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A cor dos sons: construção de uma reportagem radiofónica com som imersivo - a importância do som na vida de pessoas cegas ou deficientes visuais

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Abstract(s)

No final do século XVIII surgiram as primeiras experiências que pretendiam percecionar o som tal como o ser humano o ouve ou recebe, por isso a captação de som tridimensional (som 3D) não é uma tecnologia recente. As grandes inovações deste campo aconteceram em meados do século XX e, não só permitiram a melhoria deste tipo de tecnologias, como possibilitaram a sua aplicação em diversas indústrias, como o cinema, os videojogos ou a rádio. A inovação relacionada com o som binaural é utilizada desde então, tanto no campo do entretenimento como na informação/jornalismo (Paiva, 2019, p. 82). O som e os estímulos auditivos fazem parte do quotidiano do ser humano desde sempre. A menos que possua alguma incapacidade auditiva, o ser humano consegue fechar os olhos, mas não os ouvidos e recebe constantemente informações auditivas. Nesse sentido, os sons com que o ser humano é confrontado ao longo da sua vida são fundamentais para o desenvolvimento das diferentes áreas cognitivas, assim como para a sua sobrevivência e convivência em comunidade, pois é essencial ouvir para possuir uma reflexão subjetiva (Paiva & Morais, 2020, p. 10) Vivemos rodeados por estímulos auditivos e o som binaural acompanha-nos no dia a dia e ajuda-nos a ter perceção do mundo, visto que os ouvidos humanos são naturalmente binaurais. Esta capacidade do ser humano de ouvir tridimensionalmente pode transportar-nos enquanto ouvintes. É isso que acontece quando ouvimos músicas, videojogos, filmes/séries ou reportagens construídas a partir de som binaural, somos colocados nos locais onde decorre a ação apenas através do uso de headphones. Deste modo, a experiência do som binaural só é totalmente percetível com a sua utilização, para que não ocorram perdas de informação. A utilização de som binaural cria uma experiência imersiva no ouvinte e é, precisamente, esse o foco do projeto final de mestrado “A Cor dos Sons: Construção de uma Reportagem Radiofónica com Som Imersivo”. Um projeto, criado com base numa metodologia de abordagem qualitativa, que possui dois objetivos principais que passam por compreender se o som é importante na vida de pessoas cegas ou deficientes visuais e porquê, bem como entender de que modo as novas tecnologias imersivas têm impacto no jornalismo radiofónico. Ao longo do projeto foi possível confirmar que sim, o som é fundamental na vida de pessoas cegas ou deficientes visuais, na medida em que atua como fonte primária de informação e é essencial para a compreensão que estas pessoas têm do mundo que as rodeia. Quanto à função das técnicas imersivas no contexto do jornalismo radiofónico foi possível concluir que permitem uma experiência enriquecida e interativa para o público através de uma apresentação mais detalhada e envolvente dos factos. Ao invés de se limitar a relatar os acontecimentos, as narrativas imersivas possibilitam que o público “viva” os acontecimentos, aumentando a sua compreensão.
At the end of the 18th century, the first experiments were carried out to perceive sound as it is heard or received by humans, so three-dimensional sound capture (3D sound) is not a recent technology. The major innovations in this field took place in the middle of the 20th century and not only improved this type of technology, but also made it possible to apply it in various industries, such as cinema, video games and radio. Innovation related to binaural sound has been used ever since, both in the field of entertainment and in information/journalism (Paiva, 2019, p. 82). Sound and auditory stimuli have always been part of human daily life. Unless they have hearing impairment, human beings can close their eyes but not their ears and are constantly receiving auditory information. In this sense, the sounds that human beings are confronted with throughout their lives are fundamental for the development of different cognitive areas, as well as for their survival and coexistence in the community, since it is essential to listen in order to have a subjective reflection (Paiva & Morais, 2020, p. 10). We live surrounded by auditory stimuli and binaural sound accompanies us on a daily basis and helps us to perceive the world, since human ears are naturally binaural. This ability of the human being to hear three-dimensionally can transport us as listeners. That's what happens when we listen to music, video games, movies/series or news reports made from binaural sound, we are placed in the places where the action is taking place only through the use of headphones. In this way, the experience of binaural sound is only fully perceptible while wearing them, so that no information is lost. The use of binaural sound creates an immersive experience for the listener, and this is precisely the focus of the final master's project “The Color of Sounds: Building a Radio Report with Immersive Sound.” This project, based on a qualitative approach, has two main objectives: to understand whether sound is important in the lives of blind or visually impaired people and why, and to understand how new immersive technologies impact radio journalism. Throughout the project it was possible to confirm that yes, sound is fundamental in the lives of blind or visually impaired people, as it acts as a primary source of information and is essential for their understanding of the world around them. As for the role of immersive techniques in the context of radio journalism, it was possible to conclude that they allow for an enriched and interactive experience for the audience through a more detailed and engaging presentation of the facts. Rather than simply reporting events, immersive narratives allow the audience to “live” the events, increasing their understanding.

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Jornalismo radiofónico Som binaural Imersividade Cegueira Inclusão

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