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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de estágio representa a fase final do Mestrado em Gestão na
Universidade do Algarve e deve estar em conformidade com o programa. O principal
objectivo do estágio foi colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o
mestrado e dar um primeiro passo na direção do mundo do trabalho de forma a ajudar a
aluna a entrar na vida professional. O mestrado e o estágio foram a realização de um
sonho com a esperança que que os mesmos permitam desenvolver a vida profissional
futura com sucesso. Os últimos dois anos foram uma oportunidade de crescer
pessoalmente, de adquirir novos conhecimentos e de especialização num campo muito
específico que também corresponde a uma das paixões da aluna: viajar. Ela é está muito
grata por ter conhecido pessoas maravilhosas, feito novos amigos com os quais ainda hoje
contacta, vivido no estrangeiro e ter descoberto novas culturas.
Através deste relatório, foi possivel descobrir uma prespetiva diferente para o turismo
criativo. Intimamente ligado ao turismo cultural, o turismo criativo tem sido amplamente
estudado pelos investigadores Richards & Raymond (2000) que o descrevem como :
"turismo que oferece aos turistas a oportunidade de desenvolver o seu
potencial criativo através da participação activa em cursos e experiências de
aprendizagem que são a característica do destino onde são realizados" (Richards &
Raymond, 2000, p.18).
O nascimento deste tipo de turismo alternativo deve-se principalmente à diversificação
das expectativas dos turistas. Até então, os turistas contentavam-se em descobrir a cultura
local de um destino, fazendo viagens especiais de autocarro, visitando monumentos e
museus. No entanto, ao longo dos anos, o mercado do turismo cultural tornou-se
rapidamente saturado, e os hábitos de consumo dos turistas também mudaram. Foi
necessário encontrar uma forma de diversificar a oferta turística e satisfazer as
expectativas dos turistas. O turismo criativo oferece a oportunidade aos turistas de
desenvolver o seu potencial criativo e satisfazer o seu desejo de experimentar algo novo
e único através de actividades relacionadas com a cultura do destino da viagem (Tan et
al., 2013). A atividade criativa é ativamente co-criada pelo turista e pelo local, criando
uma relação de partilha de conhecimentos e valores entre as duas partes. O turismo
criativo é baseado na descoberta da cultura de um destino. A atividade deve, portanto, promover o saber-fazer e as tradições locais. Por exemplo: aprender a dançar flamengo
em Espanha, criar óleo de argão em Marrocos, fazer folhas de papiro no Egipto, ou
cozinhar a sua própria massa em Itália. Todas estas actividades permitem aos turistas não
só observar a cultura local, mas também criar algo com as suas próprias mãos, tornando
a experiência muito mais memorável e enriquecedora para eles. É importante que a
atividade oferecida pelas empresas de turismo seja também vista como criativa do ponto
de vista dos turistas. Ou seja, as empresas devem ter em conta as expetativas, necessidades
e ideias dos participantes, para que ambas as partes possam sentir os benefícios da
experiência. A fim de satisfazer plenamente as expectativas dos turistas, a experiência
deve apelar à sua curiosidade, motivá-los a querer participar e permitir-lhes adquirir
novos conhecimentos (Remoaldo et al., 2020).
O turismo criativo desenvolveu-se em muitas cidades europeias como Paris, Roma ou
Barcelona, mas também foi exportado para fora do continente, como por exemplo para
Banguecoque, Medelin ou Wellington. O facto da aluna ter realizado o seu estágio em
Barcelona foi ao encontro do tema desejado para abordar no relatório final. Barcelona é
de facto uma cidade pioneira em termos de turismo criativo. Houve uma procura de
renovação no início do ano 2000 e em resposta aos problemas da época, a cidade soube
aproveitar a oportunidade que se apresentava ao optar por uma política de
desenvolvimento cada vez mais baseada no turismo criativo. E têm ocorrido numerosas
mudanças na cidade, incluindo o desenvolvimento de certos bairros, a abertura de espaços
culturais e a criação de instituições como a Creative Tourism Barcelona (CTB),
permitindo assim a diversificação da oferta turística (Couret, 2012). O turismo criativo
está portanto muito enraizado na cidade de Barcelona e as 10 semanas de estágio de
imersão permitiram a aluna compreender melhor o assunto, observar o fenómeno e
participar plenamente no turismo criativo, a fim de poder responder ao assunto principal
do relatório de estágio. Durante o periodo que residiu em Barcelona a aluna viveu com
uma família espanhola, que o acolheu de braços abertos e o integrou na sua família e na
cultura espanhola. De facto, todos os momentos partilhados com eles permitiram-lhe criar
a sua própria opinião sobre o turismo criativo. A aluna teve muitas oportunidades de
aprender a cozinha catalã, de se habituar às suas tradições e simplesmente de se integrar
na sua cultura para que pudesse viver como uma local. No relatório é assim uma
representação de como foi o estágio na Dpointgroup, uma empresa muito diversificada
que lhe permitiu descobrir muitas áreas diferentes e adquirir novas competências. A Dpointgroup começou na área de organização de eventos e rápidamente aumentou a sua
oferta com outros produtos e serviços, tais como: venda e aluguer de produtos infláveis,
serviços relacionados com marketing digital, criou uma plataforma que ajuda as pessoas
a encontrar um imóvel para alugar e outra plataforma que reúne expatriados que vivem
em Barcelona, entre outos. No relatório está ainda retratado o turismo criativo, em que se
define o conceito e demonstra as diferenças em relação ao turismo cultural.
Posteriormente são analisadas as características do turista criativo. E nesse sentido é feito
foi feito um estudo qualitativo que permitiu, em primeiro lugar, analisar o que já existe
nesta área e, em segundo lugar, realizar uma nova investigação. O objetivo foi definir as
características do turista criativo e definir um perfil típico deste último. Este tipo de
investigação é muito útil em particular para definir as estratégias de marketing das
empresas relacionadas com o turismo criativo. De facto, é importante saber quais são as
expectativas, necessidades e comportamentos dos turistas para lhes oferecer uma
experiência que esteja totalmente de acordo com o que procuram e que seja, portanto,
uma actividade e experiência criativa bem sucedida.
This internship report is the final step for the completion of the master’s degree in Management at the University of the Algarve. The main objective of this internship is to put into practice all the knowledge acquired during the classes and to get acquainted with the working environment. The master degree as well as the internship have been amazing opportunities to evolve personally, to learn new skills and to specialize in a particular field. It is also a reason to be grateful to have met wonderful people and friends, to discover different countries and cultures and to have grown up through these experiences. This report aims to discover a different perspective of tourism that is creative tourism. Tourism, as any other sector, is evolving over the years and also people’s expectations are changing. It is seen that more than participating in the typical pre-created packages made by tour operators, nowadays people want to live something new and unique, and to experience a destination’s culture by fully participating in memorable activities. Sightseeing and visiting tourist sites are not the priority anymore for some tourists as they strive for something more meaningful. In fact, they are looking for experiences during which they can share with the locals and to discover the destination in a way which fits their expectations and values. This is how creative tourism is born at the beginning of the 21st century, a concept that is now more and more expanding (Tan et al., 2013). The student has done an internship at the company Dpointgroup in Barcelona. Dpointgroup was, at the beginning, focused in event management and then has evolved in other fields such as: renting and selling inflatables, offering web marketing services and real estate. Through the internship in Barcelona, the personal experience in a creative city and qualitative methods of data, this report is focusing on understanding the creative tourist’ characteristics and to build a profile of what could be a typical creative tourist.
This internship report is the final step for the completion of the master’s degree in Management at the University of the Algarve. The main objective of this internship is to put into practice all the knowledge acquired during the classes and to get acquainted with the working environment. The master degree as well as the internship have been amazing opportunities to evolve personally, to learn new skills and to specialize in a particular field. It is also a reason to be grateful to have met wonderful people and friends, to discover different countries and cultures and to have grown up through these experiences. This report aims to discover a different perspective of tourism that is creative tourism. Tourism, as any other sector, is evolving over the years and also people’s expectations are changing. It is seen that more than participating in the typical pre-created packages made by tour operators, nowadays people want to live something new and unique, and to experience a destination’s culture by fully participating in memorable activities. Sightseeing and visiting tourist sites are not the priority anymore for some tourists as they strive for something more meaningful. In fact, they are looking for experiences during which they can share with the locals and to discover the destination in a way which fits their expectations and values. This is how creative tourism is born at the beginning of the 21st century, a concept that is now more and more expanding (Tan et al., 2013). The student has done an internship at the company Dpointgroup in Barcelona. Dpointgroup was, at the beginning, focused in event management and then has evolved in other fields such as: renting and selling inflatables, offering web marketing services and real estate. Through the internship in Barcelona, the personal experience in a creative city and qualitative methods of data, this report is focusing on understanding the creative tourist’ characteristics and to build a profile of what could be a typical creative tourist.
Description
Keywords
Creative tourism Creative tourist Creative city Internship