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- Instituições não lucrativas - isenções e benefícios fiscaisPublication . Francisco, Márcia Sofia dos Reis; Varela, Maria de Lurdes Figueirinha; Salsa, Maria Leonor Cruz dos ReisEste Projeto integra a última etapa para a conclusão do mestrado na Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, para a obtenção do grau de Mestre em Fiscalidade. Desta forma vou aplicar os conhecimentos adquiridos no primeiro ano de mestrado, bem como a minha experiência profissional. O tema selecionado para desenvolver em projeto de mestrado enquadra-se no âmbito das Organizações do Setor Não Lucrativo, com destaque para as Isenções e Benefícios Fiscais, nomeadamente no que respeita às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Primeiramente abordo o sector não lucrativo, definindo o seu conceito e evolução histórica. Seguidamente apresento o enquadramento legal das instituições que compõem este setor. Ao fazer o enquadramento tributário das IPSS, dou enfase às isenções e demais benefícios fiscais que as mesmas podem usufruir. Este projeto pretende dar um contributo quer para a instituição onde trabalho, quer para outras instituições do terceiro sector que pretendam analisar os benefícios fiscais e isenções de que este setor usufrui procurando assim, identificar a “poupança fiscal” de que beneficiam. Com base nos dados recolhidos na Santa Casa da Misericórdia Vila do Bispo, pretendeu-se criar uma nova abordagem às instituições do terceiro sector, procurando quantificar o encargo fiscal a suportar caso não existissem isenções. Da realização do presente projeto faço, um balanço final francamente positivo, em termos pessoais, profissionais e académicos.
- Os métodos multibloco de três-vias na tomada de decisão em serviços de saúde. Uma abordagem COSTATIS para a melhoria da gestão num laboratório de análises clínicasPublication . Vale, Susana Martins; Castela, Guilherme; Silva, Nelson Tavares daNa última década, os Laboratórios de Análises Clínicas em Portugal, evidenciaram um aumento da concorrência, maioritariamente através da integração de pequenos laboratórios privados em organizações multinacionais. Neste cenário competitivo, as decisões relacionadas com o desempenho empresarial, cada vez mais, utilizam informação variada e detalhada por forma a propor estratégias específicas e criar prioridades de gestão. Contudo, a crescente necessidade por uma análise de dados, sobretudo em contextos dinâmicos, que permita detetar, identificar e caracterizar as questões mais relevantes para um processo de tomada de decisão mais eficiente, revela-se imprescindível. Esta investigação baseou-se em dados, relativos ao período 2014-2017, provenientes de um Laboratório Privado de Análises Clínicas localizado no Algarve. O recurso a duas estruturas de informação que se inter-relacionam, designadamente 14 Postos de Colheita e as subsequentes 10 Análises Clínicas que maior volume de faturação apresentaram em 2017, levou à aplicação do método COSTATIS (Thioulouse et al., 2011) por forma a captar uma co-estrutura comum que analize a estabilidade ou instabilidade das duas estruturas de dados. Trata-se de um método exploratório de Análise MutiBloco de Três-Vias que destaca as relações entre duas estruturas de dados como um todo. Deste modo, a interpretação das relações de influência da produção de Análises Clínicas no desempenho dos Postos de Colheita pode revelar discrepâncias e/ou coincidências particularmente úteis para a gestão. Com esta informação pormenorizada torna-se possível propor iniciativas de melhoria ou de correção e promover estratégias funcionais com o objetivo de auxiliar o processo de gestão laboratorial e sugerir estratégias mais eficientes.
- O serviço de urgência da unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve: um contributo do método DISTATIS para classificar e hierarquizarPublication . Pereira, Alda Sofia Silva; Castela, Guilherme; Silva, Nelson Tavares daUsualmente, os Serviços de Urgência (SU) caracterizam-se através de ambientes complexos e, por vezes, caóticos. Constituem desafios que são únicos, principalmente na área da gestão, no volume de trabalho, nos equipamentos e, sobretudo, nos recursos humanos. A presente investigação aborda estas questões, ao utilizar um conjunto de problemas e desafios do SU polivalente da unidade de Faro do Hospital Universitário do Algarve, considerados essenciais segundo um painel de especialistas internos que intervêm no processo de gestão do referido serviço. Os dados utilizados neste trabalho, relativos ao período entre Janeiro e Maio de 2018, provêm de dois momentos distintos: a)- de um brainstorming realizado com os chefes de banco e de turno do SU para eleger os dez principais problemas/desafios que mais afetam o SU e, b)- da apresentação do Top Ten dos problemas/desafios, para classificação e ordenação através de Sorting Tasks, a um painel de especialistas selecionados de acordo com as principais áreas operacionais que interferem diretamente na dinâmica do SU. Com recurso ao método DISTATIS (Abdi et al., 2005; Abdi et al., 2007), uma técnica exploratória para a análise de dados de Três- Vias. Foram produzidos resultados sobre as avaliações dos especialistas que, não somente, permitiram caracterizar as semelhanças e as diferenças nas opiniões declaradas como, possibilitaram avaliar a estabilidade e/ou instabilidade das mesmas. Assim, tendo por base informação sobre a discordância e a coerência manifestadas pelos especialistas, foi possível identificar os problemas/desafios mais sensíveis no processo de tomada de decisão para uma gestão mais eficiente do SU.