Repository logo
 
Publication

InfluĂȘncia da rota dos vinhos no enoturismo do Algarve

dc.contributor.authorSerra, Cristiana
dc.contributor.authorSerra, Manuel
dc.contributor.authorChoupinha, R.
dc.contributor.authorHenriques, ClĂĄudia Helena
dc.contributor.authorPinho, Marta
dc.date.accessioned2015-10-29T11:35:03Z
dc.date.available2015-10-29T11:35:03Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis article aims to approach the Wine Route in Algarve, while fueling the Enotourism in the Region. In methodological therms, secondary sources were consulted, including literature considered relevant, as well the analysis of the case Tenerife, as a destination where Enotourism was successfully implemented. The primary sources used for the case study were based on an analysis of interviews to the producers associates to the Algarve Wine Route (AWR) and an interview with the head of AWR, which led to the view and vision of the leaders in the implementation of this project. In order to give greater depth to the theme addressed the issue of external promotion of wine tourism, verifying which markets to consider in attracting tourists for using such statistics and information listed on the Portuguese Tourism Website. The main results point to the need for continuity the consolidation and reinforcing the AWR, increasing the collaboration between partners and among economic actors. In the opinion of the respondents, the external markets are the major destination for both the flow of wine production, as for attracting new customers and as such should be treated as strategic markets.pt_PT
dc.description.abstractO presente artigo visa averiguar de que modo a Rota dos Vinhos do Algarve (RVA) pode constituir-se como um contributo para o desenvolvimento do Enoturismo, enquanto produto turĂ­stico atrativo e competitivo na regiĂŁo. Metodologicamente, apoia-se em fontes secundĂĄrias, nomeadamente bibliografia relevante e estudo de experiencias de desenvolvimento de Enoturismo em destinos de Sol e Mar (com enfoque no caso de Tenerife). Recorre tambĂ©m a fontes primĂĄrias, as quais assentam na anĂĄlise de conteĂșdo de entrevistas ao coordenador e a produtores vitivinĂ­colas membros da Rota, visando-se determinar a perspetiva dos principais responsĂĄveis na dinamização da RVA. Abordou-se ainda a questĂŁo da promoção externa no sentido de verificar os mercados a considerar na captação de turistas, com recurso a estatĂ­sticas. Os principais resultados apontam para o facto dos mercados externos serem determinantes no escoamento da produção vitivinĂ­cola e para a captação de novos clientes, sem esquecer que Ă© de extrema importĂąncia cativar o cliente que jĂĄ se encontra no destino, a usufruir das valĂȘncias associadas ao Enoturismo. Paralelamente, ressaltam a necessidade de um esforço de consolidação e de uma maior divulgação da RVA assente na colaboração entre parceiros e agentes econĂłmicos. É realçada ainda a importĂąncia da criação de um espaço fĂ­sico para a sede da RVA e a necessidade de apostar na inovação tecnolĂłgica, como a criação de uma enoteca, uma loja virtual, e um site apelativo e interativo.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8472-57-1
dc.identifier.otherAUT: CHE00774;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/6947
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherTMS Algarve 2014pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://esghtconferences.org/tms2014/index.php/TMS2014/TMS2014/paper/view/1451pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnoturismopt_PT
dc.subjectRota dos vinhospt_PT
dc.subjectAlgarvept_PT
dc.subjectDieta mediterrĂąnica
dc.titleInfluĂȘncia da rota dos vinhos no enoturismo do Algarvept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaro, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage142pt_PT
oaire.citation.startPage127pt_PT
oaire.citation.titleTourism & Management Studies International Conferencept_PT
person.familyNameSerra
person.familyNameDionĂ­sio Serra
person.familyNameHenriques
person.givenNameCristiana
person.givenNameManuel AntĂłnio
person.givenNameClĂĄudia Helena
person.identifier.ciencia-idAC17-7A30-03BD
person.identifier.ciencia-id6B1F-5723-C81A
person.identifier.orcid0000-0001-9914-1812
person.identifier.orcid0000-0002-0432-6345
person.identifier.orcid0000-0003-0862-2552
person.identifier.scopus-author-id57193486468
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication97c6d8b0-5343-43e2-9d26-d28dd769ee25
relation.isAuthorOfPublication62dd2a54-912e-4f19-ae85-33707db74aa4
relation.isAuthorOfPublicationc3056371-f5c8-43d8-831e-4de25fc09ad7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97c6d8b0-5343-43e2-9d26-d28dd769ee25

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
THE_ALGARVES_WINE_ROUTE_AS_A_PROMOTER_OF_THE_WINE_TOURISM_ON_THE_ALGARVE.pdf
Size:
666.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: