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Quantificação das emissões atmosféricas no aeroporto internacional de Faro

dc.contributor.advisorNunes, Luís Miguel
dc.contributor.authorSousa, João Filipe Raimundo Morais Gouveia de
dc.date.accessioned2013-11-29T17:50:51Z
dc.date.available2013-11-29T17:50:51Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação de mest., Engenharia do Ambiente (Saúde e Ambiente), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011por
dc.description.abstractNos nossos dias existe uma crescente preocupação quanto à preservação ambiental, de modo que se vai notando cada vez mais, a nível público e privado, uma maior preocupação e sensibilização nesta matéria, resultando muitas vezes numa melhoria da imagem das empresas que investem neste campo, bem como na qualidade dos seus serviços. Este é precisamente o caso da ANA, SA, que procura contribuir para o mesmo propósito através da recente implementação/certificação do SGI. O AFR é essencialmente um aeroporto com tráfego predominantemente de lazer, de forte carácter sazonal, tendo registado um total de 43809 LTO em 2007. Foi neste âmbito que surgiu a oportunidade de desenvolvimento deste trabalho no Aeroporto Internacional de Faro, sob a forma de estágio e no âmbito da Dissertação de Mestrado de Engenharia do Ambiente, especialização em Saúde e Ambiente da Universidade do Algarve. Pretendeu-se quantificar as emissões de contaminantes atmosféricos no lado Ar do AFR, recorrendo a dois métodos distintos: a) através de modelação das emissões provenientes das principais fontes de contaminação; b) através de amostragem de circulação de viaturas de apoio. Procurou-se estabelecer uma análise comparativa das emissões totais, tendo como objectivo principal a avaliação da importância do papel das viaturas/equipamentos de apoio às aeronaves, no mapa geral de emissões. De acordo com os resultados obtidos, foi possível verificar que as aeronaves constituem a principal fonte de emissão para todos os contaminantes, à excepção do CO. No que toca particularmente às viaturas, as emissões quantificadas através do método de amostragem são inferiores às emissões modeladas. Esta quantificação constitui o passo fundamental para a avaliação de risco de saúde humana, em ambientes de exposição laboral. Deste modo, a metodologia desenvolvida representa uma ferramenta de trabalho para análises futuras no âmbito da avaliação da qualidade do ar no Aeroporto Internacional de Faro.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3179
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectANA, SApor
dc.subjectAeroporto Internacional de Faropor
dc.subjectDissertação de mestradopor
dc.subjectEmissões atmosféricaspor
dc.subjectAmostragempor
dc.subjectViaturas/equipamentos de apoiopor
dc.subjectModelação atmosféricapor
dc.subjectAvaliação de risco de saúdepor
dc.titleQuantificação das emissões atmosféricas no aeroporto internacional de Faropor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia do Ambiente. Saúde e Ambientepor

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