Browsing by Issue Date, starting with "2020-11-20"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Cancro e complexos de platina: casos de sucesso e novas potencialidadesPublication . Rodrigues, Bianca Mouro; Lourenço, J. P.O cancro corresponde a um conjunto vasto de patologias que têm em comum o crescimento celular desregulado, o que leva à formação de tumores que invadem tecidos adjacentes ou distantes, através de diversos mecanismos de transporte. Atualmente, o grupo de doenças designadas por cancro é uma das principais causas de morte a nível global, sendo que o seu tratamento continua a ser um desafio. Desde as últimas décadas do sec. XX que se tem assistido a um desenvolvimento notável no que diz respeito ao tratamento deste tipo de patologias, quer em termos cirúrgicos, quer na descoberta de novos fármacos e de novas estratégias de abordar a doença. Invariavelmente, o tratamento do cancro não é isento de efeitos secundários significativos e a sua eficácia depende de diversos fatores que incluem o tipo de cancro, o estádio da doença, o tipo de fármaco, o ganho de resistência ao fármaco, bem como características do próprio indivíduo. A descoberta da cisplatina em 1968 e posterior aprovação para o tratamento tumoral, levou a uma vasta investigação envolvendo diversas classes de complexos de platina. No entanto até ao presente, apenas um reduzido número justificou a aprovação para uso clínico. Nos anos mais recentes tem ressurgido o interesse pelos complexos de platina, sendo que os complexos de Pt (IV) têm mostrado resultados bastante promissores. Estes complexos são considerados pró-fármacos e, sendo cineticamente mais inertes do que os complexo de Pt (II), espera-se que apresentem menores efeitos secundários. A forma ativa resulta da eliminação redutiva de dois ligandos levando à formação do complexo de Pt (II), sendo que os ligandos eliminados podem também desempenhar um papel importante no mecanismo de atuação do fármaco. Ao longo desta monografia é dada uma visão geral da investigação e uso de diversas classes de complexos de platina no tratamento tumoral, sendo abordados exemplos que ilustram as diferentes características e potencialidades destes complexos.
- Ideação suicida nos adolescentes da Ilha de São Miguel (Açores): análise dos fatores de risco e de proteçãoPublication . Cunha, Ana Margarida Castanheira da; Brás, MartaOs comportamentos suicidários e autolesivos constituem um problema de saúde pública, sendo o suicídio uma das 10 maiores causas de morte mundial e a segunda maior em jovens. Destaca-se a Região Autónoma dos Açores (RAA) onde o suicídio jovem é preocupante e a ideação suicida é alarmante. Sabendo-se que para uma predição adequada do risco suicidário é fundamental a compreensão dos fatores de risco e proteção, a presente investigação incluiu dois estudos. O primeiro estudo objetiva a exploração das características psicométricas do Inventário de Atitudes Face à Procura de Serviços de Saúde Mental (IAPSSM), numa amostra de 750 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos, na ilha de São Miguel (Açores). Os resultados apontam que a estrutura trifatorial proposta é adequada, tendo o IAPSSM sido reduzido a 20 itens. O instrumento revela boas propriedades ao nível da consistência interna, validade convergente, divergente e estabilidade temporal. O segundo estudo visa analisar a ideação suicida e os fatores de risco e proteção nos adolescentes, recorrendo à mesma amostra do primeiro estudo. Os participantes preencheram instrumentos que avaliavam diversas variáveis: ideação suicida; satisfação com o suporte social; atitudes e intenções face à procura de ajuda; acontecimentos de vida negativos; razões para viver; sintomatologia depressiva e desesperança Observou-se que apesar de os adolescentes apresentarem valores mais inferiores nos fatores de risco e superiores nos fatores de proteção, uma porção significativa revela algum grau de ideação suicida e 38.3% enquadram-se como população de risco. Verificam-se associações entre os fatores, salientando-se que a depressão é o melhor preditor da ideação suicida, porém, a relação entre ambas não é direta. A presente investigação constituiu-se como um contributo para o conhecimento do suicídio, complementando a informação existente na RAA, promovendo a abertura para investigações futuras e revelando implicações práticas.
- Send and Surprise - transferência e implementação da tecnologia QR code em um aplicativo digitalPublication . Bolzan, Roberson Lopes; Martins, Paula Ventura; Fernandes, Silvia BritoA escolha deste projeto surgiu do interesse pelo tema “transferência tecnológica” abordado em algumas disciplinas do mestrado, aliado ao interesse prévio do autor pelo tema empreendedorismo. Após escolha do tema a ser estudado, pesquisou-se uma tecnologia que pudesse trazer inovação a um processo/produto. Entre várias opções estudadas, optou-se pela tecnologia de código QR. O QR code, ou código QR, é a sigla de “Quick Response” que significa resposta rápida. Este código de barras bidimensional criado no Japão, possui esse nome porque tem a capacidade de ser interpretado rapidamente. Através da câmara fotográfica de qualquer aparelho móvel com aplicações específicas para a leitura desse código (alguns modelos de smartphones já possuem essa função na própria câmara), o utilizador será direcionado para o site que a empresa quer. Neste trabalho pretende-se estudar a viabilidade de criação de uma plataforma de envio de mensagens em vídeos por um Código QR, denominada “Send and Surprise”. Para tal, realizou-se uma revisão da literatura, na qual foram abordados os conceitos teóricos relacionados com a criação e desenvolvimento da plataforma, tais como empreendedorismo, inovação, transferência tecnológica, marketing interativo e sensorial, tecnologia de código QR entre outros. De seguida, definiu-se a abordagem de desenvolvimento do projeto e identificou-se as principais funcionalidades e características do produto/serviço a desenvolver. Previamente, foi apresentado um plano estratégico; análise de mercado, familiaridade com o Código QR, interesse e aceitação desta tecnologia em Portugal, entre outros, para explicar as principais etapas que antecedem o lançamento de um produto/serviço e comprovar se há ou não uma procura de mercado. Para avaliar a aceitação da ideia e obter sugestões para desenvolvimento do protótipo, realizou-se um inquérito online, o qual obteve um total de 56 respostas, tratando-se de uma amostra de conveniência não representativa da população. Para concluir, uma entrevista final permitiu validar, com os utilizadores, o protótipo do produto/serviço proposto.
- O landscape urbanism como abordagem metodológica com vista à melhoria da resiliência dos ecossistemas urbanos: o caso de estudo da EuroguadianaPublication . Meris, Mayara Cristina de Oliveira; Thomas, PanagopoulosAs cidades encontram-se num contexto desafiador, enfrentando crises e riscos crescentes associados às alterações climáticas. Enquanto isso, a sociedade urbana encontra-se perante sérios problemas de desigualdade e fragmentação. O Landscape Urbanism é uma teoria de desenho urbano que defende a construção da cidade a partir de paisagens interconectadas e ecologicamente ricas, através da promoção de conceitos de autorregulação, regeneração e resiliência e da utilização da paisagem como modelo para a urbanização. A abordagem do LU para cidades neutras em carbono e melhor resiliência visa demonstrar soluções baseadas na natureza (NBS) e aprimorá-las por meio de seu desenvolvimento e replicação no planeamento da infraestrutura verde nas cidades, nesse caso, da Euroguadiana. O objetivo da investigação centra-se em questionar a relevância da paisagem como um modelo para o desenvolvimento dos processos de urbanização, assumindo o landscape urbanism como abordagem metodológica, através de uma revisão bibliográfica, da investigação por meio de casos de estudo e por fim uma proposta preliminar de infraestrutura verde para a Euroguadiana. As alterações climáticas trazem à tona a necessidade de cidades inteligentes, resilientes, flexíveis e adaptáveis a perturbações eminentes, que promovem não apenas mais serviços ecossistémicos, que consequentemente aumentam a qualidade de vida dos cidadãos, mas também fornecem melhorias consideráveis em termos de economia, saúde pública e sustentabilidade. A abordagem de “Sustentabilidade Regenerativa” melhorará o bem-estar e a resiliência da cidade a longo prazo. A proposta de uma abordagem internacional e multidisciplinar para o caso de estudo vai de encontro ao cenário mundial onde mudanças ocorrem a todo o momento, submetidas a tendências sociais, econômicas e naturais. A necessidade de que as cidades sejam um contínuo de paisagens conectadas e renaturalizadas é claramente visível no contexto contemporâneo e futuro, indo de encontro aos objetivos do desenvolvimento sustentável propostos pela Agenda ONU de 2030.