Browsing by Author "Bartos, Kelly"
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- The characteristics of creative tourists internship at DpointgroupPublication . Bartos, Kelly; Machado, Carla Sofia GuerreiroO presente relatório de estágio representa a fase final do Mestrado em Gestão na Universidade do Algarve e deve estar em conformidade com o programa. O principal objectivo do estágio foi colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o mestrado e dar um primeiro passo na direção do mundo do trabalho de forma a ajudar a aluna a entrar na vida professional. O mestrado e o estágio foram a realização de um sonho com a esperança que que os mesmos permitam desenvolver a vida profissional futura com sucesso. Os últimos dois anos foram uma oportunidade de crescer pessoalmente, de adquirir novos conhecimentos e de especialização num campo muito específico que também corresponde a uma das paixões da aluna: viajar. Ela é está muito grata por ter conhecido pessoas maravilhosas, feito novos amigos com os quais ainda hoje contacta, vivido no estrangeiro e ter descoberto novas culturas. Através deste relatório, foi possivel descobrir uma prespetiva diferente para o turismo criativo. Intimamente ligado ao turismo cultural, o turismo criativo tem sido amplamente estudado pelos investigadores Richards & Raymond (2000) que o descrevem como : "turismo que oferece aos turistas a oportunidade de desenvolver o seu potencial criativo através da participação activa em cursos e experiências de aprendizagem que são a característica do destino onde são realizados" (Richards & Raymond, 2000, p.18). O nascimento deste tipo de turismo alternativo deve-se principalmente à diversificação das expectativas dos turistas. Até então, os turistas contentavam-se em descobrir a cultura local de um destino, fazendo viagens especiais de autocarro, visitando monumentos e museus. No entanto, ao longo dos anos, o mercado do turismo cultural tornou-se rapidamente saturado, e os hábitos de consumo dos turistas também mudaram. Foi necessário encontrar uma forma de diversificar a oferta turística e satisfazer as expectativas dos turistas. O turismo criativo oferece a oportunidade aos turistas de desenvolver o seu potencial criativo e satisfazer o seu desejo de experimentar algo novo e único através de actividades relacionadas com a cultura do destino da viagem (Tan et al., 2013). A atividade criativa é ativamente co-criada pelo turista e pelo local, criando uma relação de partilha de conhecimentos e valores entre as duas partes. O turismo criativo é baseado na descoberta da cultura de um destino. A atividade deve, portanto, promover o saber-fazer e as tradições locais. Por exemplo: aprender a dançar flamengo em Espanha, criar óleo de argão em Marrocos, fazer folhas de papiro no Egipto, ou cozinhar a sua própria massa em Itália. Todas estas actividades permitem aos turistas não só observar a cultura local, mas também criar algo com as suas próprias mãos, tornando a experiência muito mais memorável e enriquecedora para eles. É importante que a atividade oferecida pelas empresas de turismo seja também vista como criativa do ponto de vista dos turistas. Ou seja, as empresas devem ter em conta as expetativas, necessidades e ideias dos participantes, para que ambas as partes possam sentir os benefícios da experiência. A fim de satisfazer plenamente as expectativas dos turistas, a experiência deve apelar à sua curiosidade, motivá-los a querer participar e permitir-lhes adquirir novos conhecimentos (Remoaldo et al., 2020). O turismo criativo desenvolveu-se em muitas cidades europeias como Paris, Roma ou Barcelona, mas também foi exportado para fora do continente, como por exemplo para Banguecoque, Medelin ou Wellington. O facto da aluna ter realizado o seu estágio em Barcelona foi ao encontro do tema desejado para abordar no relatório final. Barcelona é de facto uma cidade pioneira em termos de turismo criativo. Houve uma procura de renovação no início do ano 2000 e em resposta aos problemas da época, a cidade soube aproveitar a oportunidade que se apresentava ao optar por uma política de desenvolvimento cada vez mais baseada no turismo criativo. E têm ocorrido numerosas mudanças na cidade, incluindo o desenvolvimento de certos bairros, a abertura de espaços culturais e a criação de instituições como a Creative Tourism Barcelona (CTB), permitindo assim a diversificação da oferta turística (Couret, 2012). O turismo criativo está portanto muito enraizado na cidade de Barcelona e as 10 semanas de estágio de imersão permitiram a aluna compreender melhor o assunto, observar o fenómeno e participar plenamente no turismo criativo, a fim de poder responder ao assunto principal do relatório de estágio. Durante o periodo que residiu em Barcelona a aluna viveu com uma família espanhola, que o acolheu de braços abertos e o integrou na sua família e na cultura espanhola. De facto, todos os momentos partilhados com eles permitiram-lhe criar a sua própria opinião sobre o turismo criativo. A aluna teve muitas oportunidades de aprender a cozinha catalã, de se habituar às suas tradições e simplesmente de se integrar na sua cultura para que pudesse viver como uma local. No relatório é assim uma representação de como foi o estágio na Dpointgroup, uma empresa muito diversificada que lhe permitiu descobrir muitas áreas diferentes e adquirir novas competências. A Dpointgroup começou na área de organização de eventos e rápidamente aumentou a sua oferta com outros produtos e serviços, tais como: venda e aluguer de produtos infláveis, serviços relacionados com marketing digital, criou uma plataforma que ajuda as pessoas a encontrar um imóvel para alugar e outra plataforma que reúne expatriados que vivem em Barcelona, entre outos. No relatório está ainda retratado o turismo criativo, em que se define o conceito e demonstra as diferenças em relação ao turismo cultural. Posteriormente são analisadas as características do turista criativo. E nesse sentido é feito foi feito um estudo qualitativo que permitiu, em primeiro lugar, analisar o que já existe nesta área e, em segundo lugar, realizar uma nova investigação. O objetivo foi definir as características do turista criativo e definir um perfil típico deste último. Este tipo de investigação é muito útil em particular para definir as estratégias de marketing das empresas relacionadas com o turismo criativo. De facto, é importante saber quais são as expectativas, necessidades e comportamentos dos turistas para lhes oferecer uma experiência que esteja totalmente de acordo com o que procuram e que seja, portanto, uma actividade e experiência criativa bem sucedida.
