Browsing by Author "Aire, Raivis"
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- The role of a tour guide in tourism experiences the case of a DMC in Bergen, NorwayPublication . Aire, Raivis; Matos, NélsonO presente trabalho é composto de duas partes: revisão de literatura e relatório de estágio. A revisão de literatura foca o turismo de experiências e a economia das experiências, destacando a sua importância para a satisfação e para as memórias dos turistas. Em segundo lugar, a revisão da literatura aborda o turismo de natureza, visto que a Noruega constitui um país atrativo relativamente a este tipo de oferta, levando a que muitos turistas procurem viver e experienciar diversas atividades turísticas relacionadas com a natureza. A revisão da literatura e o relatório de estágio destacam a importância que o guia turístico tem na prestação de serviços e experiências de qualidade para satisfazer as necessidades dos turistas. O estágio decorreu no operador de turismo Easy Travel Ltd, em Bergen, na Noruega, por um período de quatro meses. A Company Easy Travel Ltd é um operador turístico com sede na Finlândia. Todos os anos a empresa recebe 2500 turistas e colabora com inúmeras agências de turismo de todo o mundo. Neste contexto, o relatório de estágio visa descrever as funções de um guia turístico de uma DMC durante a experiência turística. O estágio foi concluído sob a supervisão de Artūrs Kisiļevs, sócio-gerente na Noruega da empresa anfitriã, e de Nelson Matos, professor da Universidade do Algarve. A equipa na Noruega era composta por cinco funcionários. Durante quatro meses - junho a outubro de 2018, as principais tarefas desempenhadas durante o estágio de guia turístico na Easy Tour Ltd, consistiram em: 1) Receber turistas, serviço de meet and greet e conduzir. A condução envolveu transferes para o aeroporto, para os hotéis, para a estação de comboios, para o terminal de cruzeiros e muitos outros locais; 2) Agir como guia local, orientando os turistas pela Noruega durante as excursões (de um ou cinco dias); 3) Comunicação interna e externa: Comunicação constante com os turistas, outros guias turísticos e supervisores da empresa; 4) Limpeza de veículos, por exemplo, a preparação do veículo antes e depois da excursão (aspiração, limpeza das janelas, limpeza do interior com guardanapos molhados, lavagem do veículo); 5) Pesquisa e planeamento antes, durante e depois das experiências; 6) Compra e pagamento de bens e produtos relacionados com a atividade de guia turístico; 7) manter sempre uma atitude profissional, cortês, de apoio e ajuda ao cliente durante a experiência. O cliente típico da Easy Travel Ltd é composto por casais jovens e idosos, embora o principal grupo etário seja o dos turistas com mais de 50 anos, aposentados e de nacionalidade americana. A Easy Travel Ltd opera com grupos exclusivos, oferecendo aos turistas conforto e privacidade pelo que pagaram. Constatou-se que uma característica comum para os diferentes grupos de turistas é que eles estão dispostos a gastar mais dinheiro, desde que a experiência seja gratificante. Verificou-se também que alguns turistas não são as pessoas mais aventureiras, e por esse motivo, apoiam-se na segurança e no conforto das empresas para terem profissionais em quem confiam a orientar a sua experiência de férias. No geral, estar numa equipa pequena e gerir um grande número de clientes em viagem constante, todos os dias, por toda a Noruega, foi um desafio e uma responsabilidade diária de toda a equipa. O estágio foi uma oportunidade de aprender com outros profissionais e colegas, e permitiu desenvolver novas skills no mercado de trabalho. Por último, o estágio juntamente com o mestrado de gestão, possibilitou o crescimento pessoal, profissional e académico do estagiário.