SSMICA2019_paper_28FA.pdf1010.04 KBAdobe PDF Download

O projeto PERSISTAH propõe estudar o risco sísmico das escolas do primeiro ciclo do ensino básico localizadas nas regiões do Algarve (Portugal) e de Huelva (Espanha), dando assim cumprimento aos objetivos das Plataformas Nacionais para a Redução do Risco de Catástrofes (PNRRC) das Comissões Nacionais de Proteção Civil de Portugal e Espanha. O PERSISTAH tem como principais objetivos, melhorar o conhecimento mútuo das realidades das duas regiões, designadamente dos códigos sísmicos de cada país, e sobre as práticas construtivas regionais. Para tal foi criada uma ficha global de recolha de informação sobre as escolas do 1º ciclo (142 no Algarve e 139 em Huelva), que tendo em conta as especificidades das duas regiões. Foi desenvolvido um programa informático para a gestão da segurança sísmica das escolas, composto por três módulos: i) gestão da base de dados das escolas; ii) definição da ação sísmica a considerar; e iii) determinação do grau de dano e o School-Score de cada escola (um sistema de hierarquização do risco sísmico dos edifícios das escolas). Também foram desenvolvidos materiais pedagógicos para as crianças e professores. Os resultados obtidos com o programa informático desenvolvido mostram que os espectros de resposta estabelecidos pelos códigos sísmicos de Portugal e de Espanha são muito diferentes. Além disso, também se observaram diferenças muito significativas em função da lei de atenuação usada.

Vulnerabilidade sísmica Risco sísmico Reabilitação sísmica Educação e comunicação

ESTÊVÃO, J.M.C.; FERREIRA, M.A.; BRAGA, A.; CARREIRA, A.; BARRETO, V.; REQUENA-GARCÍA-CRUZ, V.; SEGOVIA-VERJEL, M. L.; MORALES-ESTEBAN, A.; SÁ, L.F.; OLIVEIRA, C.S. (2019) – Projetos de escolas resilientes aos sismos no território do Algarve e de Huelva (PERSISTAH). Em 11ª Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica (Sísmica 2019). p. 1-12.