Browsing by Author "Fukamachi, Katiane Holanda"
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- Educação pelos pares e consumo de álcoolPublication . Fukamachi, Katiane Holanda; Jesus, Saúl Neves de; Nunes, Maria Cristina de Oliveira SalgadoO consumo abusivo de álcool entre estudantes universitários é um problema de saúde pública que exige intervenções preventivas eficazes. Uma das estratégias que tem ganho destaque é a educação entre pares, que utiliza a influência social dos próprios estudantes para promover comportamentos saudáveis. Este estudo investiga a eficácia da abordagem, explorando como a capacitação de educadores pares pode reduzir o consumo de álcool e fortalecer o empoderamento no ambiente universitário. Objetivo geral: O estudo investigou a eficácia de programas de educação entre pares como estratégia de prevenção ao consumo abusivo de álcool entre estudantes universitários. Objetivos específicos: 1) Identificar práticas eficazes de educação entre pares; 2) Identificar as características psicossociais dos educadores entre pares; 3) Analisar o impacto das intervenções na percepção de autoeficácia e no empoderamento dos participantes. Método: A pesquisa foi realizada por meio de três estudos, primeiramente um estudo de revisão sistemática da literatura, seguido de um estudo de implementação de um curso de capacitação com duração de seis semanas, focando no desenvolvimento de habilidades para a prevenção de comportamentos de risco associados ao consumo de álcool, e um último estudo de avaliação da eficácia da intervenção. Os participantes envolveram-se em sessões semanais, recebendo um e-book como material de apoio. Foram aplicadas medidas de avaliação antes e após a intervenção para analisar o conhecimento sobre álcool, nível de consumo e percepção de empoderamento social. Resultados: o estudo inicial destacou a subutilização da educação pelos pares e a falta de uma teoria clara nos programas atuais. A análise psicossocial revelou que a percepção de autoeficácia e empoderamento foi fortalecida, impactando positivamente o comportamento dos participantes e suas capacidades de influenciar seus pares. A intervenção resultou num aumento significativo no conhecimento sobre o consumo de álcool e nas habilidades de identificação de riscos entre os estudantes. Conclusão: O estudo reafirma a importância da educação pelos pares como uma ferramenta eficaz para a prevenção do consumo abusivo de álcool entre universitários. A autoeficácia e o empoderamento social são componentes-chave para o sucesso dessas intervenções, que devem ser apoiadas por uma fundamentação teórica sólida e treinamento contínuo para assegurar sua sustentabilidade e impacto positivo.
