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  • As implicações da qualidade de serviço na satisfação dos hóspedes: O caso dos hotéis de 4 estrelas no Algarve
    Publication . Luís, Jessica Isabel Correia; Rassal, Carimo; Guerreiro, Abílio
    Este estudo investiga as implicações da qualidade de serviço na satisfação e lealdade dos hóspedes em hotéis de 4 estrelas no Algarve, um destino turístico chave em Portugal. O modelo SERVQUAL foi utilizado para avaliar cinco dimensões da qualidade de serviço: tangibilidade, fiabilidade, capacidade de resposta, garantia e empatia. Foram recolhidos dados de 2055 hóspedes através de questionários, e a análise revelou uma forte correlação entre a qualidade percebida do serviço e a satisfação dos clientes. Os resultados mostraram que a interação com o staff é um dos fatores mais importantes na experiência dos hóspedes, destacando-se a empatia e a capacidade de resposta como cruciais para gerar satisfação. Os hóspedes que percecionam um atendimento personalizado e atencioso têm maior probabilidade de se sentirem satisfeitos e de recomendar o hotel a outros. Outro fator significativo foi a qualidade dos alimentos e bebidas oferecidos pelos hotéis. Os hóspedes que ficaram satisfeitos com a oferta gastronómica demonstraram uma maior tendência para recomendar o estabelecimento e voltar a utilizar os seus serviços. A tangibilidade, que abrange a infraestrutura e a limpeza do hotel, também foi considerada importante, mas secundária em relação à interação com os colaboradores. As implicações para a gestão hoteleira são claras: a formação contínua dos colaboradores deve ser uma prioridade, especialmente no que diz respeito à sua capacidade de interagir com os clientes de forma empática e eficaz. Além disso, a monitorização constante da satisfação dos hóspedes, através de tecnologias de feedback em tempo real, é essencial para garantir a competitividade dos hotéis. Este estudo contribui para a literatura sobre qualidade de serviço na hotelaria, reforçando a importância da personalização e da atenção às necessidades dos hóspedes para garantir a sua satisfação e lealdade.
  • Diagnóstico de necessidades de formação: construção de um plano de formação para a empresa Timing People, Lda.
    Publication . Morais, Andreia Filipa Palma; Sousa, Cátia Andreia Vera Veríssimo de
    O presente projeto apresenta como problemática de intervenção a elaboração de um plano de formação para a empresa Timing People, Lda e os benefícios que este pode trazer a longo prazo. A formação nas empresas desempenha um papel crucial tanto no desenvolvimento como no sucesso organizacional, capacitando os colaboradores com as habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar desafios. A formação promove a inovação, a adaptação a novas tecnologias e a melhoria contínua, ao investir no desenvolvimento de seus colaboradores, as empresas não apenas aumentam a eficiência operacional, mas também fortalecem a liderança e a motivação da equipa. Neste relatório foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema, foi utilizado o método Estudo de Caso recorrendo a inquéritos por questionário e análise documental como técnicas de recolha de dados. Estas técnicas foram utilizadas tendo como finalidade, perceber qual é a opinião dos colaboradores perante a formação, compreender que expetativas existem por parte dos diversos departamentos perante este novo procedimento e, igualmente, o plano de formação. Os resultados obtidos revelam que, apesar de a empresa demonstrar alguma preocupação com o tema, ainda apresenta necessidade de melhoria em alguns aspetos fundamentais. Contudo, os colaboradores têm uma visão positiva e expectante perante este novo projeto.
  • Projeto Agile4ALL implementação de um piloto RH Agile numa organização do setor do turismo
    Publication . Bento, Diogo Emanuel Matias; Contreiras, Joaquim Pinto; Pinto, Francisco Simões
    Nos últimos anos, os Recursos Humanos (RH) Agile tornaram-se num tema de interesse entre os profissionais de RH. Com origens no “Manifesto Agile” (2001), esta metodologia foi inicialmente implementada no setor das Tecnologias de Informação, expandindo-se para outros departamentos e sectores (ex. finanças, saúde e marketing). O Agile combina processos e ferramentas como o Lean, o Kanban e o Scrum para melhorar o desempenho organizacional. Organizações que adotaram o Agile com sucesso são tipicamente mais informais e abertas na comunicação, têm práticas flexíveis de melhoria de competências, implementam incentivos não-materiais, possuem estruturas organizacionais mais planas, entregam produtos e serviços mais rapidamente, e apresentam maior motivação e produtividade. No entanto, a transição para o Agile pode ser um processo disruptivo. A falta de apoio dos gestores, o choque cultural deste processo e a falta de conhecimentos sobre processos e ferramentas Agile podem ser fatores limitativos. Deste modo, a transformação de uma organização tradicional para Agile requer uma estratégia de comunicação que envolva todas as partes interessadas (colaboradores, gestores e RH), conhecimento dos processos e ferramentas Agile, a implementação de programas-piloto com expansão gradual, formações sobre os conceitos Agile e uma abordagem de melhoria contínua baseada no feedback. Este projeto tem como fim validar a viabilidade da implementação de práticas RH Agile, numa empresa de pequenas / médias dimensões do sector do turismo no Algarve, através da implementação de um inovador programa-piloto, sendo os RH e a administração os principais interlocutores (“product owners”) deste processo. Os resultados obtidos no projeto demonstram a sua viabilidade, contudo, há que ter em conta algumas ressalvas, nomeadamente a elevada sazonalidade da região e a disponibilidade temporal dos participantes. Adicionalmente, são propostas um conjunto de iniciativas para futura investigação.
  • Competências e gestão do tempo em teletrabalho: Efeitos na satisfação e desempenho
    Publication . Gonçalves, Jéssica Micaela Pereira; Sousa, Cátia Andreia Vera Veríssimo de
    Com a crescente adoção do teletrabalho e do regime híbrido no ambiente laboral moderno, compreender os fatores que influenciam o desempenho e a satisfação dos trabalhadores tornou-se crucial. Este estudo quantitativo tem como objetivo analisar o impacto das competências dos teletrabalhadores e das suas estratégias de gestão de tempo no desempenho laboral e na satisfação profissional, bem como explorar o papel mediador da pressão diária de trabalho nessas relações. Esta investigação envolveu 125 participantes, dos quais 66.4% (n=83) são do género feminino e 33.6% (n=42) do género masculino. A média de idade dos participantes é de 38 anos. Os dados recolhidos através de um questionário estruturado, foram analisados com recurso a estatísticas descritivas, análises de correlação, regressão e mediação. Os resultados indicam que tanto as competências soft quanto as hard no teletrabalho se correlacionam significativamente com os comportamentos de gestão de tempo e a satisfação profissional, mas não influenciam diretamente o desempenho no trabalho. A pressão diária de trabalho medeia a relação entre os comportamentos de gestão de tempo e a satisfação profissional, mas não o desempenho. Estes resultados destacam a importância das competências de teletrabalho e da gestão eficaz do tempo para aumentar a satisfação no trabalho no contexto do teletrabalho, sugerindo também que outros fatores podem influenciar o desempenho laboral. Este estudo contribui para a compreensão das dinâmicas do teletrabalho, proporcionando conhecimentos importantes para o desenvolvimento de políticas organizacionais que apoiem os trabalhadores remotos.
  • Competência motora de crianças em idade pré-escolar
    Publication . Martins, Joana Filipa Mateus Pascoal; Correia, Vanda Isabel Tavares
    O presente estudo foi realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve. Trata-se de uma investigação de cariz quantitativo, que envolveu a participação de dezanove crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, em contexto de Jardim de Infância. O objetivo principal desta investigação foi caracterizar a competência motora do grupo de crianças, com intuito de desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica no âmbito da Educação Pré-Escolar. Para alcançar esse objetivo, foi utilizada uma bateria de testes Motor Competence Assessment (MCA). Este instrumento foi aplicado no ambiente escolar, de forma a garantir que as crianças se sentissem confortáveis e pudessem demonstrar as suas habilidades de maneira natural. O MCA abrange três áreas principais de habilidades motoras (estabilização, locomoção e manipulação). Os resultados revelaram necessidade de uma intervenção nas habilidades motoras das crianças, uma vez que algumas das competências registaram uma percentagem muito baixa face aos valores normativos para a respetiva faixa etária. Especificamente observou-se que a competência de locomoção e manipulação apresentaram resultados muito baixos, nas faixas etárias presentes na investigação. Esta observação é preocupante, pois, conforme destacado por Lubans et al. (2010) a importância de um desenvolvimento equilibrado das diversas habilidades motoras para um crescimento saudável. Com base nos resultados obtidos, foi proposta uma intervenção pedagógica específica para abordar as competências mais carentes. Esta intervenção visa não só melhorar as habilidades motoras de locomoção e manipulação, mas também promover um desenvolvimento motor mais harmonioso e equilibrado. A expetativa é que estas melhorias contribuam significativamente para o bem-estar geral das crianças.
  • Implementação de um sistema de recomendação de restaurantes, para empresários, na área metropolitana de Lisboa
    Publication . Esteves, Pedro André dos Santos; Carrasco, Marco Paulo Santos
    O presente trabalho tem como objetivo a implementação de um sistema de recomendação de restaurantes para empresários na Área Metropolitana de Lisboa(AML), utilizando Large Language Models (LLMs) para a análise de sentimentos contidos em comentários de restaurantes, provenientes da plataforma online DIG-IN (ex-Zomato). Para sustentar a abordagem metodológica, foi realizada uma revisão da literatura sobre a utilização de LLMs e a análise de sentimentos no setor da restauração. A revisão da literatura realizada centrou-se na exploração de diferentes abordagens de sistemas de recomendação e análise de sentimentos. Foram analisados modelos tradicionais, como o DINESERV, e a sua adaptação para plataformas digitais, bem como técnicas mais recentes, como a Análise de Sentimento Baseada em Aspetos (ABSA). Esta revisão destaca também a crescente relevância dos LLMs como ferramentas robustas para interpretar grandes volumes de dados textuais, especialmente em setores como a restauração e o turismo. A metodologia adotada segue uma estrutura organizada em três fases principais. Na primeira fase, efetuou-se o pré-processamento dos dados, compilando e organizando conjuntos de dados (datasets) relativos às características dos restaurantes na AML, como o tipo de cozinha, localização, número de comentários e avaliações. Na segunda fase, foram definidos os atributos e dimensões relevantes para a satisfação dos clientes, sendo aplicada uma extração de palavras-chave dos comentários disponíveis na plataforma. Esta extração foi conduzida com o apoio dos LLMs, que permitiram identificar termos e expressões associados a aspetos críticos da experiência gastronómica. Na terceira fase, foram desenvolvidos e aplicados prompts aos modelos GPT-4 (versão de 2024-05-13), GPT-3.5 Turbo, e Mistral 7B Instruct para a classificação dos atributos contidos nos comentários. Estes modelos analisaram a polaridade dos sentimentos relacionados com aspetos como a qualidade da comida, o serviço, o ambiente e outros fatores que influenciam a experiência dos clientes. A principal aplicação prática deste estudo foi a construção de um protótipo de uma ferramenta que permite a potenciais investidores avaliar o cenário competitivo na AML. Esta ferramenta não apenas analisa o potencial de implementação de determinado tipo de restaurante em diferentes localizações, mas também oferece uma visão detalhada dos concorrentes, com base na análise de sentimentos extraída dos comentários dos consumidores. Além disso, o estudo abordou a adaptação do modelo DINESERV para a análise automática de comentários em plataformas digitais, simplificando os seus 29 critérios originais em 10 novos critérios, mais adequados à natureza concisa das avaliações online. A viabilidade da utilização de grandes modelos de linguagem (LLMs) para a extração, identificação e classificação de atributos relevantes na análise de sentimento foi demonstrada com sucesso, abrindo portas para futuras investigações que explorem o seu potencial em outras áreas da restauração e do turismo.
  • O direito à dedução do iva: limitações, restrições, exclusões e outras complicações
    Publication . Barriga, Laura Filipa Gonçalves; Alves, Filomena; Dias, Francisco
    O sistema comum do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), regulamentado por Diretivas da União Europeia, assenta em dois princípios fundamentais: a harmonização do sistema fiscal entre os Estados-Membros e a neutralidade do imposto. Especificamente, o direito à dedução do IVA está sujeito a várias restrições, limitações e exclusões, o que pode afetar a neutralidade do imposto. A presença de uma cláusula de standstill nesta matéria, permite a existência de divergências entre as legislações dos diferentes Estados-Membros, o que poderá comprometer a harmonização do sistema. Torna-se assim pertinente aferir se existe, de facto, harmonização do sistema do IVA ou se cada Estado-Membro adota abordagens legislativas distintas. Neste trabalho foram analisadas as normas nacionais e comunitárias relativas ao direito à dedução do IVA, com foco nas suas limitações e exclusões, tendo-se procedido, igualmente, ao estudo comparado entre os regimes vigentes em Portugal e na Alemanha. Procurou-se, desta forma, perceber o impacto das eventuais divergências na neutralidade do imposto e verificar se existe harmonia entre os dois Estados-Membros da União Europeia. A abordagem da temática foi realizada essencialmente através do enquadramento normativo em sede de IVA, conjugado com a jurisprudência dos tribunais nacionais e europeus, tendo-se concluído que, embora sejam baseadas nas diretrizes europeias, as legislações portuguesa e alemã apresentam algumas divergências, o que compromete a neutralidade do imposto em determinados aspetos e indica que a harmonização do sistema de IVA europeu não é plena.
  • Retiro do rio: desenvolvimento de um plano de negócios de turismo rural em Alcoutim
    Publication . Góis, Ana Rita Salvador; Monteiro, Carlos Augusto Ribeiro; Henriques, Cláudia Helena Nunes
    Este projeto consiste no desenvolvimento de um plano de negócios para a conceção de um empreendimento de turismo rural em Alcoutim, no Algarve. Embora Alcoutim seja um concelho com potencial turístico, este enfrenta atualmente desafios como a desertificação, o despovoamento, a escassez de recursos hídricos e uma economia local pouco aglomerada, tornando-se pertinente a sua análise. Reconhecendo que o turismo em áreas rurais pode contribuir significativamente para o desenvolvimento socioeconómico local, para a diversificação da oferta turística e para a preservação do património cultural, o principal objetivo deste projeto é desenvolver um plano viável que atenda às necessidades dos turistas, promova a sustentabilidade, valorize a cultura local e impulsione a economia desta região. Para tal, definiram-se objetivos específicos que incluem identificar as características e a evolução do turismo rural em Portugal, bem como analisar as suas tendências, investigar práticas de sustentabilidade no turismo rural e o seu impacto, avaliar o potencial turístico de Alcoutim e elaborar um plano de negócios viável e sustentável para o empreendimento proposto. A metodologia adotada envolveu uma abordagem mista, combinando a análise qualitativa realizada através de uma revisão bibliográfica com base na análise de documentos, e quantitativa, analisando a viabilidade económica e financeira, tendo como apoio a folha de cálculos EV_CRIA (Estudo de Viabilidade do Centro Regional para a Inovação do Algarve), desenvolvida pela Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve. Os resultados obtidos revelaram-se promissores, com potencial para diversificar a oferta turística de Alcoutim, concluindo-se que o projeto é viável.
  • Estratégias a desenvolver pelo hotel Algarve Race Resort para combater a sazonalidade dos eventos de automobilismo/motociclismo
    Publication . Silva, Patrícia da Conceição; Baptista, Celísia Isabel Domingues; Correia, Marisol de Brito
    O presente relatório descreve o estágio curricular realizado no hotel Algarve Race Resort, sendo parte integrante do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira. Esta unidade hoteleira é composta por um hotel de cinco estrelas e um complexo de apartamentos de quatro estrelas, e localiza-se em Portimão. Os temas abordados no relatório encontram-se devidamente enquadrados pela revisão de literatura, abrangendo tanto os departamentos onde o estágio decorreu quanto os campos do turismo, da hotelaria e da sazonalidade. Este relatório tem como objetivos apresentar de forma detalhada a história e algumas funcionalidades do hotel, descrever as tarefas e funções desenvolvidas durante o estágio curricular, bem como desenvolver estratégias para combater a sazonalidade dos eventos de automobilismo/motociclismo. O estudo da sazonalidade envolve o cálculo de alguns indicadores de gestão e financeiros, como a taxa de ocupação, a receita média por quarto ocupado, a receita média por quarto disponível e o lucro operacional bruto. A realização do estágio, durante oito meses, contribuiu para a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas diversas unidades curriculares do mestrado em Direção e Gestão Hoteleira da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, assim como conhecer de forma mais aprofundada o departamento financeiro e o economato de um empreendimento turístico e desenvolver competências para ingressar no mercado de trabalho.
  • Crafting culinary memories: exploring the ingredients of a memorable Vietnamese food experience in rose kitchen cooking class
    Publication . Anh, Nguyen Hong; Matos, Nélson; Ribeiro, Filipa Perdigão Alexandre
    A gastronomia vietnamita é um traço cultural distintivo que atrai turistas e estrangeiros. Há muitos anos que a gastronomia e culinária vietnamita é muito apreciada pelos especialistas e pelos meios de comunicação internacionais. Muitos pratos estão na lista das iguarias mundiais, em 2023 o país foi nomeado como o melhor destino gastronómico do mundo e ficou em 5.º lugar na lista dos dez países com a melhor gastronomia do mundo. A estratégia de desenvolvimento do turismo no Vietname até 2030 também identifica a gastronomia como a principal tendência cultural, contribuindo para melhorar a competitividade e a marca turística nacional. De facto, muitas agências de viagens, operadores turísticos e chefes qualificados realizaram com sucesso muitas aulas de culinária interativas em todo o país, apresentando pratos que se tornaram icónicos na gastronomia vietnamita. No contexto de turismo gastronómico, o termo experiência turística já não é novo para os investigadores, sendo que o foco mudou de experiência normal para experiência memorável e, ao longo dos anos, os investigadores têm vindo a realizar uma série de estudos sobre a Experiência Gastronómica Memorável (Memorable Food Experience). Este tipo de experiência não tem, no entanto, sido alvo de grande atenção no contexto das aulas de culinária. Tendo em conta a escassez na literatura sobre experiências relacionadas com a gastronomia, o objetivo principal deste estudo é investigar as perceções mais relevantes sobre os elementos que tornam genuinamente memoráveis as experiências de turismo gastronómico no contexto de aulas de culinária, considerando um local turístico como o Vietname. Quanto ao contexto do estudo, escolhemos Rose Kitchen Cooking Class, em Hanói, graças à sua alta reputação e à sua posição como uma das melhoras aulas de culinária nessa cidade de acordo com o TripAdvisor. Para abordar o problema, foi aplicado um método de estudo qualitativo, utilizando o Conteúdo Gerado pelo Usuário (User-Generated Content) como os principais dados de pesquisa. Os dados foram recolhidos a partir dos comentários dos clientes (n=754) sobre as aulas de culinária no TripAdvisor publicados nesta plataforma entre abril de 2022 e março de 2024. No estudo, aplicou-se a abordagens indutiva e dedutiva para analisar os comentários. O processo de codificação foi realizado inicialmente utilizando o NVivo – um software de análise de dados qualitativos - para explorar os dados numa perspetiva indutiva. Em seguida, outros investigadores confirmaram os resultados dedutivamente, validando-os com a literatura existente. Oito temas ou dimensões principais surgem da análise, a partir do número de ocorrências por tema (n=2484): (1) autenticidade, (2) dimensões das comidas, (3) contribuição do guia/chefe, (4) hospitalidade, (5) dimensões do conhecimento, (6) espaço e ambientes, (7) sentido de comunidade e, por fim, (8) comportamentos futuros, como uma consequência das memórias gastronómicas inesquecíveis. Cada uma destas dimensões é descrita abaixo: 1. Autenticidade: a dimensão autenticidade emergiu como uma das componentes mais relevantes para a experiência gastronómica memorável. Os comentários mostram o entusiasmo dos participantes ao visitar o mercado local a fim de selecionar ingredientes, ao utilizarem os métodos tradicionais que são usados há séculos ou ao observar os hábitos de vida dos locais; este conjunto de atividades contribui significativamente para o sentimento de autenticidade do ponto de vista dos participantes. 2. Comida ou alimentação: a dimensão comida ou alimentação refere-se à qualidade e ao sabor dos pratos preparados durante as aulas de culinária, que foram outro aspeto essencial para a criação de uma experiência memorável. Os participantes revelaram a sua admiração especialmente pelo sabor dos pratos, bem como pela frescura dos ingredientes adquiridos no mercado. 3. Hospitalidade: a dimensão hospitalidade oferecida pelos anfitriões das aulas foi amplamente elogiada pelos participantes, junto com a generosidade e a simpatia dos guias/chefes, que oferecem um ambiente amigável e confortável aos participantes, criando um ambiente de aprendizagem positivo. 4. Conhecimento: a dimensão conhecimento representa a oportunidade de aprender técnicas culinárias e também de adquirir um entendimento mais profundo sobre a cultura e as tradições do Vietname, um dos factos mais valiosos segundo os comentários. Neste sentido, os participantes podem adquirir informação sobre os ingredientes locais e, ainda, sobre a origem e a história em cada prato. Ao mesmo tempo, as dicas e os truques da culinária vietnamita que são transmitidas pelos guias/chefes também foram avaliados de forma muito positiva. 5. Contribuição do guia/chefe: das oito dimensões, a contribuição dos guias/chefe foi a mencionada com mais frequência nas avaliações, sublinhando o seu papel crucial na melhoria das experiências gastronómicas memoráveis dos visitantes durante as suas aulas de culinária. Os participantes apreciaram o conhecimento da culinária e da cultura vietnamita transmitido pelos chefes, bem como o entusiasmo e a profissionalismo do guia em organizar e interagir com o resto da aula. 6. Espaço e ambiente: a dimensão espaço e ambiente diz respeito às aulas que decorreram num espaço autêntico e tranquilo, que foi particularmente apreciada, pelo que um espaço bem organizado e confortável pode enriquecer a experiência dos participantes. 7. Sentimento de comunidade: a dimensão sentimento de comunidade integra a sensação dos participantes, que são de diferentes países, de que uma aula de culinária no destino de viagem pode proporcionar sentido de pertença e de conexão. Deste modo, os participantes comunicam, aprendem entre si e tornam-se amigos após a aula. 8. Comportamentos futuros: a dimensão de comportamentos futuros advém da experiência memorável, pois o estudo revelou que a maioria dos participantes expressaram o desejo de recomendar as aulas a outras pessoas, bem como o desejo de replicar as receitas aprendidas em casa, de forma a divulgar a diversidade da culinária vietnamita. Em resumo, este estudo destaca a importância das aulas culinárias, especificamente a Rose Kitchen Cooking Class, como uma forma de promover a experiência gastronómica memorável. Além disso, os resultados dão suporte à perspetiva de que a contribuição do guia/chefe desempenha um papel crucial na criação das experiências memoráveis dos turistas devido à frequência com que é referido nos comentários. Como consequência, os organizadores de aulas de culinária e os operadores turísticos poderão beneficiar ao focarem-se nestes elementos, criando experiências que atendam às expectativas dos turistas e incentivem os comportamentos futuros, nomeadamente a intenção de recriação das receitas ou a recomendação a outros viajantes. Ao contribuir para o estudo sobre o turismo gastronómico em geral e para o turismo gastronómico vietnamita em particular, esta investigação reforça a literatura sobre as experiências gastronómicas memoráveis, especificamente no contexto das aulas de culinária, um aspeto que parece merecer mais atenção dos investigadores. Adicionalmente, esta investigação apresenta várias sugestões para a gestão de empresas e de organizações dedicadas à experiência gastronómica, garantindo, assim, o desenvolvimento da indústria do turismo gastronómico no Vietname.