Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Integração da inteligência artificial generativa em práticas pedagógicas colaborativas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CNaPPES24_artigo_final.pdf4.68 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A prática pedagógica descrita neste trabalho centra-se na integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no ensino superior, tendo sido testada na unidade curricular (UC) de Sismologia do CTeSP em Proteção Civil da Universidade do Algarve. A motivação desta abordagem prende-se com a necessidade de adaptação às características da Geração Z e às transformações tecnológicas emergentes na sociedade em geral. O objetivo foi promover competências como o pensamento crítico e a criatividade, recorrendo a metodologias de ensino híbridas e colaborativas. A estratégia incluiu a formação de grupos aleatórios para a resolução de questionários via Moodle e o uso consciente da IAG para apoiar a aprendizagem. Os resultados revelaram uma taxa de aprovação elevada (93.75%) e uma recetividade muito positiva por parte dos alunos. A prática pedagógica demonstrou ser eficaz no desenvolvimento de competências e na preparação dos alunos para o previsível futuro do trabalho. As principais implicações sugerem que a IAG pode ser uma ferramenta valiosa em contextos educacionais práticos, sendo necessário otimizar um feedback rápido e reforçar a ética no uso da IAG. Conclui-se que a prática pedagógica contribuiu para a inovação no ensino superior e para o desenvolvimento de novas competências, com potencial de expansão para outras áreas.

Description

Keywords

Inteligência artificial generativa Aprendizagem colaborativa Geração Z Ensino Superior

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Edições Politema

Collections

CC License