Browsing by Author "Ferreira, Maria Fernanda Monteiro"
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- Liderança educativa, do desafio ao sucesso: estudo sobre a liderança de uma escola secundária em meio urbanoPublication . Ferreira, Maria Fernanda Monteiro; Quintas, HelenaOs estudos sobre lideranças escolares constituem uma mais-valia para a melhoria das práticas de gestão e de governança escolares e, implicitamente, para a promoção dos resultados dos alunos. Diversos estudos e publicações sugerem a ‘mudança’ dos sistemas educativos, e atestam a inter-relação entre a liderança e o sucesso. É neste contexto que organizações como a OCDE se têm dedicado a esta temática, e que redes de investigação, como o International Successful School Principalship Project” (ISSPP), se dedicam ao estudo da relação entre a liderança e o sucesso, com objectivo de apresentarem contributos que conduzam a um desempenho eficaz das lideranças escolares. Já existe um corpo teórico robusto sobre esta questão, assente em estudos transnacionais, e que defende a premissa de que o sucesso dos alunos não depende, exclusivamente, de fatores externos à escola, realçando o papel da(s) liderança(s) escolar(es) na melhoria e na sustentação do sucesso escolar dos alunos.
- A matemática no 1º Ciclo: um estudo em contexto de supervisãoPublication . Ferreira, Maria Fernanda Monteiro; Simões, Helena RalhaO presente estudo centra-se nas relações interpessoais preconizadas, em contexto educativo, pelos professores e supervisandos e a influência que esta relação pode ter quando se perspectiva o ensino da Matemática. Neste sentido, enfatizam-se as relações estabelecidas pelos próprios professores face a esta disciplina de Matemática, a relação entre os alunos e a disciplina e ainda o trinómio Professor – Aluno – Matemática. Deste modo a iniciação no processo de ensino / aprendizagem da Matemática, a forma como os alunos aprendem e como o professor ensina, são abordados. Esta abordagem é feita em contexto supervisivo, tendo em conta o desenvolvimento psicológico da criança, designadamente ao nível e moral. Procura-se ainda estabelecer alguma relação entre a competência educativa e o sucesso educativo verificado em Matemática. Por se tratar de um estudo que, consideramos ser de tipo exploratório, este enquadra- se num contexto onde o desenho metodológico que melhor se adapta é o qualitativo, dado que esse estudo é por excelência um trabalho empírico circunscrito a um universo restrito pelo que se trata de uma amostra por conveniência e como tal não probabilística. Para a concretização do estudo recorremos à elaboração e / ou adaptação de vários instrumentos para a recolha dos dados a partir dos quais acedemos às representações dos professores, supervisandos e alunos acerca das concepções que têm acerca do processo de ensino e da aprendizagem da Matemática. Pretende-se com este conhecimento compreender o que pensam os intervenientes acerca deste processo e de que modo perspectivam as suas práticas para prevenir o sucesso educativo. Os resultados a que acedemos evidenciam claramente que o processo de ensino / aprendizagem deve assentar nas relações interpessoais que se estabelecem em contexto de sala de aula. A relação intrapessoal entre cada professor e a própria disciplina é também fundamental que seja positiva para que os alunos, para quem o professor é um “modelo”, consigam, de igual modo, estabelecer boas relações com os conteúdos a trabalhar, especificamente com a Matemática. De igual modo se acedeu às concepções que os alunos têm acerca da Matemática e da relação intrapessoal que vão desenvolvendo com a mesma.