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As políticas de educação básica de adultos à prova da Sociologia: uma avaliação da herança do programa de políticas públicas iniciativa Novas Oportunidades

dc.contributor.authorMartins, João
dc.date.accessioned2019-07-19T16:10:24Z
dc.date.available2019-07-19T16:10:24Z
dc.date.issued2016-12
dc.description.abstractA iniciativa Novas Oportunidades resultou de um forte voluntarismo governamental que teve como grande objectivo a elevação da qualificação da população portuguesa e o reconhecimento e a certificação dos adquiridos experienciais que as pessoas adultas desenvolvem ao longo das suas vidas. Esta medida teve uma enorme visibilidade social em Portugal, gerando inclusivamente uma forte controvérsia na arena pública, com os seus crentes defensores a posicionarem a INO ao serviço da “batalha da qualificação”; e no pólo oposto, os cépticos, a defenderem a ideia de que a INO mais não fez do que “certificar a ignorância”. Torna-se assim da maior importância indagar a partir da produção cientificamente sustentada pelos cientistas da educação quais foram afinal os efeitos da INO na qualificação da população portuguesa. Mobilizando alguns dos principais estudos que se fizeram em Portugal procura-se contribuir para uma visão mais objectiva da herança deste programa governamental. Os resultados permitem-nos desde logo encontrar efeitos de sentido positivo no desenvolvimento de competências de literacia; no uso das competências de TIC; no reforço das disposições para continuar a aprender e procurar mais educação; até ao reforço de competências de cidadania, hoje cruciais para a vivência num mundo social de enorme complexidade e incerteza. Podemos ainda também constatar que um dos efeitos esperados das finalidades do programa menos conseguido foi ao nível da empregabilidade dos indivíduos e aqui é preciso em nosso entender desmistificar as versões funcionalistas da educação que fazem depender a empregabilidade quase única e exclusivamente da aposta no investimento em educação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96261-6-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12668
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de adultospt_PT
dc.subjectPolíticas públicaspt_PT
dc.subjectIniciativa Novas Oportunidadespt_PT
dc.titleAs políticas de educação básica de adultos à prova da Sociologia: uma avaliação da herança do programa de políticas públicas iniciativa Novas Oportunidadespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseu, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage178pt_PT
oaire.citation.startPage168pt_PT
oaire.citation.titleActas do XIII Congresso SPCE, 2016 - Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação, Escola Superior de Educação de Viseupt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameJoão Eduardo
person.identifier.ciencia-id0017-FC9E-61D6
person.identifier.orcid0000-0002-7839-1799
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication22138d37-d8b9-4b3b-bf52-601d47f4a547
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