Browsing by Issue Date, starting with "2012"
Now showing 1 - 10 of 976
Results Per Page
Sort Options
- A intervenção do educador na integração e acompanhamento das crianças com síndrome de AspergerPublication . Niz, Sofia Isabel Carvalho; Simões, Helena Ralha; Ludovico, Olga Maria; Cavaco, NoraO presente estudo de natureza qualitativa foi realizado no contexto da Prática de Ensino Supervisionada visando evidenciar a importância do papel da Educadora de Infância na integração e no acompanhamento da criança com Síndrome de Asperger. Para tal, foram questionadas as educadoras que lidam com uma criança com Síndrome de Asperger, designadamente a que a acompanha diariamente e aquela ligada às equipas de intervenção precoce, tendo sido inquiridos complementarmente os pais sobre as questões focadas. Pretendeu-se, a partir da análise e interpretação dos dados recolhidos, confrontados com os referenciais conceptuais relevantes, extrair algumas ilações que permitam melhor compreender a problemática em estudo, designadamente em termos da relevância da intervenção educativa em contexto de educação pré-escolar, enquanto elemento facilitador do acompanhamento da criança com Síndrome de Asperger desde uma idade precoce.
- O abandono nos cursos de educação e formação de adultos: tratar-se-á de uma profecia anunciada?Publication . Marrocos, Laura; Quintas, HelenaNeste artigo são apresentados resultados obtidos a partir de entrevistas biográficas realizadas a três adultos que frequentaram, e posteriormente abandonaram, os Cursos de Educação e Formação de Adultos. Os protagonistas deste estudo frequentaram esta modalidade de educação/formação em freguesias distintas do concelho de Loulé, no Algarve, nomeadamente, Boliqueime, Quarteira e São Clemente. Dado que se trata de adultos que experimentaram situações de insucesso escolar ao longo da sua trajetória de escolarização, o objetivo principal do estudo foi perceber se a perceção de insucesso escolar, eventualmente construída ao longo da sua história de vida, condicionou a decisão de continuarem ou de “abandonarem” processos de educação e formação em que se envolveram.
- Avaliação do impacto de uma intervenção vocacional no desenvolvimento de comportamentos exploratórios em alunos do 8º ano de escolaridadePublication . Hilário, Jorge André Mendes; Vieira, Luís SérgioPretende-se, com o presente estudo, avaliar o impacto do programa “Exploração - A chave Universal”, uma intervenção de consulta psicológica vocacional em grupo, breve e estruturada, destinada a facilitar a tomada de decisão de carreira, construção de interesses e tomada de consciência dos níveis de indecisão vocacional de jovens em processo de finalização do ensino básico. De acordo com Almeida e Freire (1997), este estudo pode ajustar-se na categoria de intervenção quasi-experimental, pois verifica-se a existência de duas condições: (i) uma situação para o efeito de controlo (alunos do 8º ano de escolaridade, sem intervenção psicológica vocacional) e um grupo experimental (alunos do 8º ano de escolaridade, selecionados aleatoriamente de uma população, com intervenção psicológica vocacional) e, ainda; (ii) a utilização de medidas de pré e pós-teste, em ambos os grupos. Desta forma, os grupos investigados são avaliados em dois momentos distintos no tempo, antes e após a manipulação da variável independente, ou seja, a referida intervenção psicológica vocacional. A manipulação da condição quasi-experimental acontece após a distribuição aleatória dos participantes pelas duas condições. A amostra é constituída por 136 alunos do 8.º ano de escolaridade, 51.5% dos quais são raparigas (N=70) e 48.5% são rapazes (N=66), com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos de idade (M=13.65; DP=1.043), a frequentar escolas básicas de tutela pública, na região sul de Portugal. Os alunos estão divididos em 7 turmas, Secundária A (N=19), Secundária B (N=24), Cacela C (N=23), Cacela D (N=22), D. José A (N=15), D. José B (N=18), e D. José C (N=15), de 3 diferentes estabelecimentos de ensino (Escola Secundária de Vila Real de Santo António, EB 2,3 I. D. Fernando e EB 2,3 D. José 1), sendo as 4 primeiras turmas das 2 primeiras escolas incluídas no grupo experimental e as 3 turmas finais relativas à Escola D. José 1, o grupo de controlo.
- F-QuadraticPublication . Conceição, Ana C.; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, CristinaF-Quadratic is a F-Tool (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105), that is, a visual, dynamic, and interactive teaching tool that allow to explore in an innovate fashion some of the main concepts within precalculus and differential calculus at the secondary and university levels (available in the CDF format).
- Plano de negócio: projeto Loft Accesshotel****LisboaPublication . Silva, Filipa Maria Duarte da; Flores, Adão; Neto, Ana CristinaO presente trabalho é sobre a análise e avaliação da viabilidade económica e financeira de um projeto de hotel 100% para clientes com mobilidade condicionada. O Hotel irá situar-se na zona de Santa Apolónia, em Lisboa. A ideia do projeto surgiu após efetuar uma análise da oferta hoteleira existente em Lisboa e verificar que as acessibilidades nos hotéis eram vistas pelos gestores hoteleiros como um problema ao invés de uma oportunidade de ouro. Inicialmente, partiu-se da ideia de criar um projeto hoteleiro temático, numa fase posterior, após alguma reflexão e análise, verificou-se que seria mais inovador criar uma start-up com responsabilidade social na indústria hoteleira. Nasce, então, um projeto que tem como premissa a responsabilidade social e ser reconhecido pelas boas práticas, ou seja, hospitalidade inclusiva. O Loft AccessHotel vai procurar posicionar-se de forma a satisfazer tanto o segmento de mercado-alvo como outros segmentos. O produto será mixed-use, apresentando uma oferta de alojamentos quartos adaptados mas que poderão ser utilizados pelos clientes standard, pretende-se um serviço personalizado e inovador. O Hotel, que irá ter como missão democratizar a hotelaria Access for All, terá, pois, um conceito accessible friendly, com o objetivo de satisfazer um nicho de mercado que ainda não foi explorado em Portugal. Este aspeto confere ao projeto uma dimensão de responsabilidade social. Assim, será desenvolvido um levantamento do investimento necessário para a realização do projeto com as características referidas, tal como será feita uma estimativa de receitas e custos, um plano de marketing, e o financiamento necessário para a sua implementação. O Projeto destaca-se por ser pioneiro e ousado em Portugal, contrastando com a oferta hoteleira existente, a qual dispõe apenas do número de quartos e serviços adaptados estipulado pela legislação (Decreto-Lei 228/2009, de 14 de Setembro). (Anexo 1). A ideia e a oportunidade de negócio estão criadas, constatou-se que existe mercado para a viabilidade do projeto apresentado: as suas características inovadoras, criativas e diferenciadas serão, certamente, elementos-chave para o seu sucesso marcando uma vantagem competitiva. O projeto poderá estimular a renovação do parque hoteleiro de Lisboa e, de igual modo, despertar mais interesse por este tipo de segmento. A start-up a criar para a implementação do projecto, irá designar-se por MobiTur, Lda e terá como atividade a hotelaria e o turismo.
- Electroforming process in metal-oxide-polymer resistive switching memoriesPublication . Chen, Q.; Gomes, Henrique L.; Kiazadeh, Asal; Rocha, Paulo R. F.; De Leeuw, Dago M.; Meskers, S. C. J.Electroforming of an Al/Al2O3/polymer/Al esistive switching diode is reported. Electroforming is a dielectric soft-breakdown mechanism leading to hysteretic current–voltage characteristics and non–volatile memory behavior. Electron trapping occurs at early stages of electroforming. Trapping is physically located at the oxide/polymer interface. The detrapping kinetics is faster under reverse bias and for thicker oxides layers. Thermally detrapping experiments give a trap depth of 0.65 eV and a density of 5x1017 /cm2. It is proposed that the trapped electrons induce a dipole layer across the oxide. The associated electric field triggers breakdown and ultimately dictate the overall memory characteristics.
- Discursos sobre a educação das crianças em idade pré-escolar nas revistas de educação familiar (1945-1958)Publication . Vilhena, CarlaOs anos 50 correspondem, em Portugal, ao período em que a escolarização das crianças entre os 7 e os 10 anos se tornou uma realidade (Candeias, 2004). É também nesta década que se assiste a um aumento no número de crianças que frequentam instituições de educação de infância que sobe para mais do triplo (Gomes, 1977). Contudo, apesar deste acréscimo, no ano lectivo 1960/61 a taxa real de escolarização das crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, é de 0,9% (Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, 2009), o que significa que a maioria das crianças era educada em casa, pelas suas mães ou por quem as substituísse. Este período é marcado, no mundo ocidental, por uma valorização da esfera doméstica e do papel das mulheres enquanto mães, pela democratização do modelo familiar assente na divisão sexual dos papéis, facilitado, como afirma Esping-Andersen (2009), pelo pleno emprego masculino e pelo aumento do valor dos salários. Em Portugal, à semelhança do que acontece noutros países, os papéis de esposa e mãe, consideradas funções naturais da mulher, são valorizados no discurso oficial (Pimentel, 2011). Como afirma Oliveira Salazar, a mulher “deve ser acarinhada, amada e respeitada porque a sua função de mãe, de educadora de seus filhos, não é inferior à do homem” (Obra das Mães pela Educação Nacional, 1938, p. 5). Embora as mães sejam consideradas as pessoas mais adequadas para educar as crianças, são também, paradoxalmente, consideradas incapazes de desempenhar eficazmente esta tarefa. A desvalorização da capacidade natural das mulheres para educarem os seus filhos ocorre num contexto em que se assiste a uma preocupação crescente com a falta de educação das crianças, fruto do reconhecimento do seu valor social e da sua vulnerabilidade (Rocha & Ferreira, 2006), assim como da emergência e desenvolvimento de especialidades – como a pediatria ou a psicologia da criança – que elegem a criança como objeto de estudo e de intervenção (A. G. Ferreira, 2000). Com campos de ação e estratégias diferenciadas, mas um objetivo comum, a governação da infância, os diferentes profissionais da infância, vão atuar junto da mãe, ponto de acesso às crianças mais novas, àquelas que ainda não são abrangidas pela escola. Salientado os efeitos nefastos para o desenvolvimento dos métodos tradicionais de educação das crianças, transmitidos através das redes informais de aconselhamento (familiares, vizinhas e amigas), os peritos vão persuadir as mães a substitui-los por um método moderno, baseado no conhecimento científico, designadamente nos saberes médico e psicológico (Apple, 2006; Arnup, 1994; Beatty, Cahan & Grant, 2006; Ferreira, 2000; Grant, 1998; Hardyment, 2008; Hays, 1996; Litt, 2000; Rose, 1999). No que diz respeito à educação das crianças, ou seja, aos aspetos relacionados com o seu desenvolvimento psicológico, é de salientar, a partir da segunda metade do século XX, a crescente intervenção dos peritos psi neste domínio (Apple, 2006; Groenendijk & Bakker, 2002; Hollway, 2006; Hulbert, 2004; Neyrand, 2011; Rose, 1999). Transformada na ciência central de governação das populações (Rose, 1999) os conhecimentos oriundos da psicologia e da psicanálise vão ser difundidos não só pelos peritos psi, mas também por outros profissionais da infância, designadamente pediatras, de que Benjamim Spock, pelo impacto que teve no quotidiano de milhares de crianças, é o mais paradigmático exemplo. Um dos veículos utilizados para a difusão das normas científicas que as mães devem seguir na educação dos seus filhos são as revistas de educação familiar (Apple, 2006; Nóvoa, 1993), fonte utilizada para a realização do trabalho que aqui se apresenta, e cujo principal objetivo é a caracterização e análise dos discursos acerca da educação das crianças em idade pré-escolar, veiculados através deste tipo de periódicos, no período compreendido entre 1945 e 1958.
- F-LinearPublication . Conceição, Ana C.; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, CristinaF-Linear is a F-Tool (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105), that is, a visual, dynamic, and interactive teaching tool that allow to explore in an innovate fashion some of the main concepts within precalculus and differential calculus at the secondary and university levels (available in the CDF format).
- F-CosinePublication . Conceição, Ana C.; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, CristinaF-Cosine is a F-Tool (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105), that is, a visual, dynamic, and interactive teaching tool that allow to explore in an innovate fashion some of the main concepts within precalculus and differential calculus at the secondary and university levels (available in the CDF format).
- F-ExponentialPublication . Conceição, Ana C.; Pereira, José; Silva, Cátia; Simão, CristinaF-Exponential is a F-Tool (see http://hdl.handle.net/10400.1/1105), that is, a visual, dynamic, and interactive teaching tool that allow to explore in an innovate fashion some of the main concepts within precalculus and differential calculus at the secondary and university levels (available in the CDF format).