Faculdade de Economia
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Browsing Faculdade de Economia by advisor "Almeida, Ana Susana"
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- A disponibilidade emocional parental, a produtividade e a adição e a hiperconectividade à internet: o papel mediador da autoestima e da regulação emocional em estudantes universitáriosPublication . Pascoal, Inês Filipa Regueira; Almeida, Ana SusanaA presente investigação tem como principal objetivo examinar a relação entre a disponibilidade emocional parental percecionada e a hiperconectividade e a adição à internet, através da autoestima e da (des)regulação emocional, em estudantes do ensino superior. Adicionalmente explora-se a relação entre a hiperconectividade e a adição à internet e a produtividade percecionada. Participaram no estudo 461 estudantes universitários. A recolha de dados foi realizada online, na plataforma Google Forms, composto por: (a) um questionário sociodemográfico; (b) a Lum Emotional Availability of Parents (c) a Escala de Autoestima de Rosenberg; (d) a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional, (e) uma escala desenvolvida para o presente estudo para avaliar a Hiperconectividade à Internet; (f) a Internet Addiction Test; e a (g) Productivity Scale. Os resultados sugerem que: (1) os participantes tendem a percecionar os seus pais como emocionalmente disponíveis; (2) apresentam uma boa autoestima; (3) apresentam dificuldades a nível de estratégias, da não aceitação e dos objetivos. No entanto, não apresentam tantas dificuldades a nível do impulso, da consciência e clareza; (4) não apresentam comportamentos aditivos à internet; (5) percecionam-se como produtivos; (6) os participantes do género feminino revelaram possuir mais dificuldades de regulação emocional, de estratégias, de controlar o impulso e de objetivos do que os participantes do género masculino; (7) os estudantes universitários que percecionam os seus pais como mais disponíveis emocionalmente são também os que apresentam uma melhor regulação emocional; (8) a Disponibilidade Emocional Parental é preditora da Autoestima, da Adição e da Hiperconectividade à Internet e da (Des)regulação emocional; (9) a Adição à internet é preditora da Produtividade; (10) a Autoestima não é preditora da Adição à Internet; (11) a Autoestima medeia a (Des)regulação emocional; (12) a Autoestima e a (Des)regulação Emocional não são preditoras da Hiperconectividade à internet e (13) a Hiperconectividade à internet não é preditora da Produtividade Percecionada.