Repository logo
 
Publication

A literacia da leitura literária no ensino universitário

dc.contributor.authorBaleiro, Rita Salomé Varela Andrade Rodrigues
dc.date.accessioned2012-07-02T19:07:41Z
dc.date.available2012-07-02T19:07:41Z
dc.date.issued2011-07
dc.descriptionTese dout., Línguas, Literaturas e Culturas na Especialidade de Estudos Literários, FCSH da Universidade Nova de Lisboa, 2011por
dc.description.abstractEsta tese apresenta uma definição do conceito de literacia da leitura literária no ensino superior. Simultaneamente, neste estudo identificam-se e analisam-se as competências ou capacidades de literacia da leitura literária activadas nos ensaios sobre textos literários escritos por alunos que frequentaram a Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no ano lectivo 2006/2007. A tese apresenta também os resultados de um inquérito por questionário aplicado a noventa e quatro alunos desta licenciatura. Este inquérito foi aplicado com o objectivo de obter informação sobre as razões para a escolha da licenciatura e os hábitos de leitura extra-curriculares dos alunos; de identificar as percepções que revelam sobre os métodos de ensino, de avaliação e de estudo do texto literário; de identificar os parâmetros que definem um texto como literário, na opinião dos alunos; de identificar as preferências genológicas deste grupo de estudantes, bem como o seu grau de conhecimento de textos literários do cânone clássico português e do cânone clássico inglês. Neste estudo foram utilizadas quatro fontes de dados (quarenta e seis ensaios escritos pelos alunos, um inquérito por questionário, doze entrevistas a professores de literatura e catorze programas de unidades curriculares de literatura de quatro universidades portuguesas) e dois métodos (análise de conteúdo e inquérito por questionário). Quanto aos resultados da investigação, uma das principais conclusões é a de que no acto de interpretação do texto literário, a maioria dos alunos opta mais frequentemente por se focar no conteúdo semântico dos textos (personagens e núcleos temáticos) e menos nos seus pormenores formais e na informação extratextual (dados biográficos do autor, contextualização histórico-sociocultural do texto ou intenção autoral). Outra das principais conclusões a retirar é a reduzida importância atribuída ao estudo da bibliografia de autoridade sobres os textos literários. Por último, este estudo revelou que, no momento de estudar um texto literário, a maioria dos alunos está muito dependente dos comentários dos professores sobre os textos literários.por
dc.identifier.otherAUT: RBA00773;
dc.identifier.tid101241461
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1389
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectLeitura literáriapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.titleA literacia da leitura literária no ensino universitáriopor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameVarela Andrade Rodrigues Baleiro
person.givenNameRita Salomé
person.identifier.ciencia-id2219-FF44-1088
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
relation.isAuthorOfPublication9dc20200-678c-4f9b-b97b-f279ff192296
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9dc20200-678c-4f9b-b97b-f279ff192296

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Rita Baleiro.pdf
Size:
8.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections