Faculdade de Economia
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Browsing Faculdade de Economia by advisor "Agapito, Lúcia Miguel"
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- Marketing sensorial em spas: a influência dos estímulos sensoriais na fidelização do consumidorPublication . Ribeirinha, Margarida Rocha; Agapito, Lúcia MiguelNo contexto atual, o marketing sensorial tem vindo a assumir um papel relevante, especialmente em segmentos focados no bem-estar e no turismo. Os spas sobressaem como ambientes que aplicam estratégias sensoriais para melhorar a experiência do cliente. De acordo com a literatura existente, o marketing sensorial utiliza os sentidos para estabelecer uma ligação emocional com marcas ou produtos. Os spas, por sua vez, surgem como ambientes ideais para implementar estratégias, proporcionando experiências sensoriais que promovem o relaxamento e bem-estar. O objetivo geral deste estudo é explorar o marketing sensorial no Luxus Azorean Spa Concept, e avaliar como os estímulos sensoriais presentes nesses ambientes influenciam a fidelização dos consumidores. Com este propósito, foram delineados objetivos específicos, como: identificar os sentidos que são mais valorizados pelos consumidores em spas; identificar os fatores sensoriais mais influentes na escolha de um spa; e compreender a correlação do ambiente sensorial na fidelização do consumidor. O estudo empírico foi realizado no Luxus Azorean Spa Concept, recorrendo-se a uma abordagem quantitativa descritiva. Foram distribuídos questionários aos clientes que utilizaram os serviços do spa. A análise dos dados foi aprimorada com o auxílio do software Power BI. Os resultados revelam que, independentemente do segmento e do público-alvo do Luxus Azorean Spa Concept, os inquiridos valorizam bastante a experiência sensorial completa proporcionada pelo spa. Entre as principais contribuições deste estudo, destaca-se a compreensão de como os diferentes estímulos sensoriais contribuem para a experiência do consumidor e, consequentemente a sua fidelização; além de contribuir para uma atmosfera sensorial única, contribuindo assim para uma relação a longo prazo com os clientes.