Publication
Sociological perspectives on women: as subjects and objects in the arts
dc.contributor.author | Andaloussi, Hamza | |
dc.contributor.author | Baptista Gil, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T15:00:00Z | |
dc.date.available | 2024-12-12T15:00:00Z | |
dc.date.issued | 2024 | en_US |
dc.date.updated | 2024-12-11T11:52:36Z | |
dc.description.abstract | Através deste estudo, pretendemos analisar os escritos sociológicos “de referência e fundacionais” mais importantes no que respeita à questão das “mulheres e das artes”. Aplicaremos a esses escritos técnicas metodológicas como a “classificação segundo o processo histórico”, bem como a “interpretação e a comparação”; tudo para responder a um problema epistemológico relacionado com a situação dialética que se verifica em relação à posição das mulheres nas artes, entre correntes intelectuais que enfatizam a masculinidade e o tradicionalismo das artes, e outras correntes que destacam o dinamismo crítico que caracteriza algumas correntes artísticas. No mesmo contexto, examinaremos as várias abordagens teóricas e metodologias aplicadas utilizadas nestas investigações, a fim de formar um quadro teórico geral sobre os mecanismos teóricos e metodológicos de que se pode beneficiar, especialmente tendo em conta o pequeno número de investigações pertencentes à sociologia da arte no mundo árabe. Neste contexto, procuramos, através deste estudo, apresentar uma coleção bibliográfica da literatura sociológica “ocidental” que abordou questões de género em relação às artes. O objetivo é contribuir para o enriquecimento teórico no domínio da sociologia da arte, por um lado, e atrair o interesse de diferentes leitores, de diferentes culturas, por outro, para a importância dos “campos da arte e do ecrã” como instrumentos de socialização com um poder que pode controlar os indivíduos e influenciar as suas representações. | por |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.identifier.doi | 10.23882/nmd.240998 | en_US |
dc.identifier.slug | cv-prod-4134641 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/26460 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | NMd, Núcleo Multidisciplinar. Universidade do Algarve | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Mulheres e arte | |
dc.subject | Sociologia da arte | |
dc.subject | Estudos de género | |
dc.subject | Feminismo | |
dc.subject | Arte e sociedade | |
dc.title | Sociological perspectives on women: as subjects and objects in the arts | en_US |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 138 | |
oaire.citation.startPage | 119 | |
oaire.citation.title | Perspetivas Sociológicas sobre a Mulher Como Sujeito e Objeto nas Artes | |
oaire.citation.volume | 2 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Baptista Gil | |
person.givenName | Francisco | |
person.identifier.ciencia-id | D817-E011-0B9A | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9646-3015 | |
rcaap.cv.cienciaid | D817-E011-0B9A | Francisco Baptista Gil | |
rcaap.rights | openAccess | en_US |
relation.isAuthorOfPublication | c6556f14-9afa-4643-996f-8bba2844ed36 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c6556f14-9afa-4643-996f-8bba2844ed36 |