| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 4.68 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A prática pedagógica descrita neste trabalho centra-se na integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no ensino superior, tendo sido testada na unidade curricular (UC) de Sismologia do CTeSP em Proteção Civil da Universidade do Algarve. A motivação desta abordagem prende-se com a necessidade de adaptação às características da Geração Z e às transformações tecnológicas emergentes na sociedade em geral. O objetivo foi promover competências como o pensamento crítico e a criatividade, recorrendo a metodologias de ensino híbridas e colaborativas. A estratégia incluiu a formação de grupos aleatórios para a resolução de questionários via Moodle e o uso consciente da IAG para apoiar a aprendizagem. Os resultados revelaram uma taxa de aprovação elevada (93.75%) e uma recetividade muito positiva por parte dos alunos. A prática pedagógica demonstrou ser eficaz no desenvolvimento de competências e na preparação dos alunos para o previsível futuro do trabalho. As principais implicações sugerem que a IAG pode ser uma ferramenta valiosa em contextos educacionais práticos, sendo necessário otimizar um feedback rápido e reforçar a ética no uso da IAG. Conclui-se que a prática pedagógica contribuiu para a inovação no ensino superior e para o desenvolvimento de novas competências, com potencial de expansão para outras áreas.
Description
Keywords
Inteligência artificial generativa Aprendizagem colaborativa Geração Z Ensino Superior
