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Advisor(s)
Abstract(s)
O mundo contemporâneo em que vivemos é caracterizado por uma constante
mudança e imprevisibilidade politica, social, profissional, ambiental, que exigem a
todos os cidadãos uma actualização e adaptação contínua a vários níveis, sob
pena de pôr em risco a sua segurança, saúde e bem-estar, o seu trabalho, carreira
e realização pessoal. Em educação o “choque com a realidade” já não é mais um
assunto dos professores estagiários de qualquer nível de ensino, mas, de todos
que abarcam a tarefa de contribuir para a formação das novas gerações e dos
profissionais no terreno ao longo da vida. É previsível que nem todos os indivíduos
consigam acompanhar esta nova era em que os acontecimentos e as tarefas
requeridas se sucedem em ritmo vertiginoso. Jesus (2000) chama a atenção para a
falta de motivação dos professores, definindo-a como um problema complexo
que exige uma abordagem em várias perspectivas para que se possa realizar uma
intervenção que elimine as dificuldades de envolvimento dos professores no
exercício da profissão docente. A valorização social do trabalho do professor e a
criação de condições para a sua realização de qualidade são determinantes para a
condução de boas práticas de ensino e educação ao longo da vida. Uma das
medidas para levar por diante o bom exercício da função docente é a de preparar
estes profissionais com uma adequada formação inicial e contínua que articule as
qualidades pessoais dos professores com o ensino em equipa, a delimitação
coerente das funções dos professores, o incentivo e reconhecimento na
progressão na sua carreira e a responsabilização da comunidade pela educação
escolar e profissional (Jesus, 2000; Jesus & Lens, 2005).
No livro “Five Minds for the future” de 2007, o psicólogo de Harvard, Howard
Gardner defende a existência de cinco mentes específicas essenciais para a saúde
de uma personalidade e para que esta funcione eficazmente no futuro, que são: a
mente disciplinada; a mente sintetizadora; a mente criadora; a mente
respeitadora; e a mente ética. As cinco mentes são mais do que constructos
teóricos, são capacidades cognitivas e competências que permitem delinear um
futuro com êxito, pois, pretendem ser uma fundação intelectual para a educação
geral e para o desenvolvimento do currículo. Duening (2008) inscreve-se nesta
teoria e utiliza as mentes de Gardner e transporta-as para o domínio da mudança
do desenvolvimento do currículo através de um ensino de empreendedorismo.
Martyn Newman no seu livro “Capitalismo Emocional – Os Novos Líderes” de
2010, remete-nos para uma nova abordagem na liderança contemporânea,
fundada em três ideias: a liderança no local de trabalho resulta de combinação de
emoções (auto-confiança; otimismo; auto-suficiência e entusiasmo); as emoções
resultantes são valiosas porque criam fortes relações entre as organizações e os
clientes e colaboradores, constituindo uma vantagem competitiva para o negócio;
e as emoções consideradas e os seus comportamentos associados podem ser alvo
de desenvolvimento e utilizados de forma inteligente para resolver problemas,
criar produtos, fornecer um serviço superior e possibilitar o incremento do
desempenho pessoal e profissional (Newman, 2010). Nesta perspectiva, os
capitalistas emocionais são os líderes, pois, reconhecem que para além do capital intelectual é preciso investir no capital emocional, isto é, na energia, entusiasmo e
empenho que existe nos corações de homens e mulheres associados ao negócio.
No sentido de compreender a inteligência empreendedora e as características
empreendedoras dos estudantes do ensino superior concebeu-se um instrumento
de avaliação de competências empreendedoras que visa avaliar o potencial intra e
inter empreendedor de cada indivíduo, que designou de “Questionário de
Competências Empreendedoras” (QCE, Faria, 2010a). Este instrumento teve por
base a perspectiva psicológica do empreendedorismo (2010b) e foi utilizado em
vários estudos e relacionado com outras dimensões psicológicas e foi o impulso
para a realização deste projeto. Neste trabalho, a investigação ficou circunscrita à
realidade e ao contexto dos estudantes do ensino superior e dos professores
pertencentes à comissão de coordenação dos respetivos cursos, das áreas da
educação e da saúde do Instituto Politécnico de Beja (cursos de 1º ciclo de
licenciaturas em: Educação Básica, Serviço Social, Educação e Comunicação
Multimédia, Artes Plásticas e Multimédia, Desporto, Terapia Ocupacional,
Enfermagem; e cursos de 2º ciclo de mestrados em: Psicogerontologia
Comunitária, Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo; Educação
Especial, Atividade Física e Saúde Escolar). Da análise da literatura científica,
partiu-se para o desenvolvimento de estudos empíricos, de modo que em função
dos resultados encontrados, se pudessem propor estratégias e linhas de
intervenção no âmbito do desenvolvimento de uma mente empreendedora e da
educação para o empreendedorismo no ensino superior. Consequentemente,
facilitar a inovação e a expressão da criatividade de uma personalidade estimula e
promove o envolvimento dos alunos(as) na ação e empenho do seu
desenvolvimento socioprofissional.
Para levar por diante a tarefa do conhecimento da mente empreendedora, em
particular, a mente dos estudantes do ensino superior, e como desenvolver as
competências empreendedoras foram delineados doze estudos: (Estudo 1) - “A
Inteligência Empreendedora e o Questionário de Competências Empreendedoras”
(Faria, 2011); (Estudo 2) - “Promoção do Empreendedorismo Feminino em
Contexto de Ensino Superior” (Faria, 2012a); (Estudo 3) - “Avaliação Psicológica do
Temperamento, de Competências Emocionais e Empreendedoras- suas
implicações na Educação” (Faria, 2012b); (Estudo 4) - “Coaching empreendedorial
no ensino superior” (Faria 2012c); (Estudo 5) – “Mentes dos Estudantes e Práticas
Docentes no Ensino Superior” (Faria, 2013a); (Estudo 6)- “Desenvolvimento de
Mentes para o Futuro- Empreendedora e Criativa” (Faria, 2013,b); (Estudo 7) -
“Envolvimento dos Estudantes na Escola e Promoção do Coaching Educacional e
Empreendedorial” (Faria, 2014a); (Estudo 8) - “Coaching Apreciativo e Literacia em
Saúde no caminho do Bem-estar” (Faria, 2014b); (Estudo 9) - “Temperamento,
literacia emocional e desenvolvimento pessoal na escola” (Faria, 2015); (Estudo
10) -“Temperamento e Personalidade em Estudantes do Ensino Superior” (Faria,
2016a);(Estudo 11)-“Dinâmicas de Empoderamento e Motivação dos Alunos na
Escola” (Faria, 2016b); e (Estudo 12) -.“Contributos dos Professores para a
Promoção de Competências Empreendedoras para o Desenvolvimento
Socioprofissional de Estudantes do Ensino Superior”(Faria & Jesus, 2018).
Focalizámo-nos neste trabalho no desenvolvimento de competências
empreendedoras em estudantes e compreendemos que tal só é possível levar por
diante quando estes alunos(as) têm professores empreendedores, e quando
ambos respiram um ambiente empreendedor na instituição de ensino superior.
Description
Relatório do Projeto de Pós Doutoramento em Psicologia, Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2018
Keywords
Estudantes Ensino superior Psicologia do empreendedorismo Inteligência empreendedora Desenvolvimento socioprofissional