Publication
A literacia da leitura literária no ensino universitário
dc.contributor.author | Baleiro, Rita Salomé Varela Andrade Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2012-07-02T19:07:41Z | |
dc.date.available | 2012-07-02T19:07:41Z | |
dc.date.issued | 2011-07 | |
dc.description | Tese dout., Línguas, Literaturas e Culturas na Especialidade de Estudos Literários, FCSH da Universidade Nova de Lisboa, 2011 | por |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta uma definição do conceito de literacia da leitura literária no ensino superior. Simultaneamente, neste estudo identificam-se e analisam-se as competências ou capacidades de literacia da leitura literária activadas nos ensaios sobre textos literários escritos por alunos que frequentaram a Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no ano lectivo 2006/2007. A tese apresenta também os resultados de um inquérito por questionário aplicado a noventa e quatro alunos desta licenciatura. Este inquérito foi aplicado com o objectivo de obter informação sobre as razões para a escolha da licenciatura e os hábitos de leitura extra-curriculares dos alunos; de identificar as percepções que revelam sobre os métodos de ensino, de avaliação e de estudo do texto literário; de identificar os parâmetros que definem um texto como literário, na opinião dos alunos; de identificar as preferências genológicas deste grupo de estudantes, bem como o seu grau de conhecimento de textos literários do cânone clássico português e do cânone clássico inglês. Neste estudo foram utilizadas quatro fontes de dados (quarenta e seis ensaios escritos pelos alunos, um inquérito por questionário, doze entrevistas a professores de literatura e catorze programas de unidades curriculares de literatura de quatro universidades portuguesas) e dois métodos (análise de conteúdo e inquérito por questionário). Quanto aos resultados da investigação, uma das principais conclusões é a de que no acto de interpretação do texto literário, a maioria dos alunos opta mais frequentemente por se focar no conteúdo semântico dos textos (personagens e núcleos temáticos) e menos nos seus pormenores formais e na informação extratextual (dados biográficos do autor, contextualização histórico-sociocultural do texto ou intenção autoral). Outra das principais conclusões a retirar é a reduzida importância atribuída ao estudo da bibliografia de autoridade sobres os textos literários. Por último, este estudo revelou que, no momento de estudar um texto literário, a maioria dos alunos está muito dependente dos comentários dos professores sobre os textos literários. | por |
dc.identifier.other | AUT: RBA00773; | |
dc.identifier.tid | 101241461 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1389 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Literacia | por |
dc.subject | Leitura literária | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.title | A literacia da leitura literária no ensino universitário | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Varela Andrade Rodrigues Baleiro | |
person.givenName | Rita Salomé | |
person.identifier.ciencia-id | 2219-FF44-1088 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | 9dc20200-678c-4f9b-b97b-f279ff192296 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9dc20200-678c-4f9b-b97b-f279ff192296 |