das crianças na resolução da atividade enigma, cuja resolução requeria o uso do tato, foi a mais elevada, tendo 24 participantes resolvido o enigma. Constatou-se também que a capacidade de resolução dos enigmas melhorou com a prática das atividades, não se tendo observado, contudo, uma evolução linear. É, por isso, aconselhável que se incentive ao uso de todos os sentidos e ao reconhecimento das partes do corpo que estão associadas.