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  • Alojamento local e a regeneração do centro histórico de Faro
    Publication . Alpestana, Davide Alcaria Domingos; Gonçalves, Alexandra Rodrigues; Ferreira, Ana Maria
    O turismo é atualmente um fator crítico de atratividade de regiões e cidades, o que privilegia a procura dos centros históricos, onde é possível experienciar o sen-tido do lugar e uma grande diversidade de atrações culturais e patrimoniais. Assim, ao longo da última década, os centros históricos portugueses regista-ram um crescimento significativo da atividade turística que se traduziu numa nova paisagem urbana, parcialmente requalificada, na qual se destaca o alojamento local. Neste contexto, o turismo e o alojamento local representam um conjunto de oportunidades e desafios para a regeneração das cidades e são tema recorrente nos estudos urbanos, considerando o bem-estar das comunidades locais e a sustentabi-lidade da atividade turística. Em termos de caso de estudo, esta investigação analisa o contributo do aloja-mento local para a regeneração do centro histórico de Faro, que se caracteriza como um conjunto de elevado valor cultural e patrimonial, diversificado sob o ponto de vista urbanístico. Para o efeito, foram aplicados questionários aos titulares dos alojamentos lo-cais, concluindo-se que esta atividade turística é um fator relevante para regenera-ção do centro histórico de Faro, ao nível da reabilitação do edificado e da dimensão económica, destacando-se, no entanto, como necessário, a implementação de um conjunto de medidas ao nível das dimensões social, cultural e ambiental.
  • O papel do assistente de Direção em Hotéis do Grupo Luna Hotels & Resorts, na Serra da Estrela e Algarve
    Publication . Lobo, Tiago Miguel Alves; Serra, Manuel; Afonso, Carlos
    O presente relatório de estágio descreve o papel do assistente de direção no sector hoteleiro, mais concretamente no Grupo Luna Hotels and Resorts, no Hotel Luna hotel Serra da Estrela e Luna Hotel da Oura entre as datas de março/22 e julho/22 no total de 800 horas. O objetivo passou pelo desenvolvimento da teoria integrada no Mestrado de Direção e Gestão Hoteleira, finalizando o desafio no âmbito do mesmo, na obtenção do grau de Mestre pela ESGHT da Universidade do Algarve. O relatório de estágio apresenta uma revisão de literatura vocacionada para as áreas de Turismo e Hotelaria. Finalizando a revisão investigou-se a literatura existente relativa ao perfil do assistente de direção e para os departamentos em que o estágio decorreu. Posteriormente, a abordagem ao relatório de estágio foi considerada uma descrição detalhada do Luna Hotel Serra da Estrela e Luna Hotel da Oura, ditando as funções desempenhadas durante o estágio com a ótica de examinar os perfis de personalidade dos gestores hoteleiros relacionando-os com as suas características de trabalho, de forma a experienciar as necessidades operacionais na gestão das unidades hoteleira. Assim, o relatório de estágio retrata o funcionamento de dois hotéis pertencentes ao grupo Luna hotels and resorts de quatro estrelas e a sua organização. O principal objetivo deste documento pretende dar a conhecer a realidade do Mundo da Gestão Hoteleira, relativamente à experiência do dia-a-dia de um assistente de direção, visando a adoção de práticas de gestão na colaboração de diversos setores do hotel. Como tal, foi possível identificar a existência de défices em determinadas áreas, nomeadamente na formação e na organização do pessoal, entre outras. Focar as melhorias e críticas construtivas apontadas á gestão dos Hotéis.
  • Uma proposta de plano de marketing para a Dieta Mediterrânica em Tavira
    Publication . Moutas, Carla Patrícia Marinho de Oliveira; Gonçalves, Maria Alexandra Patrocínio Rodrigues; Ramos, Célia Maria Quitério
    A Dieta Mediterrânica representa não apenas um padrão alimentar, nem uma geografia. A Dieta Mediterrânica é uma cultura, uma herança que remonta à antiguidade que se expande a partir de um determinado espaço físico. Desses tempos ancestrais permanecem mitologias, religiões, cidades, mercados, festividades, “um estilo de vida”, a “díaita” como determinaram os gregos. É considerada pela UNESCO Património Cultural Imaterial da Humanidade, um “tesouro vivo”. Este projeto tem como principal objetivo, definir uma estratégia de marketing eficaz que aumente a notoriedade da marca “Dieta Mediterrânica” (DM) na região do Algarve, seguindo as premissas da sustentabilidade e indo ao encontro de um dos principais objetivos do plano de salvaguarda da dieta mediterrânica, a sua promoção e divulgação. A metodologia adotada assenta na revisão da literatura, que incluiu a pesquisa e análise documental de referências bibliográficas conceituadas e de fontes de dados secundárias, referentes à DM como Património Cultural Imaterial da Humanidade (PCI). Posteriormente, foram elaborados e disponibilizados dois inquéritos, e efetuadas entrevistas, com o apoio de um guião pré-estabelecido, à Câmara Municipal de Tavira e à Associação de Restauração, Hotelaria e Turismo de Tavira, para estudar o perfil de consumidor que adere à dieta mediterrânica, quais os principais obstáculos e desafios para a promoção da mesma. A seguir, foi realizado o tratamento dos dados recolhidos e a análise dos resultados, onde foram considerados métodos de estatística descritiva, tendo em consideração uma abordagem quantitativa para a investigação. Por fim, foi elaborada uma proposta de estratégia de marketing, tendo como foco o meio digital, para divulgação e promoção da gastronomia associada à DM, através do desenvolvimento de um plano de marketing para a DM aplicado ao concelho de Tavira, e da apresentação dos procedimentos necessários com vista à sua implementação.
  • Análise comparativa dos mecanismos de recuperação de empresas entre Portugal e Espanha: Pré-Insolvência
    Publication . Lopes, Ricardo Lucas de Oliveira; Salsa, Leonor
    A vontade de efetuar uma análise comparativa dos instrumentos de recuperação disponibilizados pelos dois países ibéricos, destinados a empresas em condições de préinsolvência, surgiu da relevância em abordar esta temática, dada a situação socioeconómica atual. Os impactos causados pela pandemia de Covid-19, agravados, mais tarde, pela guerra na Ucrânia, e a implementação de medidas destinadas à sua mitigação, afetaram a saúde de milhares de empresas em todo o mundo, encontrando-se, muitas delas, em situações de instabilidade e de difícil sobrevivência. Desta forma, torna-se relevante relembrar que existem estratégias de recuperação que podem ser utilizadas nestes tempos de crise. Esta dissertação foi elaborada de forma faseada tendo, num primeiro instante, sido realizada uma análise dos mecanismos de recuperação vigentes em Portugal, aplicáveis a empresas em situação de pré-insolvência, , através da observação da legislação atualizada do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas e da Lei n.º 8/2018, tendo-se verificado a existência de dois mecanismos de recuperação para empresas nesta situação, sendo estes o Processo Especial de Revitalização e o Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas. Posteriormente, adotou-se a mesma metodologia para Espanha, tendo sido analisada a legislação que regula esta matéria (Ley Concursal), verificando-se, neste caso, a existência de alguns mecanismos de recuperação aplicáveis empresas pré-insolventes. Contudo, dado que o objetivo principal da dissertação é a materialização de uma análise comparativa entre os dois países ibéricos, apenas foi analisado um mecanismo que viabilizava uma adequada análise comparativa, denominado de “Planes de Reestructuración”, pela sua maior homogeneidade com os mecanismos de recuperação vigentes em Portugal. Após analisados os mecanismos disponíveis em ambas as legislações ibéricas, procedeu-se, então, à respetiva análise comparativa, tendo sido identificadas as principais semelhanças e diferenças, bem como algumas vantagens e desvantagens de cada um dos mecanismos de recuperação.
  • Efeitos da felicidade no trabalho na motivação e na performance dos colaboradores: o caso do setor hoteleiro
    Publication . Fernandes, Marta Alexandra Rodrigues; Afonso, Carlos Miguel
    Ao longo dos anos é notório que as organizações, incluindo no setor hoteleiro, têm aumentado os seus níveis de preocupação para com a felicidade dos seus colaboradores. Assim, tem-se verificado uma crescente elaboração dos estudos relacionados com esta temática, porém estes não são suficientes para que se possa definir quais os aspetos a adotar para o desenvolvimento deste fator. Esta crescente preocupação, tanto por parte dos profissionais como também por parte dos investigadores, originou a necessidade de realizar-se este estudo. O objetivo principal no contexto hoteleiro passa por estudar a conexão entre a felicidade no trabalho, motivação e performance dos colaboradores. Assim, os objetivos específicos estipulados são: (a) Analisar os efeitos da felicidade no trabalho na motivação dos colaboradores; (b) Perceber a relação entre felicidade no trabalho na performance individual; (c) Compreender a relação entre a motivação no trabalho e a performance individual. Neste contexto, o estudo tem por base uma revisão de literatura, assim como uma análise quantitativa dos dados referentes à aplicação de um questionário estruturado a 129 colaboradores do setor hoteleiro. A técnica estatística utilizada foi a de modelação de equações estruturais SEM (Structural Equation Modeling), sendo que o programa utilizado neste estudo foi o SmartPLS4 (Ringle et al., 2022). Nesta investigação assume-se que as três variáveis, a felicidade no trabalho, a motivação dos colaboradores e a performance individual estão relacionadas. Os resultados obtidos originaram conclusões relativamente às hipóteses formuladas. Este estudo permitiu reforçar a importância da felicidade no local de trabalho no contexto da hotelaria, sendo que as organizações devem adotar medidas para estimular este fator.
  • Trabalho e família: efeitos na satisfação com a carreira e na satisfação com a vida
    Publication . Gonçalves, Mafalda Sofia da Saúde; Sousa, Cátia de
    Nos últimos anos têm ocorrido diversas mudanças em todos os níveis da vida das pessoas, com um foco maior nas esferas profissional e familiar, o que tem levado a alterações e adaptações na rotina diária. No entanto, devido às exigências e responsabilidades de cada esfera, surge um conflito entre elas, conhecido como conflito trabalho-família e conflito família-trabalho (CFT e CTF). Esse conflito gera consequências relacionadas à culpa, satisfação com a carreira e satisfação com a vida. Este estudo quantitativo foi realizado com uma amostra de 256 participantes, sendo 164 mulheres e 92 homens, com idades entre 21 e 71 anos (M = 39.2; DP = 9.83). O objetivo foi analisar como a centralidade trabalho-família influencia o conflito TF-FT e quais são os efeitos dessas variáveis na culpa TF-FT, satisfação com a carreira e satisfação com a vida. Os resultados indicam que a maioria da amostra atribui maior importância à família e que a centralidade e o conflito têm influência sobre a culpa, satisfação com a carreira e satisfação com a vida. Estes resultados fornecem informações valiosas para as organizações que desejam implementar práticas que contribuam para a satisfação geral de seus colaboradores no que diz respeito à centralidade trabalho-família e ao conflito TF-FT
  • Análise semântica das avaliações do TripAdvisor: um sistema de monitorização e apoio à decisão de restaurantes no Algarve
    Publication . Dias, Sandra Lisa dos Santos; Carrasco, Marco Paulo dos Santos
    O presente trabalho tem como objetivo investigar a aplicação de métodos de Análise Semântica e Processamento de Linguagem Natural (PLN) para analisar os comentários e sentimentos expressos em avaliações de restaurantes na região do Algarve, disponíveis numa plataforma online (TripAdvisor). O estudo abordou esta tarefa através de três propostas metodológicas fundamentadas em técnicas de Análise Semântica e PLN: - A primeira abordagem utilizou modelos de embeddings pré-treinados, especificamente BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers), USE (Universal Sentence Encoder) e OpenAI, para extrair cinco atributos fundamentais da experiência gastronómica e os sentimentos associados a cada avaliação. Os resultados mostraram métricas F1 promissoras, especialmente para o modelo OpenAI. No entanto, este último apresenta custos associados, tornando o modelo USE uma opção mais equilibrada em termos de custo-benefício. - A segunda abordagem focou-se na extração de onze subatributos, provenientes dos cinco atributos principais anteriormente identificados. Foram explorados modelos alternativos de Inferência em Linguagem Natural (Natural Language Inference - NLI), nomeadamente BART (Bidirectional and Auto-Regressive Transformer) e DeBERTa (Decoding-enhanced BERT with Disentangled Attention). Os resultados indicam uma superioridade do modelo BART em termos de desempenho. - A terceira e última abordagem envolveu o uso do modelo ChatGPT para a extração de subatributos e seus respetivos sentimentos. Este modelo mostrou um nível de concordância próximo ao humano, mas apresentou limitações relacionadas ao custo computacional, especialmente quando aplicado a um grande volume de dados. Como aplicação prática deste estudo, foi desenvolvido um protótipo de plataforma web designado RestMon, que utiliza o modelo BART para analisar mais de 700 mil avaliações do TripAdvisor sobre restaurantes no Algarve. A plataforma oferece análises detalhadas sobre onze subatributos cruciais da experiência gastronómica, incluindo representações visuais e painéis comparativos. Em suma, este trabalho permite avaliar a viabilidade da aplicação de técnicas avançadas de PLN na análise de avaliações online de restaurantes, mas também oferece contribuições práticas que têm o potencial de impactar significativamente a gestão estratégica e operacional em estabelecimentos de restauração.
  • O contributo do enoturismo para a sustentabilidade do Algarve enquanto destino turístico de sol e mar
    Publication . Costa, João Daniel Dias; Serra, Manuel António Dionísio; António, Nuno
    Objectives: Wine tourism is a growing tourism modality, in line with contemporary tourism trends, which increasingly value the experience. It plays a fundamental role in wine-growing regions, promoting local gastronomy, preserving cultural heritage and contributing positively to the local economy. Thus, given the recognized potential of this activity, this study seeks to analyze how wine tourism contributes to the sustainability of the Algarve, a sun and sea tourist destination, through the existence of a positive link between this type of tourism and sustainability objectives. approved by the United Nations in 2015, within the scope of the 2030 Agenda for Sustainable Development. Methodology: This work considers a qualitative approach, centered on interviews with economic agents active in wine tourism activities in the Algarve, with the aim of obtaining their perceptions regarding the impact of wine tourism on the region's tourist sustainability. The interviews were subjected to the text mining technique, using the VOSviewer software to identify keywords and patterns in the data collected. Findings: The study revealed a positive relationship between wine tourism and the achievement of the Sustainable Development Goals (SDGs). The interviews carried out highlight that wine tourism contributes to achieving SDGs 8, 11, 12 and 17, promoting sustainable economic growth, the development of inland regions, the generation of employment and the diversification of tourist activities throughout the year, in line with the state of the art. Originality: The study contributes new knowledge by analyzing the relationship between wine tourism and the SDGs in the Algarve wine context. It offers a new perspective, by using the SDGs as a framework to understand the benefits of wine tourism, and can be valuable, both for economic agents in the wine tourism sector, and for those looking for a sustainable approach in other economic activities in regions less explored by tourism, as well as for specialists in the field, researchers and academics interested in the topic.
  • Análise do posicionamento de Portugal como Wedding Destination
    Publication . Mestre, Cristiana Silva; Almeida, Cláudia Ribeiro de
    Nos últimos anos, tem-se observado uma mudança significativa nas preferências dos turistas, aumentando a procura por experiências personalizadas, únicas e memoráveis, em vez da limitação ao consumo de um serviço. Isto permite que os destinos se destaquem da concorrência, uma vez que a diferenciação se tornou essencial para atrair os visitantes. Neste contexto, o Wedding Tourism, surge como uma nova tendência relacionada ao Turismo de Eventos e de Experiências, oferecendo experiências únicas e intimistas aos casais que desejam celebrar o seu casamento fora do seu país de origem. O objetivo central desta investigação é avaliar o posicionamento de Portugal como Wedding Destination, de forma a apresentar novas estratégias para serem implementadas pelo país neste segmento de mercado. Para alcançar os objetivos propostos, esta investigação adota uma abordagem metodológica mista, que combina a aplicação de questionários e entrevistas.
  • Percepção dos residentes acerca dos impactos ambientais do turismo no Algarve
    Publication . Gomes, Taís Lessa; Renda, Ana Isabel Da Silva Aço
    Esta dissertação estuda as determinantes da percepção dos residentes acerca dos impactos ambientais do turismo e o seu comportamento em relação ao desenvolvimento turístico na região do Algarve. Neste sentido, identifica-se de que forma os impactos ambientais do turismo são percebidos no território pelos residentes, como a dependência econômica da atividade turística influencia a percepção e como se caracteriza o comportamento, bem como o grau de sensibilização dos residentes face a estes impactos. Apesar da já vasta investigação existente sobre os impactos do turismo no ambiente, particularmente os seus impactos negativos, continua a ser relevante explorar em profundidade esta relação e como os diversos stakeholders a percepcionam.