Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Escola, sete formas de desordem e o amor: para a Inclusão total

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Escola_Sete_Formas-de_Desordem_e_o_Amor.pdf137.72 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Argumento aqui que persiste um ambiente intoleravelmente agressivo e de exclusão, para os alunos nas escolas comuns. Tal prejudica a pedagogia para a instrução, e a educação ao nível da sua formação como pessoas e cidadãos empenhados para o seu bem e o bem da comunidade. Seguidamente irei propor uma certa concepção da educação, que assume a pessoa educada como a pessoa ética e autónoma, detentora de um aparato emocional adequado a viver uma vida florescente e em bem-estar. Depois serão sumariamente descritas, o que aqui se designará por sete formas de desordem: comparação, corrupção, dependência, divisão, medo, auto desintegração e violência. Será argumentado que a mitigação ou ausência de tais formas de desordem do ambiente escolar, podem favorecer a predominância do amor no relacionamento, que potencia o ambiente correcto para o florescimento da educação e da pessoa educada. Finalmente, serão brevemente referidas três propostas de investigação empírica.

Description

Keywords

Educação Amor Inclusão

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Algarve

Collections

CC License