Revisão da medicação de idosos institucionalizados em estruturas residenciais para pessoas idosas no Algarve

Tese_RevMedERPI_AA_29set.pdf1.95 MBAdobe PDF Download

Authors

Andrade, Amanda de Oliveira

O avanço da medicina e a melhoria dos cuidados de saúde possibilitam que os indivíduos vivam mais e com melhor qualidade de vida. O envelhecimento é um processo natural que conduz a alterações anatomofisiológicas e metabólicas que modificam a farmacocinética e farmacodinâmicas dos medicamentos num idoso. Além destas alterações, o avanço da idade diminui a autonomia e a perceção de autocuidado, sendo necessário recorrer a instituições de cuidados, como as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI). A revisão da medicação é um processo eficaz que procura a otimização e gestão correta da medicação, além da identificação de problemas relacionados com uso de medicamentos, como interações medicamentosas e reações adversas. O principal objetivo deste trabalho foi a caracterização do perfil farmacoterapêutico, por meio da revisão da medicação, de idosos institucionalizados em ERPI, no Algarve. Foram analisados os perfis terapêuticos dos 96 pacientes, com média de idade de 86.57±7.86 anos. Os idosos utilizavam em média 9.13±4.15 medicamentos e mais de 90% eram polimedicados. A revisão terapêutica ainda revelou que mais de 44% dos pacientes apresentavam elevada complexidade farmacoterapêutica e 91.7% possuíam potenciais interações medicamentosas. Mais de 86% fazia uso de pelo menos um Medicamento Potencialmente Inapropriado, segundo a EU(7)-PIM List, sendo os medicamentos para o sistema nervoso central os mais utilizados. A população idosa institucionalizada possui inúmeros problemas de saúde e é tendencialmente polimedicada e com problemas relacionados à medicação. A revisão farmacoterapêutica é uma ferramenta completa que pode minimizar a ocorrência destes obstáculos, buscando melhorar a qualidade de vida dos pacientes, além de facilitar e potencializar o regime terapêutico.
The advancement of medicine and the improvement of healthcare allows individuals to live longer and with better quality of life. Aging is a natural process that leads to anatomophysiological and metabolic changes, which alter the pharmacokinetics and pharmacodynamics of medications in an elderly person. In addition to these changes, advancing age reduces autonomy and self-care perception, making it necessary to resort to care institutions, such as Residential Structures for Elderly People (ERPI). Medication review is an effective process that aims to optimize and correctly manage medication, furthermore, identifying problems related to medication use, such as drug interactions and adverse reactions. The main objective of this work was to characterize the pharmacotherapeutic profile, through medication review, of institutionalized elderly people in ERPI, in the Algarve. The therapeutic profiles of 96 patients were analyzed, with a mean age of 86.57±7.86 years. The elderly individuals used an average of 9.13±4.15 medications and more than 90% of the cohort had polypharmacy. The therapeutic review also revealed that more than 44% of patients had high pharmacotherapeutic complexity and 91.7% had potential drug interactions. More than 86% were using at least one Potentially Inappropriate Medication, according to the EU(7)-PIM List, with medications for the central nervous system being the most frequent. The institutionalized elderly population has numerous health issues and tend to be polymedicated, hence a medication-related problems. The pharmacotherapeutic review is a comprehensive tool that can minimize the occurrence of these obstacles, seeking to improve quality of life, whilst facilitating and enhancing the therapeutic regimen.

Erpi Eu(7)-pim list Idosos Índice de complexidade do regime da medicação Revisão da medicação