Browsing by Author "Bolzan, Roberson Lopes"
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- Send and Surprise - transferência e implementação da tecnologia QR code em um aplicativo digitalPublication . Bolzan, Roberson Lopes; Martins, Paula Ventura; Fernandes, Silvia BritoA escolha deste projeto surgiu do interesse pelo tema “transferência tecnológica” abordado em algumas disciplinas do mestrado, aliado ao interesse prévio do autor pelo tema empreendedorismo. Após escolha do tema a ser estudado, pesquisou-se uma tecnologia que pudesse trazer inovação a um processo/produto. Entre várias opções estudadas, optou-se pela tecnologia de código QR. O QR code, ou código QR, é a sigla de “Quick Response” que significa resposta rápida. Este código de barras bidimensional criado no Japão, possui esse nome porque tem a capacidade de ser interpretado rapidamente. Através da câmara fotográfica de qualquer aparelho móvel com aplicações específicas para a leitura desse código (alguns modelos de smartphones já possuem essa função na própria câmara), o utilizador será direcionado para o site que a empresa quer. Neste trabalho pretende-se estudar a viabilidade de criação de uma plataforma de envio de mensagens em vídeos por um Código QR, denominada “Send and Surprise”. Para tal, realizou-se uma revisão da literatura, na qual foram abordados os conceitos teóricos relacionados com a criação e desenvolvimento da plataforma, tais como empreendedorismo, inovação, transferência tecnológica, marketing interativo e sensorial, tecnologia de código QR entre outros. De seguida, definiu-se a abordagem de desenvolvimento do projeto e identificou-se as principais funcionalidades e características do produto/serviço a desenvolver. Previamente, foi apresentado um plano estratégico; análise de mercado, familiaridade com o Código QR, interesse e aceitação desta tecnologia em Portugal, entre outros, para explicar as principais etapas que antecedem o lançamento de um produto/serviço e comprovar se há ou não uma procura de mercado. Para avaliar a aceitação da ideia e obter sugestões para desenvolvimento do protótipo, realizou-se um inquérito online, o qual obteve um total de 56 respostas, tratando-se de uma amostra de conveniência não representativa da população. Para concluir, uma entrevista final permitiu validar, com os utilizadores, o protótipo do produto/serviço proposto.
