Faculdade de Economia
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Browsing Faculdade de Economia by advisor "Afonso, Maria Manuela Martins"
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- Place storytelling e desenho de experiências para second chance tourism em meios digitaisPublication . Palma, Carla Sofia do Nascimento; Afonso, Maria Manuela Martins; Campos, Ana CláudiaMuitas atrações turísticas encontram-se, atualmente, destruídas e constituem-se como locais ameaçados, o que compromete o seu uso sustentável no futuro. Dada a consciência atual da aplicação crescente, e bem-sucedida, das tecnologias digitais em locais patrimoniais sensíveis, esta investigação explora a ligação entre estas tecnologias e a narrativa de lugares, ou place storytelling, com o objetivo de compreender o potencial das tecnologias na construção de place storytelling através das histórias dos destinos. Argumenta que, desta forma, o turismo de última oportunidade (Last Chance Tourism) pode levar ao turismo de segunda oportunidade (Second Chance Tourism), através do desenho de experiências turísticas memoráveis de base digital, ao mesmo tempo que aumenta a consciência do valor patrimonial. Este estudo parte da revisão da literatura acerca de Last Chance Tourism, Second Chance Tourism e Place Storytelling para explorar as perspetivas dos stakeholders sobre o papel das tecnologias digitais neste processo. Através de uma abordagem qualitativa aplicada ao recurso Muralhas de Portimão, pretende-se explorar o seu potencial para a conceção de experiências digitais em contexto de Second Chance Tourism, bem como para compreender o papel das histórias na construção de Place storytelling. Foram realizados três focus group com participantes selecionados através de uma amostra não probabilística intencional. Os critérios de elegibilidade incluem a atividade profissional e o conhecimento da História e património locais. A dimensão da amostra foi determinada pelo critério de saturação dos dados. Os respondentes reconhecem a pertinência da tangibilização de um recurso para o desenho de experiências turísticas digitais em património já desaparecido. Com efeito, a análise dos dados permite concluir que a ausência de tangibilidade poderá, não só comprometer a representação da réplica digital, mas também condicionar a experiência turística per se. Os resultados obtidos permitem ainda concluir que para que as histórias do património possam concorrer para a construção de place storytelling os participantes consideram ser necessário: (1) que as histórias sejam relevantes; (2) que as histórias sejam cocriadas; (3) que o poder local desenvolva uma atitude pró-ativa na valorização do património. Neste ponto, os respondentes salientam que o planeamento estratégico deve considerar o património local no sentido de potencializar o desenvolvimento de projetos cocriados com contributos para a comunicação da identidade do lugar. Diferentes tipos de valor podem ser gerados através do desenho de experiências turísticas digitais em contexto patrimonial, através da tecnologia AR, nomeadamente: económico, cultural, educacional, experiencial e ecológico.