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CAC2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

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Conteúdo: Artigos em revistas ou actas de conferências indexadas

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 193
  • "Telalternativas", de Junia Barreto e Telmo Fadul (orgs.)
    Publication . Cunha, João Paulo de Carvalho dos Reis e
    É a noção mesma de tela enquanto suporte para expressão humana que é posta em questão na coletânea Telalternativas organizada por Junia Barreto e Telmo Fadul. Esse volume é o resultado do encontro “Entre TELAAS”, organizado pelo Núcleo TELAA (Telas Eletrônicas, Literatura & Artes Audiovisuais), da Universidade de Brasília, em dezembro de 2016, reunindo acadêmicos e agentes das artes e da cultura para discutir o papel das telas no contexto atual. Os vários textos aí reunidos debruçam-se sobre a multiplicação da noção de tela na contemporaneidade. Das paredes da caverna ou placas de madeiras e pelas páginas de papel, passando pelas transformações do final do século XIX e ao longo do século XX, com as imagens em movimento, em que se viu nascer a tela do cinema assim como seus desdobramentos pelos meios eletrônicos como a televisão e o vídeo.
  • Análise do filme "Timecode" e suas múltiplas telas sob a perspectiva de Deleuze
    Publication . Cunha, João Paulo de Carvalho dos Reis e
    Este artigo analisa o filme Timecode (2000), de Mike Figgis, pelas especificidades de sua tela dividida em quatro imagens simultâneas e montagem temporal apoiada na atuação do olhar do espectador. Discutimos inicialmente seus aspectos qualitativos e simbólicos; sua aproximação com a estética das interfaces gráficas digitais e montagem espacial conceituada por Lev Manovich (2001), para enfim o submetermos às categorias definidas por Deleuze (1983). Concluímos que, nos pontos de afastamento entre a linguagem do filme e a teoria deleuzeana, esta permanece válida, mas deve ser deslocada dos elementos imanentes à imagem para uma análise da própria experiência cinematográfica em múltiplas telas.
  • A taxonomia deleuzeana para a imagem-movimento em "Relatos do mundo"
    Publication . Drigo, Maria Ogécia; Cunha, João Paulo de Carvalho dos Reis e
    Este artigo tem como objetivo explicitar o potencial de significados do filme Relatos do mundo aplicando a taxonomia de imagens cinematográficas propostas por Deleuze. Para tanto, apresenta-se o conceito de imagem-movimento; discute-se a divisão em imagem-afecção, imagem-ação e imagem-relação e, por fim, apresentam-se análises de sequências do filme. O artigo é importante por explorar uma classificação de imagens cinematográficas que permite a realização de análises para além das narrativas.
  • O pós-modernismo e as faces do capitalismo global em "Ready Player One: Jogador 1"
    Publication . Cunha, João Paulo de Carvalho dos Reis e
    O filme “Ready Player One: Jogador 1”, suas referências à cultura pop e representações do capitalismo global dentro do seu metaverso ficcional são o tema deste artigo. A partir de revisão bibliográfica de Jameson (1997) e Matte (2020), explicitamos como a cultura pop extrai elementos dos seus contextos históricos e geográficos originais e os agrega em novas obras da cultura de massa, constituindo-se como a forma cultural do capitalismo global, chamada pós-modernismo. Na sequência, discutimos como as estruturas desse capitalismo se apresentam no filme, uma vez que, dentro do metaverso, os jogadores são obrigados a coletar dinheiro para adquirirem vantagens estratégicas sobre os outros. Dessa forma, as estruturas do capitalismo mostram-se transpostas ao mundo digital, mas com um agravante: as vidas real e virtual, no contexto do filme, são entrelaçadas de forma que perder dinheiro no mundo virtual significa perder também no real. Concluímos que essa obra permite vislumbrar alguns possíveis caminhos para o desenvolvimento do metaverso no mundo real (alguns dos quais já são visíveis), com seus eventuais benefícios e riscos.
  • O Cinema como linguagem sob a perspectiva de Christian Metz
    Publication . Cunha, João Paulo de Carvalho dos Reis e
    O artigo tem como objetivo apresentar os principais conceitos da Linguística de Ferdinand de Saussure e como estes foram incorporados à Semiologia do cinema por C. Metz. Discutimos inicialmente os conceitos saussurianos: a língua e a fala, o signo e o valor linguísticos e a formação de sintagmas. A seguir, abordamos como esses conceitos foram trabalhados por Metz na semiologia do cinema: o plano como unidade significativa mínima, o signo no cinema, denotação e conotação, paradigmática e sintagmática, montagem e linguagem cinematográficas. Utilizamos como recorte as teorias aplicadas ao cinema narrativo clássico. Concluímos que as teorias linguísticas se mostram obsoletas para dar conta do potencial sígnico das imagens cinematográficas em face de seus desenvolvimentos posteriores.
  • Epistemicídios de grupos minoritários no Brasil: um levantamento de pesquisas sobre o tema no período de 2017 a 2021
    Publication . Martinez, Monica; Cunha, João Paulo de Carvalho dos Reis e
    O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento não quantitativo de pesquisas sobre o tema do epistemicídio, entendido como um silenciamento de epistemologias diversas da imposta mundialmente por potências ocidentais a partir do século XVI. Adotamos Grosfoguel (2016) como referencial para discutir o tema e seus antecedentes históricos, e também a data dessa publicação como marco para o recorte temporal de nosso levantamento (2017-2021). Utilizamos como fonte o Portal de Periódicos da Capes, a partir do qual selecionamos 20 artigos que versam sobre epistemicídios contra negros, indígenas, mulheres e LBGTQIA+, além de ações para seu enfrentamento. Concluímos que os epistemicídios, nos dias de hoje, ainda são reflexo dos iniciados no século XVI.
  • "Você fala Chatês?" utilizar novos media na aprendizagem da língua materna
    Publication . Ignacio Aguaded; Côrtes Moreira, Sandra Cristina
    Milhares de pessoas no mundo inteiro e em Portugal, também, usam hoje o telemóvel , as salas de conversação (chats) e os serviços de IM-instant messaging, como é o caso do MSN.
  • Tourism literacy: building a proposal of competencies based on the mediators of the Algarve and their contributions to the concept
    Publication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Pérez-Rodríguez, M. Amor; Borges, Gabriela; Lopes-Neto, Miguel
    O artigo dá nota de uma investigação em curso, que analisa as produções mediáticas de três Organizações de Gestão de Turismo do Algarve/Portugal (Região de Turismo do Algarve – RTA, Associação de Turismo do Algarve – ATA e Município de Faro). O objetivo é poder conceptualizar a Literacia Turística, bem como as competências a ela associadas, assim como o papel desempenhado pelos mediadores envolvidos neste processo que os liga, através dos seus canais de comunicação, aos turistas. Com base nos modelos propostos por Pérez Rodríguez e Delgado-Ponce (2012), Ferrés e Piscitelli (2012) e Scolari et. al. (2018) estamos a construir uma proposta de competências, apontando o Conhecimento, a Compreensão e a Expressão como dimensões essenciais para a existência de uma alfabetização no âmbito da indústria turística, tendo em consideração que a Literacia Turística fará parte de um processo de aprendizagem contínuo e holístico, integrado numa nova ecologia de múltiplas alfabetizações.
  • 'Do U txt?' - Using 'txting' to learn maternal languages: A Portuguese case study
    Publication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Aguaded Gomez, Ignácio
    Analysing the influence of new technologies/media (e.g., mobile phones, chats, instant messaging services) on the use and learning of maternal languages basic rules is the goal of this investigation, involving teachers and students (10th, 11th and 12th grade pupils, aged between 16 and 21) at the Escola Secundária de Silves – ESS (Algarve/Portugal), and extended to include at the Irish School of St. Tiernan’s Community (Dublin/Ireland). The use of txting, commonly pointed out as being responsible for the destruction of correct knowledge/mastery of maternal language rules in younger people is, however, in our opinion, one more factor proving the constant adaptability/transformation of languages, revealing the user’s high creativity, ability to synthesise and to introduce – in txting itself – different language skill levels. Exercises using txting were developed/applied at the ESS, proving to be motivational (both for students and teachers) and efficient in transmitting Portuguese language rules.
  • Using “Txting” to teach/learn maternal languages
    Publication . Aguaded Gomez, Ignacio; Côrtes Moreira, Sandra Cristina
    Text messaging (commonly known as txting) has become a preferred form of communication among young people worldwide. More than a fashion accessory, texting from mobile devices is fast becoming a Computer Mediated Communication (CMC) form of expression, albeit one often accused of introducing dramatic changes to every language it touches. Even though we find signs of spelling and grammatical inventions in the text messages of young users —such as abbreviations, quick sentences, questionable punctuation—this practice will not affect the structure of a language, since languages (as products of conventions, accepted and transformed at the same rhythm as societies and mentalities that propel them) progress and modify themselves constantly, without being destroyed in the process.