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Escola, sete formas de desordem e o amor: para a Inclusão total
dc.contributor.author | Pereira, Rui Lopes Penha | |
dc.date.accessioned | 2015-01-20T10:19:46Z | |
dc.date.available | 2015-01-20T10:19:46Z | |
dc.date.issued | 2014-12-01 | |
dc.description.abstract | Argumento aqui que persiste um ambiente intoleravelmente agressivo e de exclusão, para os alunos nas escolas comuns. Tal prejudica a pedagogia para a instrução, e a educação ao nível da sua formação como pessoas e cidadãos empenhados para o seu bem e o bem da comunidade. Seguidamente irei propor uma certa concepção da educação, que assume a pessoa educada como a pessoa ética e autónoma, detentora de um aparato emocional adequado a viver uma vida florescente e em bem-estar. Depois serão sumariamente descritas, o que aqui se designará por sete formas de desordem: comparação, corrupção, dependência, divisão, medo, auto desintegração e violência. Será argumentado que a mitigação ou ausência de tais formas de desordem do ambiente escolar, podem favorecer a predominância do amor no relacionamento, que potencia o ambiente correcto para o florescimento da educação e da pessoa educada. Finalmente, serão brevemente referidas três propostas de investigação empírica. | por |
dc.identifier.other | AUT: RPP00018; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/5717 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade do Algarve | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Amor | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | Escola, sete formas de desordem e o amor: para a Inclusão total | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Escola Superior de Educação e Comunicação Universidade do Algarve | por |
oaire.citation.endPage | 11 | por |
oaire.citation.startPage | 1 | por |
oaire.citation.title | I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |