IV. Entidades Cooperantes
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Browsing IV. Entidades Cooperantes by advisor "Castela, Guilherme"
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- A rede nacional de cuidados continuados integrados e os internamentos hospitalares no algarve: Um contributo da metodologia COSTATIS para a gestão das altas em Portimão (2014-2016)Publication . Cardoso, Cátia Alexandra Mesquita; Castela, Guilherme; Silva, Nelson Tavares daA criação, em 2006, da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) foi fundamental para a evolução dos cuidados de saúde em Portugal. A importância da sua articulação com as Equipas de Gestão de Altas (EGA’s) e os Serviços de Internamento de um Hospital de Agudos, tornou pertinente este trabalho que tem por principal finalidade promover melhorias na gestão das altas hospitalares. Na persecução deste objetivo e, para o período entre 2014 e 2016, foi utilizada a metodologia COSTATIS (Thioulouse et al., 2011), numa análise simultânea de dados relativos à Unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve (CHA-PTM) e a quatro unidades da RNCCI. A informação recolhida viabilizou a construção de duas séries de dados com os internamentos no CHA-PTM e na RNCCI, relativos às cinco principais patologias (GDH’s) sinalizadas pelo Serviço de Internamento de Medicina 4C. A análise decorreu com os mesmos indivíduos, em ambas séries, para a referenciação e ingresso nas unidades de internamentos em convalescença, média duração e longa duração, assim como para o domicílio. Para os três anos em análise, a investigação das relações entre a EGA do CHA-PTM e as quatro unidades da RNCCI, relativamente à referenciação para as unidades das cinco patologias sinalizadas, permitiu: 1) avaliar a estabilidade da relação do CHA-PTM com as quatro unidades da RNCCI, em matéria de internamentos e, 2) medir as discrepâncias entre os processos. Os resultados assinalam discrepâncias nos processos de sinalização, de referenciação e de ingresso dos clientes internados nas unidades da RNCCI. As conclusões apuradas levaram à apresentação de sugestões de melhoria, nomeadamente no processo de sinalização. Julgamos, desta forma, poder contribuir com um diagnóstico mais detalhado que promova futuramente a eficácia na gestão das altas hospitalares.
- O serviço de urgência da unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve: um contributo do método DISTATIS para classificar e hierarquizarPublication . Pereira, Alda Sofia Silva; Castela, Guilherme; Silva, Nelson Tavares daUsualmente, os Serviços de Urgência (SU) caracterizam-se através de ambientes complexos e, por vezes, caóticos. Constituem desafios que são únicos, principalmente na área da gestão, no volume de trabalho, nos equipamentos e, sobretudo, nos recursos humanos. A presente investigação aborda estas questões, ao utilizar um conjunto de problemas e desafios do SU polivalente da unidade de Faro do Hospital Universitário do Algarve, considerados essenciais segundo um painel de especialistas internos que intervêm no processo de gestão do referido serviço. Os dados utilizados neste trabalho, relativos ao período entre Janeiro e Maio de 2018, provêm de dois momentos distintos: a)- de um brainstorming realizado com os chefes de banco e de turno do SU para eleger os dez principais problemas/desafios que mais afetam o SU e, b)- da apresentação do Top Ten dos problemas/desafios, para classificação e ordenação através de Sorting Tasks, a um painel de especialistas selecionados de acordo com as principais áreas operacionais que interferem diretamente na dinâmica do SU. Com recurso ao método DISTATIS (Abdi et al., 2005; Abdi et al., 2007), uma técnica exploratória para a análise de dados de Três- Vias. Foram produzidos resultados sobre as avaliações dos especialistas que, não somente, permitiram caracterizar as semelhanças e as diferenças nas opiniões declaradas como, possibilitaram avaliar a estabilidade e/ou instabilidade das mesmas. Assim, tendo por base informação sobre a discordância e a coerência manifestadas pelos especialistas, foi possível identificar os problemas/desafios mais sensíveis no processo de tomada de decisão para uma gestão mais eficiente do SU.