Browsing by Author "Ferreira, Rita Caeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as criançasPublication . Ferreira, Rita Caeiro; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Ludovico, Olga Maria Teixeira AmaralA infância é uma fase privilegiada de aprendizagem onde é desejável que o educador estimule as crianças para que se sintam motivadas para aprender a aprender. Para isso, é necessário que as crianças estejam confortáveis no seu ambiente educativo e na realização de atividades em grupo, o que só é possível se forem fomentadas relações de amizade entre os colegas/pares. É importante que as crianças se sintam bem consigo próprias para que se possam relacionar bem com os outros e é por isso que acreditamos que a meditação pode ser uma ferramenta útil, uma vez que é uma prática simples e eficaz que promove a saúde, o bem-estar e ajuda no processo de socialização e aceitação do outro. Este estudo advém de uma curiosidade pessoal sobre a prática da meditação e sobre os efeitos que poderá originar nas crianças em idade pré-escolar. Foi desenvolvido com um grupo de crianças de 5 anos, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), no concelho de Olhão, Algarve. O nosso principal objetivo foi verificar de que forma a meditação em grupo influenciava as relações (de amizade) entre as crianças. Neste estudo, de carácter essencialmente qualitativo, aplicámos inicialmente um teste sociométrico para selecionar as 3 crianças sobre as quais recaiu o estudo. Após a implementação de estratégias e de atividades específicas junto do grupo foi aplicado o mesmo teste sociométrico, o que nos permitiu perceber que se verificaram alterações nas relações de amizade entre as crianças. Os dados de que dispomos parecem indicar que as sessões de meditação, complementadas com a pintura de mandalas e o desenvolvimento de um jogo centrado no tema dos afetos, terão contribuído para melhorar as relações de amizade entre as crianças.