Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Escola, sete formas de desordem e o amor: para a Inclusão total

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Escola_Sete_Formas-de_Desordem_e_o_Amor.pdf137.72 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Argumento aqui que persiste um ambiente intoleravelmente agressivo e de exclusão, para os alunos nas escolas comuns. Tal prejudica a pedagogia para a instrução, e a educação ao nível da sua formação como pessoas e cidadãos empenhados para o seu bem e o bem da comunidade. Seguidamente irei propor uma certa concepção da educação, que assume a pessoa educada como a pessoa ética e autónoma, detentora de um aparato emocional adequado a viver uma vida florescente e em bem-estar. Depois serão sumariamente descritas, o que aqui se designará por sete formas de desordem: comparação, corrupção, dependência, divisão, medo, auto desintegração e violência. Será argumentado que a mitigação ou ausência de tais formas de desordem do ambiente escolar, podem favorecer a predominância do amor no relacionamento, que potencia o ambiente correcto para o florescimento da educação e da pessoa educada. Finalmente, serão brevemente referidas três propostas de investigação empírica.

Description

Keywords

Educação Amor Inclusão

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Algarve

Collections

CC License