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- Regime jurídico do alojamento local: a problemática dos imóveis arrendados de particulares e dos respetivos rendimento não declaradosPublication . Cabrita, João Filipe Matos; Varela, Lurdes; Dias, CarlosNuma época onde o futuro, seja a nível fiscal, económico e social, é colocado em causa por penalizadoras políticas macroeconómicas, temos verificado ao longo das décadas ao crescimento da Evasão Fiscal (EF) em Portugal. Derivado da crescente dinâmica do mercado turístico alternativo aos modelos tradicionais, da emergência de novas visões associadas ao facto deste ter uma enorme componente sazonal, foi publicado, com o objetivo de uma maior regulação, o Regime Jurídico Alojamento Local através do Dec.-Lei n.º 128/2014 de 29 de agosto, a vigorar desde novembro último. Inúmeros estudos foram desenvolvidos com o objetivo de estimar e quantificar a Economia Não Registada (ENR) nos diversos setores de atividades internacionalmente (Schneider, F. & Frey, B., 2000), porém o foco desta dissertação será estimar a partir de uma determinada amostra, os rendimentos não declarados do arrendamento de imóveis por curta duração nas localidades de Loulé, Quarteira e Vilamoura. A hipótese de utilização do modelo MIMIC para o cálculo dos rendimentos não declarados não será considerada pois não existem indicadores suficientes, dado que se trata de um diploma recente e, desta forma, a abordagem direta por inquérito aproxima-se da finalidade que pretendemos. Obviamente que é difícil precisar a dimensão o valor de rendimentos não declarados a nível regional ou nacional, porque as entidades que a provocam mantêm-se não identificadas.
- As redes sociais online na hotelariaPublication . Cantinho, Gonçalo Molarinho Reis; Correia, Marisol B.; Ramos, Célia M. Q.As empresas hoteleiras deparam-se, na atualidade, com um mercado cada vez mais competitivo e com as novas tecnologias da informação e comunicação, nomeadamente, a internet e a Web 2.0. que criaram novas oportunidades para a indústria hoteleira, entre as quais se destacam os sites de redes sociais, que permitem aos clientes estarem cada vez mais informados e mais exigentes. O objetivo da presente dissertação é identificar os fatores que motivam a utilização de redes sociais online na hotelaria, em hotéis de 4 e 5 estrelas do Algarve, os seus benefícios e desafios; relacionar as características dos hotéis e a sua presença nas redes sociais; caracterizar os responsáveis pela presença dos empreendimentos hoteleiros nas redes sociais; analisar o alcance da presença do hotel nas redes sociais, através das métricas utilizadas para o efeito: “Like”, comentários, Google Alerts, entre outras; verificar se as redes sociais apresentam uma oportunidade como plataforma para distribuir informação, fazer reservas e criar relações mais próximas, mais pessoais e de confiança, entre hotéis e clientes e, por último, apresentar sugestões para aumentar o número de fãs nas redes sociais. Os resultados mostram que as empresas comunicam nesses meios maioritariamente para divulgar a marca, destacando-se a comunicação através das redes sociais, com preferência pelo Facebook e TripAdvisor. Também foi possível concluir que os estabelecimentos hoteleiros utilizam as redes sociais online para diversas atividades no seu desempenho, como comunicar com os clientes; estar mais perto de possíveis clientes; criar confiança; conhecer tendências. Os resultados comprovam que as empresas estão pouco preparadas para estarem nos meios sociais digitais, até porque a maioria indica que tem somente uma pessoa destacada para esta área, pelo que não realizam uma análise aprofundada, por falta de conhecimento para utilizar os programas de métricas, reduzidos recursos humanos e falta de orçamento. Assim, os hotéis de 4 e 5 estrelas do Algarve estão presentes nos meios sociais digitais com uma estratégia delineada de comunicação, tendo em conta uma nova geração de turistas, com uma grande interação social através da web, os quais demonstram grande autonomia, capacidade de seleção dos hotéis de melhor qualidade/preço e decisão nas suas escolhas para destino de férias. As unidades hoteleiras devem desenvolver formas de potenciar o aumento da ocupação, através da presença na Web, usufruindo do ambiente proporcionado pela Web 2.0, das capacidades de efetuar reservas online, das potencialidades de pertencer a associações e grupos, do desenvolvimento de mecanismos de fidelização de clientes através do recurso a sistemas adequados, de forma a aparecer e a destacar-se nas redes sociais.
- A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as criançasPublication . Ferreira, Rita Caeiro; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Ludovico, Olga Maria Teixeira AmaralA infância é uma fase privilegiada de aprendizagem onde é desejável que o educador estimule as crianças para que se sintam motivadas para aprender a aprender. Para isso, é necessário que as crianças estejam confortáveis no seu ambiente educativo e na realização de atividades em grupo, o que só é possível se forem fomentadas relações de amizade entre os colegas/pares. É importante que as crianças se sintam bem consigo próprias para que se possam relacionar bem com os outros e é por isso que acreditamos que a meditação pode ser uma ferramenta útil, uma vez que é uma prática simples e eficaz que promove a saúde, o bem-estar e ajuda no processo de socialização e aceitação do outro. Este estudo advém de uma curiosidade pessoal sobre a prática da meditação e sobre os efeitos que poderá originar nas crianças em idade pré-escolar. Foi desenvolvido com um grupo de crianças de 5 anos, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), no concelho de Olhão, Algarve. O nosso principal objetivo foi verificar de que forma a meditação em grupo influenciava as relações (de amizade) entre as crianças. Neste estudo, de carácter essencialmente qualitativo, aplicámos inicialmente um teste sociométrico para selecionar as 3 crianças sobre as quais recaiu o estudo. Após a implementação de estratégias e de atividades específicas junto do grupo foi aplicado o mesmo teste sociométrico, o que nos permitiu perceber que se verificaram alterações nas relações de amizade entre as crianças. Os dados de que dispomos parecem indicar que as sessões de meditação, complementadas com a pintura de mandalas e o desenvolvimento de um jogo centrado no tema dos afetos, terão contribuído para melhorar as relações de amizade entre as crianças.
- Equity research – CTT Correios de Portugal, S.A.Publication . Emídio, Catarina Jerónimo; Cardoso, Fernando Manuel FélixO presente projeto final de Mestrado em Gestão Empresarial tem como objetivo a avaliação de uma das grandes empresas portuguesas da atualidade, os CTT, Correios de Portugal, S.A. Pretende-se obter um preço-alvo para as suas ações. A Equity Research será realizada através de uma análise aprofundada do grupo e da indústria, assim como das suas perspetivas de crescimento. A apreciação foi realizada com base na revisão bibliográfica e nas melhores práticas de avaliação de empresas, de forma a combinar adequadamente a teoria e a prática e obter o valor justo da cotação dos CTT. Foi aplicado o método de avaliação Free Cash Flow to the Firme (FCFF), tendo sido realizada a análise individual aos setores de Correios, Expresso & Encomendas e Serviços Financeiros para posteriormente se obter um valor total da empresa. Com esta avaliação foi possível apurar um Equity Value de €1.472.279.503. As ações dos CTT num cenário base têm um valor unitário de €9,815. Através da análise de sensibilidade realizada concluiu-se que este valor pode oscilar para um mínimo de €7,945 e para um máximo de €11,568. No dia 4/12/2015 a ação fecho o dia a €8,28/ação, o que sugere uma recomendação de compra.
