Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
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Browsing Faculdade de Ciências Humanas e Sociais by advisor "Almeida, Leandro da Silva"
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- Impacto de variáveis sócio-culturais no desempenho cognitivo: estudo em crianças dos 4 aos 7 anosPublication . Balbino, Telma Maria Rodrigues; Almeida, Leandro da SilvaEsta dissertação de mestrado tem como principal objectivo uma análise do impacto das variáveis sócio-culturais no desempenho e desenvolvimento cognitivos das crianças da primeira infância. Após a revisão da literatura neste campo, tomando em particular autores que defendem uma abordagem cultural e construtivista da inteligência, e o seu impacto na avaliação cognitiva, a nossa investigação considera uma amostra de 128 crianças do Algarve (cidades de Loulé e Faro), com idades compreendidas entre os 4 e os 7 anos. Estas crianças foram avaliadas com a escala cognitiva portuguesa "Escla de Competências Cognitivas" (ECCOs), que considera diferentes conteúdos (verbais e não verbais) e processo cognitivos (básicos e superiores) na organização interna dos seus testes. Esta escala é formada, então, por 10 subtestes: Parte A - subtestes não-verbais (percepção visual, memória visual, absurdos figurativos, classificação e configuração de padrões); Parte B - subtestes verbais (vocabulário, memória auditva, absurdos verbais, analoeias e radodnio matemático). Os resultados mostram um impacto com significado estatístico das variáveis sócio-culturais (profissão e nível de escolaridade dos pais) no desempenho cognitivo das crianças. As crianças pertencentes aos estratos sociais mais favorecidos apresentam um melhor desempenho nas provas utilizadas, mas estas diferenças encontram-se mais associadas ao conteúdo do que aos processos cogniti aÍaíados Os resultados nos testes de conteúdo verbal mostram-se, como podemos antecinar pela literatura, como os mais diferenciados socialmente. Por ultimo, e como também seria de esperar, as diferenças cognitivas segundo a ongem social das crianças são mais expressivas quando consideramos os grupos mais contrastados socialmente.