Repository logo

Sapientia

UAlg Scientific Repository

 

About Sapientia

SAPIENTIA brings together all scientific publications produced by teachers, researchers, and students (theses and dissertations) from the University of Algarve and cooperating entities (ULSALG-Unidade Local de Saúde do Algarve and Ciência Viva network centers in the Algarve) and aims to maximize their visibility, ensure easy access to this collection, improve the public impact of the scientific activity of the University and other entities, as well as ensure the preservation of their memories.

Notice

To search publication by UAlg's authors use 'Entities | Persons' menu, instead of 'Browse Repository | By author'.

Recent Submissions

Investigação em arte, ensino e experiências transcontinentais
Publication . Sales, José Albio Moreira de; Tavares, Mirian
A organização deste livro é um esforço no sentido de divulgar pesquisas no campo da arte/educação e média arte digital produzidas por docentes/pesquisadores que atuam no Brasil, Portugal, Cabo Verde, Marrocos e Macau. A iniciativa teve como ponto de partida a colaboração entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade do Algarve (UAlg), envolvendo, dentre outros setores destas instituiç.es, o Grupo de Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE e o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da UAlg. Foi essa constante interlocução que nos levou a organizar este livro, dando continuidade a um diálogo profícuo entre as nossas instituições.
Projeto invitro: no caminho da democratização e da transdisciplinaridade entre artefatos, experiências e pensamento criativo
Publication . Fernandes Marcos, Adérito; Moita da Silva Pereira, Selma Eduarda
O projeto INVITRO, ou simplesmente INVITRO, foi lançado como um centro transdisciplinar no cruzamento entre arte, tecnologia e ciência, assumindo como foco primordial a investigação, desenvolvimento e experimentação baseada na criação e desenvolvimento de artefatos (tecnológicos digitais e híbridos); tendo tido como fundadores a Universidade Aberta de Portugal, o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, Portugal e a Artech-Int– Associação Internacional de Arte Computacional. O /rRO visa estabelecer práticas de democracia cognitiva, abrindo janelas (invitros) entre e com as disciplinas, conhecimento, pensamento crítico e criativo, em torno do processo de criação digital de índole artística e experimental de artefatos, enquanto abarca outras dimens.es humanas como a espiritualidade, o divertimento e a emotividade.
A/r/cografia no ensino e prática artística: a experiência no doutoramento em média-arte digital
Publication . Jorge Agostinho Alves da Veiga, Pedro
Este texto propõe apresentar, enquadrar e demonstrar uma metodologia de investigação criativa suportada em prática artística, a a/r/cografia, especificamente orientada para a investigação e prática no domínio das artes digitais. Pretende, assim, divulgar e promover a sua utilização noutras instituições e, eventualmente, em contextos de ensino. Para isso, será feita uma sua apresentação teórica prévia, incluindo as abordagens metodológicas que estão em sua origem, conceitos-chave e etapas constitutivas.
O jogo unbully: fantasia e empatia para enfrentar o discurso de ódio em comunidades online
Publication . Evangelista, Gabriel; costa, susana; Martins, Ana; Mendes da Silva, Bruno
Nos últimos anos, o universo dos videojogos evoluiu para um ecossistema dinâmico que fomenta comunidades, através da interação online, desempenhando um papel cada vez mais significativo na vida contemporânea (Crawford et al.; 2011; Yee, 2014; Rivera-Vargas et al., 2018). Nesse universo, os jogadores podem explorar, experimentar e interagir em mundos virtuais, transcendendo as limitaç.es do espaço, do tempo e das normas sociais.
Arte e cultura popular nos cursos de artes visuais: insistência/resistência
Publication . Guimarães, Leda Maria de Barros; Sales, José Albio Moreira de
Estou na docência em Artes Visuais na Faculdade de Artes Visuais da UFG desde 1997, trabalhando com a disciplina de Arte e Cultura Popular, buscando, ao longo desse tempo, deflagrar discuss.es que ampliem perspetivas na maneira de compreender esses termos, juntos ou conjugados. A experiência dessa oferta não me trouxe “certezas” a respeito da validade da existência da disciplina no currículo do Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Pelo contrário, a cada oferta, surgem inquietações sobre a forma como licenciandos(as) percebem esse campo de estudo, se conseguem estabelecer correlações com a sua formação na contemporaneidade ou, se ao se tratar de “arte popular”, pensam logo em algo obsoleto que não cabe mais na contemporaneidade. Essas dúvidas não se referem à minha perceção acerca da importância do assunto, tanto é que as experiências pedagógicas desenvolvidas de 1997 a 2000 ajudaram a construir parte da minha pesquisa de doutorado realizada na ECA-USP (Guimar.es, 2005) sob a orientação de Ana Mãe Barbosa, entre os anos de 2001 e 2005.