Repository logo
 

ESG1-Teses

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 20 of 334
  • Relatório de estágio - plano de marketing da Managing the Intelligence SA
    Publication . Sousa, Elisabete Maria Correia de; Machado, Carla
    O presente relatório, referente ao estágio curricular, no âmbito do mestrado em Turismo na Universidade do Algarve, tem o intuito de apresentar as experiências e conteúdos práticos aprendidos no período de estágio numa empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de equipamentos eletrónicos, suportados por Internet das Coisas (IoT) e software com Inteligência Artificial (IA), Big Data e Data Analytics que atua no ramo do alojamento turístico. A escolha deste estágio deve-se ao facto de a empresa em questão ser um spinoff do projeto de investigação desenvolvimento e transferência tecnológica (I&DT), em colaboração com a Universidade do Algarve. O facto de poder conciliar o universo académico com o mundo empresarial despertou o meu o interesse, mas também o surgimento de uma nova oportunidade no ramo do marketing. Ao ter conhecimento que o departamento de marketing se encontrava estagnado, sem ninguém a integrar o departamento, sem atividades regulares e sem um plano de marketing definido, decidi abordar a diretora do departamento, e propor um estágio para preencher essa lacuna. Desta forma, pretende-se então destacar os conteúdos assimilados, partilhar as atividades desenvolvidas e também apresentar uma proposta de plano estratégico de marketing para a organização acolhedora. Como foi referido, durante o estágio, foi elaborado um plano de marketing para a MTI, onde foram abordadas e analisadas a missão, a visão e os valores da organização acolhedora, bem como da dinâmica do mercado, onde a MTI está inserida, tanto interno quanto externo. O objetivo é criar/desenvolver estratégias de marketing que estivessem na sua plenitude alinhada com os objetivos da MTI e aproveitassem as oportunidades do mercado. Neste contexto, o relatório teve como base as diversas tarefas que foram atribuídas, tais como apoio na coordenação e divulgação de eventos, elaboração do plano de marketing e definição de estratégias, suporte nas ações comerciais, apoio na implementação de iniciativas de marketing e inovação.
  • O ciclo de operação na unidade Hoteleira - Ondamar Hotel****
    Publication . Cabrita, Ivo Emanuel Calvão; Serra, Manuel António Dionísio; Henriques, Cláudia
    O presente relatório de estágio tem como objetivo o desenvolvimento de novas competências através da formação obtida nos departamentos de limpeza, receção, reservas, manutenção e recursos humanos, para uma melhor compreensão da gestão de uma unidade hoteleira estando interligado a problemática teórica sobre o processo de implementação de práticas sustentáveis. Este processo associa-se ao conceito de hotéis verdes no contexto de um desenvolvimento sustentável do turismo e hotelaria, equacionando e discutindo vantagens e desvantagens na implementação de práticas sustentáveis numa unidade hoteleira e o encontro de soluções para a sua implementação no ciclo de operações no Ondamar Hotel****. Durante o período de estágio foi possível obter conhecimento para uma compreensão da gestão de uma unidade hoteleira, vantagens e desvantagens na aplicação de práticas sustentáveis e certificação ambiental o que permitiu sugerir e aplicar algumas iniciativas na unidade hoteleira, nomeadamente nos departamentos de limpeza (housekeeping) e recursos humanos. As práticas sustentáveis requerem um compromisso a longo prazo para criar mudanças duradouras, constatou-se que uma das barreiras iniciais de implementação de sustentabilidade nos hotéis é o fato de o investimento inicial ser muito mais elevado do que a aplicação de soluções não sustentáveis. Verificou-se o uso duas estratégias de gestão sustentável, a primeira sendo através do uso eficiente de recursos como água, energia e redução de resíduos, reduzindo os custos de operacionais e a segunda através do incentivo à adesão de boas práticas pelos hóspedes através do uso de programas ambientais. Foi possível também analisar que é necessária uma definição menos ambígua do que é um hotel verde.
  • Branqueamento de Capitais
    Publication . Jesus, Joana Alexandra Marreiros de; Marques, Fernando; Nunes, Carlos
    Consistindo o “Branqueamento de Capitais” num crime previsto e punido no Código Penal Português, dependendo a sua consumação da factualidade subjacente integrar o respetivo tipo de ilícito ali previsto, no presente estudo procedeu-se à sua definição e caracterização, com ênfase nos precedentes, ou seja, nos atos ilícitos geradores de ativos. Genericamente, o branqueamento consiste na desconexão dos ativos dos precedentes que os geraram, tal desconexão tornará a Investigação Criminal do Branqueamento incipiente, pois impossibilitará a demonstração dos atos ilícitos precedentes, tal como a recuperação dos ativos por parte da Justiça, cuja origem só se presumirá como ilícita, e a imputação dos crimes aos seus autores. Procedeu-se também à identificação e caracterização dos atores relevantes na temática, desde logo os nacionais, onde se destacou a Polícia Judiciária, pois trata-se do órgão de polícia criminal com competência reservada/exclusiva para a Investigação do crime de Branqueamento, interveniente preponderante na prevenção e repressão do fenómeno, e os Bancos, na medida em que o sistema financeiro trata-se do principal palco à consumação do crime, surgindo assim com primordial na prevenção, preponderante no reporte da informação necessária à Investigação. Mas também os internacionais, referenciando-se as entidades/grupos que surgiram em resposta ao crescimento e dano percecionável do fenómeno, bem como às dificuldades de investigação. Efetuou-se ainda a recolha, processamento e análise de dados públicos sobre a temática, provenientes de fontes idóneas, no período em referência (2010-2020), através dos quais estudou-se a evolução do fenómeno do branqueamento em Portugal, o que permitiu verificar, certamente fruto da atualidade baseada na globalização, na tecnologia e na inteligência artificial, uma transformação notória nos ilícitos precedentes que estão na génese do branqueamento, onde, observando-se uma manutenção relativa de crimes tradicionais (tráfico de estupefacientes), verificou-se uma preponderância atual da criminalidade informática em substituição dos crimes fiscais, fenómeno este que poderá merecer estudo autónomo.
  • Peritos Independentes: O fenómeno em Portugal e as virtudes do acesso à justiça fiscal com e sem recurso aos tribunais
    Publication . Lourenço, Daniela Veríssimo; Salsa, Maria Leonor Cruz dos Reis; Baptista, Celísia
    No sistema fiscal português, o contribuinte tem ao seu alcance diversos meios de defesa contra os atos, omissões e decisões da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), previstos nos diversos diplomas legais. Entre os meios de defesa, está o pedido de revisão da matéria tributável, que permite ao sujeito passivo (SP) recorrer da decisão da AT, na sequência da aplicação de métodos indiretos, através do qual a AT – e mediante inspeção tributária –, procede à correção (quantificação) da matéria tributável e/ou ao imposto em falta. É neste contexto que o SP se pode “socorrer” da figura do Perito Independente (PI), para a reunião de peritos no procedimento de revisão da matéria tributável. Previsto na LGT, a figura do PI visa apoiar a obtenção de acordo, numa fase pré judicial, entre o SP e a AT, contribuindo desse modo para a justiça fiscal. Face à importância e ao papel dos PI no procedimento de revisão, foi realizada uma abordagem direta a estes profissionais, aprofundou-se o fenómeno da figura do PI em Portugal e foram apresentadas as virtudes do acesso à justiça fiscal com e sem recurso aos tribunais. Para esse efeito, foi aferida a visão dos próprios PI, quanto à sua função e ao procedimento de revisão da matéria tributável, através da aplicação de questionários. A colaboração dos PI permitiu obter uma vasta informação, relevando-se os seguintes aspetos: i) os SP encontram-se mais protegidos quando é nomeado um PI; ii) necessidade de transparência no processo de sorteio dos PI; iii) é importante a criação de um código de conduta e de um modelo de parecer, aplicáveis ao PI; e iv) a figura do PI é importante para a obtenção da justiça fiscal em Portugal (a sustentabilidade da figura do PI exige a necessidade de atualização das listas distritais).
  • A internet das coisas (IdC) e a Geração Z: encontros e desencontros na hotelaria
    Publication . Mulder, Edgar Pedro da Costa Carvalho; Rassal, Carimo
    A Internet das Coisas (IoT) é uma tecnologia em constante evolução que tem vindo a inovar várias áreas da vida moderna, como por exemplo: a agricultura, a saúde, os transportes e até as casas e cidades inteligentes. A tecnologia oferece a capacidade de recolher e analisar dados em tempo real, facilitando uma tomada de decisão eficaz e melhorando a eficiência de certos processos operacionais. Esta investigação centra-se na aplicabilidade da IoT na indústria hoteleira de 4 e 5 estrelas, reconhecendo que a tecnologia pode desempenhar um papel relevante na competitividade dos hotéis, devido ao seu potencial para proporcionar serviços melhorados e personalizados aos hóspedes, incluindo a Geração Z, que representa os futuros clientes do setor. A adoção da IoT na hotelaria pode assim melhorar a experiência do hóspede, através da otimização das operações e tornar o sector mais inteligente e eficiente. Para compreender o papel atual e futuro da tecnologia IoT na indústria hoteleira de 4 e 5 estrelas, foi realizada uma abrangente comparação entre as expetativas da Geração Z e as perspetivas dos diretores de hotéis. Os resultados desta investigação revelaram uma série de assimetrias e convergências entre dois grupos distintos de inquiridos, os membros da Geração Z e os diretores hoteleiros. No que diz respeito à familiaridade com a IoT e as tecnologias por ela potenciadas, nomeadamente o check-in/out automatizado, assistente digital e mensagens personalizadas em tempo real.
  • Plano de negócio para a criação de uma PME no setor marítimo turístico no Algarve
    Publication . Alves, Luís Miguel Medeira da Silva; Matos, Nélson; Rebelo, Sandra Cristina Francisco
    Este projeto de Mestrado tem como objetivo a elaboração e a análise da viabilidade económica de um projeto de investimento para a criação de uma empresa que visa promover e comercializar passeios pela costa algarvia, nomeadamente para visita a grutas e avistamento de cetáceos. O projeto passa pela criação de uma PME que irá comercializar passeios turísticos diretamente ao consumidor final e que terá como fator diferenciador a inclusão de “ money back guarantee “ caso não aviste golfinhos – devolução de 50% do preço do valor do bilhete. O cliente pode comprar o bilhete com esta garantia, fator que transmite confiança ao cliente no momento de decisão. Para a tomada de decisão devidamente fundamentada, apresenta-se um enquadramento do Turismo Náutico, em geral, e da atividade marítimo-turística, em particular, bem como o plano de negócios a realizar. O plano de negócios descreve o negócio a desenvolver, decorrente da oportunidade evidenciada no estudo do mercado, considerando a análise ambiental e competitiva. Revelam-se os planos de marketing, operacional e financeiro, ou seja, os pressupostos económicos e financeiros inerentes ao projeto, que sustentam as projeções dos investimentos, financiamento, rendimentos e gastos reunidas nas demonstrações financeiras que suportam os indicadores de viabilidade. A análise da viabilidade económica, bem como do risco, sugerem a implementação deste negócio com sucesso.
  • Diagnóstico e plano de formação: estudo de caso numa empresa de restauração no Algarve
    Publication . Godinho, Ana Maria; Valadas, Sandra
    Tendo por base o panorama atual de globalização e a competitividade empresarial, é certo que a Gestão de Recursos Humanos ocupa um lugar de importância no desenvolvimento das organizações. Assim, o presente estudo tem como temática principal a Formação profissional como prática de Gestão de Recursos Humanos e consequente Diagnóstico de Necessidades de Formação, realizado numa empresa do Setor da restauração, sediada do Algarve. Ao longo do projeto refletiu-se sobre a evolução da Gestão de Recursos Humanos nos últimos anos, bem como todas as alterações ao nível de objetivos, intervenientes e práticas. Sendo a Formação Profissional umas das responsabilidades dos RH, reveste-se de uma posição relevante nos objetivos estratégicos das organizações. Sabendo que, atualmente, as organizações procuram evoluir e diferenciar-se no meio em que se inserem, contemplámos ainda a Gestão da Formação, de forma a perceber os benefícios da formação profissional no desempenho dos colaboradores. Desta forma, para execução do Diagnóstico de Necessidades de Formação recorremos à realização de entrevistas aos colaboradores em posição de chefia (gerentes) e à aplicação de inquéritos por questionário aos restantes colaboradores. Com base nos dados recolhidos, procedeu-se à construção do plano de formação, que visa colmatar as necessidades identificadas, não só dos colaboradores, mas também da empresa, estando em concordância com os objetivos estratégicos delineados.
  • Relatório de Estágio Real Marina Hotel & Spa relações-públicas no Real Marina Hotel & Spa: perceção dos clientes relativamente à qualidade do serviço
    Publication . Gattuso, Miriam; Henriques, Henrique; Ramos, Célia M. Q.
    Este relatório de estágio, forma parte da fase final do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, em Faro. O relatório resulta do estágio, com uma duração de seis meses, realizado entre outubro de 2022 e abril de 2023 no Real Marina Hotel & Spa (RMO) em Olhão, Algarve, parte do grupo Hotéis Real. Ao longo desta experiência, o estágio foi desenvolvido em diferentes secções, quais Receção, Departamento Comercial, Guest Relations (GR), Spa & Animação e Food & Beverage. Assim sendo, fará parte deste relatório a descrição das tarefas executadas no dia a dia, tendo por referência o respetivo enquadramento teórico. Considerando a crescente competitividade na indústria hoteleira e a necessidade de diferenciação neste setor, torna-se relevante analisar a perceção dos clientes relativamente à qualidade do serviço. Com o estudo de caso desenvolvido, espera-se responder o desafio proposto através da aplicação de questionários analisados através da metodologia SERVQUAL, que mede a disparidade entre as expectativas do consumidor e o serviço prestado. Após investigação e análise dos dados disponíveis, determinamos as lacunas existentes ou gap’s do cliente no Real Marina Hotel & Spa.
  • Estratégias comerciais do grupo PortoBay Hotels & Resorts
    Publication . Brazão, Marta Isabel Drumond; Henriques, Henrique
    O presente relatório visa a conclusão do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira e ainda dar a conhecer o estágio que foi realizado no Departamento Comercial do grupo PortoBay Hotels & Resorts. É sabido que o Departamento Comercial tem um papel fundamental na hotelaria, sendo este um elo de ligação com a Tour Operação, Grupos, segmento Corporate e ainda, Complimentary. São todos segmentos que constroem a ocupação de uma unidade hoteleira, mantendo sempre o equilíbrio de peso entre eles. O presente relatório está estruturado em nove capítulos: Introdução, Enquadramento teórico, Caraterização da entidade acolhedora, Atividades e tarefas desempenhadas, Metodologia de investigação, Recolha e tratamento de dados, Apresentação de resultados, Discussão de resultados e reflexão crítica e, por fim, a Conclusão. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com a observação participante, individual e efetuada em contexto real, a análise documental e, ainda, a entrevista estruturada. Este é um estudo deveras interessante, na medida em que são entendidos e compreendidos os vários segmentos de mercado importantes para o grupo e as estratégias comerciais aplicadas.
  • As determinantes da qualidade de serviço nos empreendimentos turísticos em Portugal: o caso de estudo da geração Z
    Publication . Marques, Márcia Isabel de Oliveira; Rassal, Carimo; Marques, Maria José
    Os empreendimentos turísticos têm vindo a sofrer alterações, por consequência de diversos fatores externos, como a evolução geracional. Tais mudanças acarretam um peso significativo na transformação do setor de atividade do turismo, que, deste modo, necessita de passar por um processo de alteração e adaptação às necessidades dos novos consumidores, mais especificamente, a geração Z. A presente investigação prima-se por ser um estudo que, além de se focar na qualidade de serviço de uma geração ainda pouco estudada, também ganha maior amplitude por englobar os diversos empreendimentos turísticos. Porém, ao abranger o território português, esta investigação tem como propósito perceber quais as determinantes de qualidade de serviço para os indivíduos que compõem a geração Z. De forma a obter um maior número de respostas e melhor qualidade de resultados, recorreu-se a uma metodologia de análise quantitativa, através da aplicação de questionário online. Após a aplicação do questionário os dados foram tratados no sistema IBM SPSS Statistics. Esta investigação concluiu que o estudo da geração Z se torna fulcral para o entendimento de hábitos de consumo no contexto das viagens, perceção de qualidade de serviço e a escolha do tipo de Empreendimento Turístico, o que é corroborado por alguns autores, que referem que qualquer tipo de geração assume um padrão, porém o modo de agir está bastante correlacionado com a cultura nacional e o contexto económico e social. Os resultados obtidos possibilitaram compreender o perfil sociodemográfico da geração Z, salientar os atributos e o seu grau de importância na qualidade de serviço no momento pré, durante e pós compra no contexto das viagens. Desta forma, pode-se afirmar que contribuiu para o desenvolvimento e adaptação dos empreendimentos turísticos e que funciona como ferramenta no auxílio dos gestores hoteleiros.
  • Perceções de hóspedes com mobilidade reduzida e de gestores de unidades hoteleiras sobre a hotelaria adaptada em Portugal Continental
    Publication . Guimarães, Catarina Novo; Renda, Ana Isabel da Silva Aço; Renda, Jorge Manuel Faísca
    Este estudo analisa a questão da mobilidade reduzida no contexto do turismo e da hotelaria em Portugal, áreas centrais da revisão de literatura realizada, e apresenta uma exaustiva descrição do enquadramento legal aplicável neste domínio. São realizadas entrevistas a indivíduos com mobilidade reduzida, para conhecer as suas experiências e perspetivas relativamente à acessibilidade e à adaptação dos hotéis em Portugal continental e são aplicados questionários a diretores de hotéis com o objetivo de compreender de que forma estes percecionam as dificuldades dos hóspedes e as adaptações realizadas nos hotéis. Os resultados das entrevistas destacam a importância da acessibilidade na hotelaria, especialmente em relação às casas de banho, apontadas como um dos espaços com aspetos negativos percecionados mais frequentemente, a necessidade de informações detalhadas, antes da reserva, sobre as características dos quartos referidos como adaptados e a necessidade de formação adequada dos colaboradores dos hotéis para atender às necessidades dos hóspedes com mobilidade reduzida. O estudo revela ainda que os diretores de hotéis inquiridos têm perspetivas distintas sobre as dificuldades enfrentadas pelos hóspedes com mobilidade reduzida, embora reconheçam a importância de iniciativas de turismo acessível e a melhoria das instalações para atender às suas necessidades. Conclui-se neste estudo sobre a necessidade de melhorias na acessibilidade dos hotéis e de formação do pessoal para proporcionar experiências de viagem mais inclusivas e acessíveis para os hóspedes com mobilidade reduzida em Portugal.
  • Efeito da diversidade cultural da equipa na cultura de aprendizagem organizacional e nos comportamentos inovadores
    Publication . Miguel, Natacha Catarina Revez; Gonçalves, Gabriela
    A diversidade cultural está cada vez mais presente nas organizações, comportando algumas dificuldades na gestão das pessoas. Porém, existem algumas vantagens, nomeadamente a diversidade cognitiva que, segundo Wang et al. (2016), é importante para o estímulo de ideias novas e mais criativas, resultantes de diferentes perspetivas por parte dos membros de uma equipa. Aspeto que é cada vez mais relevante para as organizações associado à continua pressão para adaptação às mudanças sociais económicas. Pelo que, compreender o contributo da diversidade cultural para a promoção da inovação e da criatividade é relevante. Consideramos, no nosso estudo, que a diversidade cultural nas organizações contribui positivamente para o clima de grupo intercultural e para a cultura de aprendizagem, e por sua vez estas variáveis contribuem para comportamentos criativos e inovadores. Por outro lado, espera-se observar diferenças entre equipas nacionais e multiculturais relativamente a estas variáveis. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo quantitativo de carácter correlacional e comparativo. Os 232 participantes de ambos os géneros responderam a um questionário self-reported. Para a análise comparativa considerou-se duas subamostras (equipa nacional vs. equipa multicultural). Além da nacionalidade portuguesa, a amostra tem participantes de 10 nacionalidades, sendo a mais representada, a brasileira. As análises de resultados, que são discutidos em termos de implicações científicas e organizacionais, mostraram não haver diferenças entre equipas nacionais e multiculturais. Além disto, pode-se observar que, ao contrário do esperado, os efeitos positivos da diversidade cultural são pouco significativos. Mediante este cenário, foram comparadas as respostas dos inquiridos com posição de chefia e não chefia. Assim, concluiu-se, com pouca margem de diferença nas respostas, a chefia considera ligeiramente mais positivo a diversidade cultural do que um colaborador não chefe.
  • O stress profissional entre os funcionários do setor turístico: o caso do Aeroporto Internacional de Faro
    Publication . Manita, Carina Baptista; Viegas, Maria Margarida Viçoso de Arraes; Lança, Milene
    A presente dissertação analisa a possível existência de stress profissional entre os funcionários do setor turístico e a sua relação com a satisfação profissional e intenção de saída dos mesmos. O setor em questão sempre apresentou fracas condições de trabalho e foi um dos mais afetados a nível global pela pandemia da Covid-19, por isso, sujeita os seus colaboradores a elevados níveis de stress profissional. A investigação decorreu no Aeroporto Internacional de Faro, pelo facto de ser um local marcado pela movimentação diária e massiva de turistas. Por intermédio da aplicação de um inquérito por questionário online e presencial, obteve-se uma amostra não probabilística, por bola de neve, de 121 respondentes. A maioria dos funcionários inquiridos são do género feminino, solteiros, licenciados e sem filhos. A média de idades corresponde a 38 anos e a da antiguidade na empresa corresponde a 8 anos. A maioria está efetiva, trabalha no setor do handling/aviação, a full-time e por turnos. Os resultados revelam que os funcionários inquiridos estiveram frequentemente sob stress no trabalho nos seis meses anteriores à implementação dos questionários. Além disso, os resultados mostram que existe uma relação negativa entre o stress profissional e a satisfação profissional dos inquiridos, bem como uma relação positiva entre o stress profissional e a intenção de saída deste setor de atividade. Este estudo contribui com resultados significativos que podem ser utilizados pelas chefias do setor turístico aeroportuário, de forma a criar estratégias de recursos humanos que diminuam o stress profissional e promovam um maior bem-estar entre os funcionários.
  • Fatores determinantes para manter ou concessionar o departamento de A&B em hotéis de 4 estrelas na cidade do Porto
    Publication . Gomes, Miguel Rego; Serra, Manuel António Dionísio
    O presente estudo tem o objetivo de analisar os fatores determinantes para concessionar ou não o departamento de A&B em hotéis de 4 estrelas na cidade do Porto. Sendo um dos maiores e mais complexos departamentos num hotel, a secção da A&B exige a constante preocupação por parte dos gestores. Este departamento é muitas vezes pouco rentável e, em certos casos, pode mesmo estar a gastar rendimentos do alojamento. Atualmente, o número de estudos sobre o tema é bastante reduzido, o que demonstra a importância deste trabalho. Por essa razão e com o recurso a um questionário online, foi possível saber quais os fatores determinantes para a concessão ou não do departamento de A&B. A amostra é constituída por 61 hotéis, sendo que 87% contribuiu para a investigação (53 participantes). Com a análise de clusters, foi possível perceber que a redução de custos e o acesso a recursos humanos e tecnológicos foram os indicadores mais importantes para os decisores que concessionam o departamento, apesar de carecerem dos padrões de serviço do hotel e dos baixos níveis de motivação dos colaboradores do quadro. De ressalvar que apenas 5 hotéis da amostra praticam a concessão total do departamento. A restante amostra, não procura a subcontratação pela falta de experiência na concessão e o pouco conhecimento da atividade que pretende subcontratar, pelo receio de conflitos e/ou litígios entre as partes e pelo possível oportunismo do fornecedor, que poderá utilizar anomalias no contrato para cobrar taxas e valores extra por serviços não referidos e/ou dúbios. Além disso, foi possível perceber que as entidades que não recorrem à concessão do departamento de A&B, consideram que, se o fizessem, afetaria negativamente a satisfação dos clientes.
  • A ansiedade face à morte como preditora da paixão pelo trabalho: perspetiva da teoria de gestão do terror
    Publication . Morais, Ana Lúcia Bernardo; Sousa, Cátia; Gonçalves, Gabriela
    Diversos estudos demonstram que o ser humano recorre a diferentes mecanismos para lidar com a ansiedade face à morte, nomeadamente quando a mortalidade é mais saliente. O indivíduo crê na sua eternidade através de aspetos valiosos (materiais, intelectuais, filhos, etc.) que continuarão a existir depois de morrer, esses aspetos são prolongamentos de si próprio sendo que várias perspetivas e teorias assentam na importância que o trabalho tem para o indivíduo. A presente investigação tem como objetivos: 1) analisar as características psicométricas do inventário – “Threat Buffer Inventory” ; 2) avaliar, com recurso ao inventário da Teoria de Gestão do Terror, em que medida a ansiedade face à morte prediz a paixão pelo trabalho. O estudo foca-se na ansiedade face à morte, bem como na Teoria da Gestão do Terror e na paixão harmoniosa e obsessiva no trabalho moderadas pela centralidade. A amostra é composta por 326 indivíduos, dos quais 67.9% são do género feminino e 32.1% do género masculino, com uma média de idades de 39.16 anos. A centralidade modera a paixão harmoniosa e obsessiva no trabalho, e que o modelo desenvolvido referente ao inventário da Teoria da Gestão do Terror é mais ajustável que o original. O inventário adaptado à população portuguesa apresentou bons valores de consistência interna em todos os fatores. Em síntese, o estudo permite uma melhor compreensão do comportamento humano, fornecendo insights sobre as motivações e emoções que influenciam o comportamento das pessoas no contexto do trabalho.
  • Importância da hotelaria na contribuição para a preservação ambiental e patrimonial da região demarcada do Douro
    Publication . Falcão, Inês dos Santos; Correia, Marisol B.; Henriques, Cláudia
    Com o crescimento exponencial do turismo e do setor hoteleiro, o apelo ao desenvolvimento sustentável assente na produção e consumo sustentáveis torna-se determinante. A Região Demarcada do Douro (RDD), por ser uma área de interesse nacional e internacional, classificada pela UNESCO, deve ser protegida e preservada tanto pelos que nela habitam e exercem as suas profissões como por quem a visita. Deste modo, o objetivo geral da dissertação é o de identificar os contributos da hotelaria para a preservação ambiental e patrimonial da RDD e os objetivos específicos são os de: refletir sobre a temática da sustentabilidade com destaque para o turismo e a hotelaria; identificar as políticas nacionais e internacionais que abarquem a sustentabilidade e a preservação ambiental; e apresentar boas práticas de sustentabilidade ambiental que possam ser seguidas pelo setor hoteleiro. A investigação empírica assentou num estudo exploratório de natureza fundamentalmente quantitativa. Foi realizado um inquérito por questionário, online, aos hotéis de 3, 4 e 5 estrelas da RDD ao qual se obteve 27 respostas válidas. O tratamento dos dados foi realizado através do software de análise de dados IBM SPSS Statistics, que permitiu fazer análises de frequências descritivas e também análises cruzadas entre variáveis. Os resultados obtidos permitem concluir que as medidas desenvolvidas pelos hotéis de 3, 4 e 5 estrelas da RDD inquiridos são ainda modestas. Destaca-se, no entanto, que de uma maneira geral existe a preocupação em tentar incorporar medidas de sustentabilidade.
  • Literacia fiscal: o caso dos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico nos concelhos de Silves e Albufeira
    Publication . Quintos, Patrícia Sofia Nunes; Martins, Ana Isabel; Alves, Filomena
    A presente dissertação debruça-se sobre o nível de literacia fiscal detido pelos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico nos concelhos de Silves e Albufeira. Pretende-se identificar o nível de conhecimento fiscal destes alunos, através da aplicação de um questionário que procura, não só aferir o nível de conhecimento detido e o impacto dos impostos na vida destes estudantes, mas também avaliar, nomeadamente, se estes têm consciência da utilidade dos impostos e da necessidade de todos os contribuintes contribuírem com as obrigações fiscais ou se têm por hábito falar sobre impostos com seus pais/familiares ou na escola e qual a ajuda que a receita do Estado proporciona às famílias. Os dados obtidos revelam que a maioria dos estudantes são pouco conhecedores dos principais impostos que compõem o sistema fiscal português, motivo pelo qual seria desejável, de forma a aumentar o nível de Literacia Fiscal dos adolescentes, a realização de palestras nas escolas sobre estes temas e a divulgação do Portal TaxEdu.
  • A importância da auditoria financeira na prevenção de fraude e evasão fiscal
    Publication . Gomes, João Miguel dos Reis; Marques, Fernando Manuel Correia; Guerreiro, José Rodrigo Correia
    Esta dissertação tem como objetivo analisar a importância da auditoria financeira no combate à fraude e evasão fiscal. É facto que, a legislação, estabelece requisitos específicos para a realização de auditorias. No entanto, algumas empresas optam por proceder a auditorias de forma voluntária devido às vantagens que apresentam. Pretende-se analisar a opinião de um público-alvo restrito a auditores e revisores oficiais de contas sobre questões relevantes e potencialmente contraditórias em relação às visões de alguns autores. A investigação empírica é realizada através da aplicação de um questionário, e os resultados obtidos são analisados para se chegar a conclusões significativas. Ademais, é apresentado uma exposição teórica que aborda informações pertinentes ao tema. O objetivo central desta dissertação é avaliar o papel da auditoria financeira na prevenção de fraudes e evasão fiscal, analisando as perceções e atitudes dos profissionais nessa área, abordando perspetivas e opiniões relacionadas à auditoria financeira, explorando questões cruciais no contexto da prevenção de fraudes e evasão fiscal. Os resultados desta pesquisa refletem uma concordância generalizada sobre o papel crucial da auditoria na manutenção da integridade do sistema fiscal, destacando sua importância contínua como ferramenta para garantir a conformidade tributária e prevenir atividades ilegais relacionadas a impostos. Os dados revelam a crença de que as empresas reconhecem os benefícios das auditorias regulares, não apenas como uma exigência regulatória, mas também como uma ferramenta para aprimorar a transparência financeira, identificar problemas internos e cumprir regulamentos, incentivando, assim, uma adoção mais proativa das auditorias. As ofertas a auditores destacam a importância de debater e esclarecer as diretrizes éticas para garantir a integridade do processo de auditoria e a independência do auditor. Concluindo, os dados obtidos oferecem uma visão abrangente dos inquiridos sobre questões críticas relacionadas à auditoria financeira, sendo de valor significativo para reguladores na implementação de diretrizes e normas de auditoria, bem como para profissionais de auditoria em práticas futuras.
  • Representações da família e do trabalho e relação com conflito trabalho-família: análise comparativa entre Portugal e Espanha
    Publication . Lamarosa, Ariana Vanessa Rebeca; Sousa, Cátia; Gonçalves, Gabriela
    O presente estudo teve como principal objetivo caraterizar e comparar a representação dos conceitos de família e trabalho em Portugal e Espanha, tendo em consideração as diferenças culturais entre estes países e, por outro lado, verificar as diferenças entre o CTF e CFT nos dois países atendendo ao papel de género dos indivíduos. Desta forma, a amostra Portuguesa é composta por 340 participantes, dos quais 73.5% (n=250) do género feminino e 26.5% (n=90) do género masculino com idades compreendidas entre 18 e 73 anos (M=38.61; DP=12.509). A amostra Espanhola é constituída por 103 participantes, 64.1% (n=66) e 35% (n=36) do género masculino e feminino, respetivamente, sendo que, 1% (n=1) não respondeu à questão, com idades entre os 22 e os 62 anos (M=39.11; DP=9.385). Os resultados mostram que, em Portugal os homens experienciam maior CTF e maior CFT do que as mulheres. Por outro lado, em Espanha as mulheres experienciam maior CTF em relação aos homens e, em relação aos valores de CFT estes são mais elevados nos homens do que nas mulheres.
  • Plano de marketing para o centro de artes e ofícios de Albufeira
    Publication . Gomes, Anabela Gonçalves Guerreiro; Machado, Carla Sofia Guerreiro
    O Centro de Artes e Ofícios de Albufeira trata-se de um equipamento público pertencente à Câmara Municipal de Albufeira destinado a atividades de divulgação de artes, técnicas, saberes e produtos artesanais e integra uma componente informativa, formativa e expositiva. Em abril de 2023, foi inaugurado o Centro de Artes e Ofícios instalado no edifício do antigo Tribunal de Albufeira e localizado no centro histórico. O edifício foi reabilitado na sequência da candidatura da entidade pública a fundos europeus, no âmbito da necessidade de preservar a identidade e valorizar o património arqueológico e histórico da cidade. O objetivo deste projeto é desenvolver e implementar um plano de Marketing para a dar a conhecer o novo equipamento municipal e as suas valências. Numa primeira parte do trabalho, a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e revisão de literatura sobre artes e ofícios tradicionais, marketing e mais especificamente o marketing de serviços e no setor público, assim como planos de marketing e a sua implementação. Tendo em conta o objetivo do projeto, a segunda parte, mais prática, centra-se no desenvolvimento do plano de marketing composto por diversas etapas, desde a análise da envolvente externa e interna, à definição da estratégia e dos objetivos de marketing até à avaliação e controlo. Pretende-se que o plano de marketing contribua para o sucesso e rentabilidade do Centro de Artes e Ofícios de Albufeira e que este se torne numa referência na região algarvia para as artes e ofícios em termos de revitalização, valorização e dinamização dessas áreas tradicionais, através de serviços direcionados à população local e aos visitantes.