Repository logo
 
Publication

PNC e Redes Sociais: um estudo em torno de desafios e oportunidades na web social

dc.contributor.authorPinto, João
dc.contributor.authorCardoso, Teresa
dc.contributor.authorSoares, Ana
dc.date.accessioned2021-07-30T12:22:19Z
dc.date.available2021-07-30T12:22:19Z
dc.date.issued2020
dc.descriptionArtigo integrado no projeto de investigação com o título “Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”, nomeadamente no projeto de tese do primeiro autor, inscrito no doutoramento em Média - Arte Digital – Universidade Aberta/ Universidade do Algarve, com orientação científica das coautoras.pt_PT
dc.description.abstractNeste texto propomo-nos a refletir sobre a relação entre o Plano Nacional de Cinema e as Redes Sociais, no contexto da sociedade atual, em rede, apresentando, para o efeito, o projeto de investigação em curso “Educação, Cinema, Redes Sociais: a estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”. Os fundamentos do estudo passam pelos conceitos de educação aberta e audiovisuais, concebidos no âmbito da tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais, com o propósito de compreender como este Plano faz uso das redes sociais digitais online, expoente máximo das ferramentas associadas à web social. Para o efeito, considera-se, em particular, a relação entre cinema, educação e redes sociais, tendo em conta os estilos de vida digital da sociedade contemporânea e a importância de desenvolver e divulgar diferentes literacias. Estas reflexões terão também em conta a prática do Plano Nacional de Cinema, iniciativa do governo português criada para promover o desenvolvimento da literacia cinematográfica no meio escolar. Por fim, será possível concluir que a afinidade entre cinema e educação remonta às origens do próprio cinema, tendo evoluído não só com as tecnologias fílmicas e metodologias pedagógicas, mas também com a influência de novos estilos de vida na sociedade. Assim, na sociedade digital, online e audiovisual de hoje, e como a relação entre cinema e educação também é dinâmica, encontra agora outros desafios e novas oportunidades. In this text we propose to reflect about the relationship between the Portuguese National Film Plan and Social Networks, in the context of current society, in a network, presenting, for this purpose, the ongoing research project “Education, Film, Social Networks: a study about the National Film Plan.” The fundamentals of the study include the concepts of open education and audiovisuals, envisaged under the theoretical triad Education / Film / Social Networks, with the purpose of understanding how this Portuguese Plan makes use of digital social networks online, the maximum exponent of the tools associated to the social web. For this purpose, the relationship between film, education and social networks is considered in particular, taking into account the digital lifestyles of contemporary society and the importance of developing and disseminating different literacies. Such reflections will also take into account the practice of the National Film Plan, an initiative of the Portuguese government created to promote the development of film literacy in the school environment. Finally, it will be possible to conclude that the affinity between film and education goes back to the origins of film itself, having evolved not only with filmic technologies and pedagogical methodologies, but also with the influence of new lifestyles in society. Thus, in nowaday's digital, online and audiovisual society, and since the relationship between cinema and education is dynamic too, it now finds both other challenges and new opportunities.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinto J., Cardoso, T. & Soares A. I. (2020). PNC e Redes Sociais: um estudo em torno de desafios e oportunidades na web social. In A. C. Valente (Cord.) AVANCA CINEMA 2020. Edições Cine-Clube de Avança. ISSN: 2184-0520pt_PT
dc.identifier.isbn2184-0520
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/16846
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições Cine-Clube de Avançapt_PT
dc.relationEducação, cinema e redes sociais: um estudo sobre o Plano Nacional do Cinema
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectFilmpt_PT
dc.subjectSocial networkspt_PT
dc.subjectPortuguese National Film Planpt_PT
dc.subjectFilmic literaciespt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectPlano Nacional de Cinemapt_PT
dc.subjectLiteracia fílmicapt_PT
dc.titlePNC e Redes Sociais: um estudo em torno de desafios e oportunidades na web socialpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleEducação, cinema e redes sociais: um estudo sobre o Plano Nacional do Cinema
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBD%2F137359%2F2018/PT
oaire.citation.conferencePlaceAvanca, Aveiro, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage599pt_PT
oaire.citation.startPage591pt_PT
oaire.citation.titleAVANCA CINEMA 2020 - Conferência Internacional sobre Cinema, Arte, Tecnologia e Comunicaçãopt_PT
person.familyNamePinto
person.familyNameSoares
person.givenNameJoão
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-id7411-0E45-B572
person.identifier.ciencia-idD210-8245-81AB
person.identifier.orcid0000-0002-8161-2513
person.identifier.orcid0000-0003-2324-8319
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione5e349b1-0145-4b95-84a6-2b4e9b2d11c2
relation.isAuthorOfPublication29b4d575-d4ff-4a54-acd0-cf2beccab642
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery29b4d575-d4ff-4a54-acd0-cf2beccab642
relation.isProjectOfPublication0495e71e-32a5-40ae-8664-b5842626bfc9
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery0495e71e-32a5-40ae-8664-b5842626bfc9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AVANCA - JP TC AIS.pdf
Size:
201.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format