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Quantificação das emissões atmosféricas no aeroporto internacional de Faro
dc.contributor.advisor | Nunes, Luís Miguel | |
dc.contributor.author | Sousa, João Filipe Raimundo Morais Gouveia de | |
dc.date.accessioned | 2013-11-29T17:50:51Z | |
dc.date.available | 2013-11-29T17:50:51Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description | Dissertação de mest., Engenharia do Ambiente (Saúde e Ambiente), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011 | por |
dc.description.abstract | Nos nossos dias existe uma crescente preocupação quanto à preservação ambiental, de modo que se vai notando cada vez mais, a nível público e privado, uma maior preocupação e sensibilização nesta matéria, resultando muitas vezes numa melhoria da imagem das empresas que investem neste campo, bem como na qualidade dos seus serviços. Este é precisamente o caso da ANA, SA, que procura contribuir para o mesmo propósito através da recente implementação/certificação do SGI. O AFR é essencialmente um aeroporto com tráfego predominantemente de lazer, de forte carácter sazonal, tendo registado um total de 43809 LTO em 2007. Foi neste âmbito que surgiu a oportunidade de desenvolvimento deste trabalho no Aeroporto Internacional de Faro, sob a forma de estágio e no âmbito da Dissertação de Mestrado de Engenharia do Ambiente, especialização em Saúde e Ambiente da Universidade do Algarve. Pretendeu-se quantificar as emissões de contaminantes atmosféricos no lado Ar do AFR, recorrendo a dois métodos distintos: a) através de modelação das emissões provenientes das principais fontes de contaminação; b) através de amostragem de circulação de viaturas de apoio. Procurou-se estabelecer uma análise comparativa das emissões totais, tendo como objectivo principal a avaliação da importância do papel das viaturas/equipamentos de apoio às aeronaves, no mapa geral de emissões. De acordo com os resultados obtidos, foi possível verificar que as aeronaves constituem a principal fonte de emissão para todos os contaminantes, à excepção do CO. No que toca particularmente às viaturas, as emissões quantificadas através do método de amostragem são inferiores às emissões modeladas. Esta quantificação constitui o passo fundamental para a avaliação de risco de saúde humana, em ambientes de exposição laboral. Deste modo, a metodologia desenvolvida representa uma ferramenta de trabalho para análises futuras no âmbito da avaliação da qualidade do ar no Aeroporto Internacional de Faro. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3179 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | ANA, SA | por |
dc.subject | Aeroporto Internacional de Faro | por |
dc.subject | Dissertação de mestrado | por |
dc.subject | Emissões atmosféricas | por |
dc.subject | Amostragem | por |
dc.subject | Viaturas/equipamentos de apoio | por |
dc.subject | Modelação atmosférica | por |
dc.subject | Avaliação de risco de saúde | por |
dc.title | Quantificação das emissões atmosféricas no aeroporto internacional de Faro | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia do Ambiente. Saúde e Ambiente | por |