Publication
A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática
dc.contributor.author | Ponte, João Pedro da | |
dc.contributor.author | Guerreiro, António | |
dc.contributor.author | Cunha, Helena | |
dc.contributor.author | Duarte, José | |
dc.contributor.author | Martinho, Helena | |
dc.contributor.author | Martins, Cristina | |
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.contributor.author | Menino, Hugo | |
dc.contributor.author | Pinto, Hélia | |
dc.contributor.author | Santos, Leonor | |
dc.contributor.author | Varandas, José Manuel | |
dc.contributor.author | Veia, Luciano | |
dc.contributor.author | Viseu, Floriano | |
dc.date.accessioned | 2013-01-24T14:46:10Z | |
dc.date.available | 2013-01-24T14:46:10Z | |
dc.date.issued | 2007-10 | |
dc.description.abstract | Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio. | por |
dc.identifier.citation | Ponte, J. P., Guerreiro, A., Cunha, H., Duarte, J., Martinho, H., Martins, C., Menezes, L., Menino, H., Pinto, H., Santos, L., Varandas, J. M., Veia, L., & Viseu, F. (2007). A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Revista Portuguesa de Educação, 20(2), 39-74. | por |
dc.identifier.issn | 0871-9187 | |
dc.identifier.other | AUT: AGU01063; LVE00230; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/2121 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.title | A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 74 | por |
oaire.citation.issue | 2 | por |
oaire.citation.startPage | 39 | por |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Educação | por |
oaire.citation.volume | 20 | por |
person.familyName | Guerreiro | |
person.familyName | Veia | |
person.givenName | António | |
person.givenName | Luciano | |
person.identifier.ciencia-id | 3115-78B7-C4A9 | |
person.identifier.ciencia-id | 6A1C-7E54-64F1 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4711-4270 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8727-8985 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | d6c46a9f-b543-40bb-af39-bf7b57adb6db | |
relation.isAuthorOfPublication | 79ce65b8-60c1-4bea-b06e-7a674bb9d677 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 79ce65b8-60c1-4bea-b06e-7a674bb9d677 |