Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
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Browsing Faculdade de Ciências Humanas e Sociais by advisor "Amado, Nélia Maria Pontes"
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- Cadeias de problemas, conexões matemáticas e articulação curricular entre ciclos: Um estudo sobre concepções e práticas de uma professora do 2.º cicloPublication . Neves, Margarida Raquel dos Santos Nunes Gaito das; Carreira, Susana Paula Graça; Amado, Nélia Maria PontesEste estudo tem como propósitos: i) Compreender como uma professora de Matemática sénior do 2.º ciclo, com vasta experiência, concebe e implementa o currículo, à luz das actuais orientações para o Ensino Básico, nomeadamente, no âmbito da resolução de problemas; ii) Aprofundar o conhecimento relativamente ao estabelecimento de conexões matemáticas e à articulação entre o 2.º e o 3.º ciclos, a partir de um trabalho em par pedagógico, centrado na resolução de problemas. O estudo baseou-se numa experiência de trabalho colaborativo e em parceria, entre mim e a professora participante (Maria), numa turma do 6.º ano. Optou-se por uma metodologia de estudo de caso. A recolha de dados consistiu na realização de entrevistas semi-estruturadas, conversas exploratórias, notas de campo, observação participante e obtenção de documentos escritos. A análise de dados permitiu: i) caracterizar a forma como a resolução de problemas foi integrada, os papéis desempenhados pelo par pedagógico e pelos alunos, bem como a utilização do computador na exploração dos problemas; ii) identificar e estabelecer conexões matemáticas e articulações entre ciclos, em torno da resolução de problemas e do uso das tecnologias; iii) reflectir sobre o trabalho de investigação colaborativa, centrado na negociação, partilha e co-responsabilidade, tendo como objectivos as aprendizagens dos alunos e a gestão do currículo através da resolução de problemas. Maria procura promover um ambiente de aprendizagem cordial e, simultaneamente, exigente. Nas aulas, tenta que os alunos criem estratégias próprias e mostra ter uma concepção do ensino da Matemática centrado no aluno. Os problemas propostos possibilitaram estabelecer conexões matemáticas e articular tópicos abordados no 2.º e 3.º ciclos. A exploração dos problemas com recurso à folha de cálculo permitiu introduzir novos conceitos e procedimentos, recorrer a várias representações, criar conexões e estimular a comunicação matemática. O trabalho colaborativo em par pedagógico fomentou a partilha de experiências, a negociação de ideias, a produção de materiais e aprendizagens mútuas.
- Formação contínua de professores: integração das TIC no ensino da matemáticaPublication . Fernandes, Maria Cristina das Neves; Amado, Nélia Maria PontesA utilização das Tecnologias no ensino/aprendizagem da Matemática é amplamente recomendada, em Portugal (ME, 2007), tal como em inúmeros países. No entanto, a sua utilização requer, por parte do professor, conhecimento adequado. A maioria dos professores que atualmente lecionam Matemática não tiveram formação inicial adequada a esta utilização. Desta forma, recai sobre a formação contínua de professores a responsabilidade e o desafio de criar as condições para que esta utilização se torne uma realidade. No presente estudo, procuro conhecer e identificar as ações de formação frequentadas por professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico que lecionam a disciplina de Matemática. Procuro ainda conhecer a forma como estas ações contribuem para a utilização das tecnologias no ensino/aprendizagem da Matemática. O estudo seguiu uma metodologia mista que combinou a aplicação de um questionário a 43 professores de cinco agrupamentos e a realização de entrevistas a quatro professores. Para a análise dos questionários recorri ao SPSS e para as entrevistas à análise de conteúdo. Os professores afirmaram que a razão principal para a frequência das ações foi a vontade de adquirir conhecimentos no sentido de promoverem a utilização das tecnologias na aula de Matemática e reconhecem ter melhorado as suas competências nesse domínio. O Word, o Excel, o Geogebra e o Quadro Interativo surgiram como os principais focos de interesse para a frequência de ações de formação, seguindo-se outras aprendizagens com vista à elaboração de materiais pedagógicos, por exemplo: slides, ficheiros, entre outros. A existência de recursos tecnológicos nas Escolas parece ser um fator importante para a procura de ações de formação ou sessões de esclarecimento neste âmbito. Por fim, os professores mostram o desejo de continuar a frequentar formação nesta área, defendem também a atribuição de horas aos Coordenadores TIC nas Escolas para a manutenção do material tecnológico. Os professores envolvidos neste estudo mostraram uma atitude muito positiva face às potencialidades das novas tecnologias e à sua utilização nas aulas de Matemática.